15 de março de 2012

Fritjof Capra no Rio de Janeiro, seja bem-vindo!

Quando eu conheci o "Tao da Física" lá nos anos 90, uma das obras literárias mais enigmáticas do Capra, eu cheguei a ficar longos períodos em profunda reflexão, somente para tentar preliminarmente digerir os conceitos e as visões, não foi nada fácil e ainda continua não sendo. Com as leituras subsequentes de "O Ponto de Mutação", "Conexões Ocultas", "Teia da Vida" e "Sabedoria Incomum", livros já sugeridos por este blog, foi que comecei a dar conta das dimensões propostas por ele, muito na perspectiva de compreender melhor a nossa realidade coletiva, nesta simbiose permanente que a imersão na biosfera terrestre em evolução representa; como eu disse antes: continua não sendo fácil não!

Não é primeira vez que vem ao Brasil, mas a presença do Capra no Rio, para explanar propostas sobre o futuro do desenvolvimento, é uma grande alegria, ao mesmo tempo que reforça a nossa visão de que o Brasil de fato se tornou o centro de muitas atenções e conquistas. Parece sim que boa parte dos atuais pensadores de vanguarda, também esperam de nós uma performance diferenciada, algo de caminhos mais promissores, mais sintonizados com as realidades eco-bio-sócio-culturais da humanidade! Só há uma coisa: o tempo urge contra todos!


 "No dia 28 de março, o Santander promove o 21° Encontro de Sustentabilidade, que terá como principal atração a presença de Fritjof Capra, físico austríaco e autor de best-sellers que misturam ciência e filosofia. Capra, hoje, se dedica ao Centro de Ecoliteracy, fundado por ele e localizado em Berkeley, na Califórnia. Seu tema principal será o crescimento qualitativo, diferente do crescimento econômico com ênfase em produção crescente.


Capra mostrará exemplos dessas formas de crescimento com ênfase em sustentabilidade. Debaterão com ele, Oscar Motomura, consultor de estratégia e liderança, e Ricardo Voltolini, jornalista e consultor em responsabilidade social e sustentabilidade. O objetivo do encontro é analisar a possibilidade dessa mudança de paradigma e da chance do Brasil ocupar uma posição de liderança no processo que nos levará ao desenvolvimento sustentável.
O evento será realizado às 18h30, no Centro de Convenções Sul América, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Os debates serão transmitidos ao vivo pelo portal do Santander e a audiência, segundo os organizadores, poderá enviar perguntas pela internet. Quem quiser, também pode se inscrever para assistir in loco.

Data: quarta-feira, 28 de março de 2012
Horário: 18h30
Local: Centro de Convenções Sul América
Inscrições: portal Santander


Fritjof Capra é físico e teórico de sistemas, é diretor fundador do Centro de Ecoliteracy em Berkeley, Califórnia. Dr. Capra é parte do corpo docente do Programa de Liderança Beahrs Ambiental da Universidade da Califórnia, Berkeley. Ele também leciona na Schumacher College, um centro internacional de estudos ecológicos na Inglaterra, e frequentemente ministra seminários de gestão para altos executivos. Dr. Capra é autor de cinco best-sellers internacionais, O Tao da Física (1975), O Ponto de Mutação (1982), Sabedoria Incomum (1988), A Teia da Vida (1996) e As Conexões Ocultas (2002). Ele é co-autor de Política Verde (1984), Pertencente ao Universo (1991), e EcoManagement (1993). Seu livro mais recente é A Ciência de Leonardo Da Vinci (2007).

Oscar Motomura ( Moderador) é fundador, principal executivo e facilitador sênior dos programas de atualização de líderes da Amana-Key. Executivo multidisciplinar é especialista em gestão, estratégia e liderança.


Ricardo Voltolini (apresentação Online) é um dos primeiros consultores brasileiros especializados em responsabilidade social empresarial e sustentabilidade nos negócios, áreas nas quais tem trabalhado desde 1997. Ricardo Voltolini é também jornalista e MBA pela FIA. Também dirige a revista Ideia Sustentável.

ECO

Um comentário:

Marcos Oliveira disse...

Que legal, Felipe!
Quem sabe você possa comparecer.
Grande oportunidade.
Abraço.