22 de março de 2012

Mas Que Nada: O Aniversário de Jorge Benjor

Um dos mais influentes cantores e compositores da história da MPB faz 70 anos hoje.
Há controvérsias sobre essa idade mas o registro é que teria nascido no bairro de Madureira, Rio de Janeiro, em 22 de março de 1942.
Jorge Ben foi o primeiro a inserir em seus sambas elementos de Rock e Jazz, enriquecendo suas música aos poucos com outros ritmos brasileiros e internacionais. Isso já a partir do seu primeiro disco, "Samba Esquema Novo", de 1963!
Inserimos abaixo um video (que contém fotos da época) com seu primeiro hit, "Mas Que Nada", uma música revolucionária para época.
Happy Birthday, Mr. Jorge Benjor.



Wikipedia: 
"Jorge Duílio Lima Meneses (Rio de Janeiro, 22 de março de 1942), conhecido como Jorge Ben e Jorge Ben Jor é um guitarrista, cantor e compositor popular brasileiro. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles: rock and roll, samba, samba rock (termo que gosta de usar),[4] bossa nova, jazz, maracatu, funk, ska e até mesmo hip hop, com letras que misturam humor e sátira, além de temas esotéricos.
A música de Jorge Ben tem uma importância singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características do rock, soul e funk norte-americanos. Além disso, influência árabes e africanas, oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia.[4]
Influenciou o sambalanço e foi regravado e homenageado por inúmeros expoentes das novas gerações da música brasileira, como Mundo Livre S/A, Racionais MC's e Belô Velloso."

2 comentários:

Lena disse...

Olha só! Foi essa música que o Coldplay cantou no Rock in Rio, não foi? Eu sabia que era brasileira mas não tinha ideia que era Jorge Benjor e de 1963! O cantor do Coldplay é mais um fã da música brasileira. Também o Stevie Wonder cantou Garota de Ipanema.
Parabéns para Jorge Benjor.

São Jorge disse...

FELIZ ANIVERSÁRIO. SALVE JORGE!