21 de março de 2012

Rio+20: Dá para esperar alguma coisa?


Vai acontecer entre os dias 20 e 22 de junho no Rio o que seria o desdobramento da Rio Eco 92, passados 20 anos.
Tenho dúvidas se existem muitas coisas a comemorar passadas duas décadas mas, preservando o otimismo, o importante é que a Rio 92 aconteceu e que vai acontecer a Rio+20.
Os resultados virão a partir de nossa conscientização e cobranças, muitas cobranças. Sem pessimismo. Pelo menos nos esforcemos para isso.
Segue resumo do evento.

"A Conferência Rio+20, que marca os 20 anos da realização da Rio 92, a principal conferência sobre meio ambiente já realizada. A ONU conta com as redes sociais para mobilizar pessoas em prol da Rio+20: “O envolvimento da sociedade civil é essencial para o sucesso da Rio+20”, disse Sha Zukang, Secretário-Geral da Conferência. “Através dos meios de comunicação social, esperamos atingir um número cada vez maior de pessoas para destacar a importância deste evento mundial e a necessidade de agir agora para promover o desenvolvimento sustentável.”

Ao contrário da Rio 92, que foi uma conferência do meio ambiente, a Rio+20 tem como objetivo principal debater o desenvolvimento sustentável. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas para participar da Conferência no Rio, entre mais de 100 presidentes e primeiros-ministros, parlamentares, prefeitos, jornalistas, funcionários da ONU, executivos, líderes de ONGs, acadêmicos e sociedade civil.

Na agenda oficial das negociações, na próxima semana - do dia 19 a 27 de março - os países darão continuidade nas negociações dos pontos e acordos que deverão acontecer na Rio+20. A reunião será em Nova York. Oficialmente, ainda haverá outros encontros: mais um em Nova York, entre os dias 23 de abril e 4 de maio e a rodada final no Rio de Janeiro, nos dias 13 e 15 de junho. A conferência acontecerá entre os dias 20 e 22 de junho.

Fora dos canais oficiais, também começam a surgir alternativas para se engajar no debate. Foi criado um site para promover discussões acerca dos tópicos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Trata-se do Congresso Virtual Internacional Economia Verde e Inclusão Sócioprodutiva: o papel da agricultura familiar. O espaço virtual foi feito pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Núcleo de Estudos e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Os debates do fórum virtual acontecerão entre 9 e 30 de abril e os resultados das discussões serão levados ao evento oficial, em junho. “Convidamos pesquisadores e gestores para participarem do evento e a interagiram com os usuários. É uma oportunidade rara de discutir esses temas com pessoas de renome. Além disso, os resultados do congresso serão consolidados em um informe técnico e uma revista especial que conterão a sistematização dos debates temáticos e as principais contribuições para a Rio +20”, afirmou Carlos Miranda, coordenador executivo do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável e um dos organizadores do congresso.

As inscrições para participar dos debates são gratuitas e abertas ao público em geral. Os temas a serem discutidos são os mesmo da Conferência Rio+20, a saber: Economia Verde; Inclusão Sócioprodutiva; Desenvolvimento Rural Sustentável; Recursos Naturais e Segurança Alimentar; Produção e Consumo Sustentável. Uma boa maneira de antecipar o que será discutido em junho, quando o mundo todo estará de olho nos resultados do mais importante evento ambiental do ano."

Fonte: O Eco

Nenhum comentário: