15 de março de 2012

A vida errou: a morte do jovem belga

Hoje é dia de "Humor de Quinta" aqui no blog (já é quase sexta-feira mas ainda daria tempo).
Eu até selecionei dois videos legais sobre os quais faria uns comentários.
Acontece que mudei de ideia.
Ao invés disso abordo um tema triste.
Algo que ocorre todos os dias mundo afora mas que tem um peso maior quando é perto da gente.
O fato: um jovem belga, 18 anos, participando de programa de intercâmbio na cidade foi atropelado ontem quando estava andando em sua bicicleta.
Treinava para competição estadual de Triathlon, um atleta também adepto do Rugby.
Conhecido de minha filha que estudou com ele no mesmo Colégio Salesiano era um jovem muito querido, alto astral, cheio de amigos.
Muitas lições e reivindicações a fazer a partir deste episódio.
Mas no momento só nos resta lamentar essa injustiça da vida.
Não é certo morrer jovem. A vida errou. 
Mas, estrategicamente, é melhor acreditar nos desígnios Divinos.
Reproduzo a seguir um emocionado texto feito por um professor do jovem Hadrien Thys.
Rest In Peace.




Hadrien Thys - JOVENS TAMBÉM MORREM


Faleceu ontem à noite Hadrien Thys. Jovem, cheio de vida, sonhos e planos...

Poucas coisas são tão tristes como a sensação de uma vida colhida prematuramente, ceifada antes da hora. Pelo menos antes da nossa hora.

Tive o privilégio de conviver com Hadrien poucos meses em sala de aula. Simpático e alegre cativava a todos que dele se aproximava. Sempre sorridente, esta é a imagem que ficará deste jovem na minha retina.

Certa vez perguntei a Hadrien se ele teria coragem de deixar a Bélgica para morar no Brasil. Ele me respondeu: “Apenas por causa das pessoas”.

Morreu longe de casa, longe dos pais, longe da pátria mãe. Morreu tragicamente. Morreu prematuramente. Morreu a morte selvagem. Dizem que existe a morte selvagem e a morte domada. A morte selvagem é aquela que arranca o sujeito da vida e o sujeito vai, contrariado e desesperado. Já a morte domada não consegue levar ninguém na marra, à força. Ela é recebida com boas vindas, com a superioridade de quem pode dizer: “Eu sabia que você estava chegando, já me preparei, e estou pronto para partir”. Não foi o caso dele.

Ao pensar nesta perda, lembro-me da flor “Glória da Manhã”. É uma flor muito bela: Simetria pentagonal, quase circular. Possui uma única pétala, em forma de cálice. Sua cor é um azul claro, quase transparente. Ela se abre logo que o sol nasce. Daí o seu nome “Glória da Manhã”. Esta flor possui uma característica muito singular. Lá pelo meio-dia, quando o calor é intenso, começam a aparecer no azul sinistras estrias roxas. Este é o sinal de que o fim está chegando. A vida desta flor não dura mais do que sete horas! Logo a pétala se enruga, murcha, enrola-se, torna-se toda roxa e morre.Comove-me a tranqüila beleza desta flor logo pela manhã. Ela se abre de uma forma tão bela, parecendo que desconhece que logo irá morrer! Ou será que sabe? Talvez por saber que logo morrerá, ela se abre com uma beleza tão intensa! Sabe que não há tempo a perder! Entende que é inútil lamentar! Só lhe resta ser bela!

Se percebêssemos que somos efêmeros como a Glória da Manha seríamos tão belos quanto ela: “Viveu pouco, mas viveu com intensidade e beleza como a Glória da Manhã”. Talvez estas palavras possam ser aplicadas ao Hadrien, tal a alegria e simpatia que caracterizaram a sua vida.

A vida não vale nada, mas nada vale uma vida. Esta é a minha sensação no dia de hoje.
David Marcos Sores Ferreira

4 comentários:

Maria Inês disse...

Bonita homenagem. Triste história.

Maria das Graças Dias disse...

Vi seu comentário no Facebook segui o link. Me abala muito esse acontecimento pois sou mãe e me coloco no sofrimento desses pais estrangeiros reais e dos locais. Que Deus os apoie e receba esse jovem em sua infinita piedade.

Marcos Oliveira disse...

Para quem não é da cidade, reproduzo matéria do site Ururau (http://www.ururau.com.br/)

Foi com muita emoção que os amigos do ciclista Hadrien Thys, de 18 anos, fizeram um manifesto por mais segurança no trânsito, na noite desta quinta-feira (15/03). O local escolhido foi o mesmo em que o jovem belga morreu na noite desta quarta-feira (14/03) depois de ter sido atropelado por uma motorista, no cruzamento da Avenida Arthur Bernardes com Avenida José Alves de Azevedo.

No mesmo local onde o jovem morreu os amigos escrevem a frase “Até quando? Descanse em Paz querido Hadrien Thys”, também foram colocados cartazes com fotos do estudante e rosas brancas. No alto do poste os amigos penduraram a bicicleta que Hadrien usava na hora do acidente. O uniforme do rugby e de triathlon também estavam próximos as homenagens.

Como forma de homenagem uma salva de palmas seguida de uma soltura de bolas brancas.

O rapaz estava no Brasil há cerca de nove meses participando de um intercâncio, na casa de uma família do Parque Rosário. Ele estudava o terceiro ano do ensino médio em uma escola particular da cidade, durante o atos colegas de escolas também estiveram no local.

Para o pai brasileiro, João Luiz Barcelos, a morte do rapaz traz uma dor enorme para a família que o acolheu com tanto carinho.

“Este é o momento para mostrar a sociedade a vida que se perdeu. É um momento muito triste , estou sentindo a dor de perda de um pai”, disse.

A esposa Terezinha Barcelos que estava abraçada ao marido e a uma filha comentou. “Ele era um filho muito querido, brincava com todo mundo”.

No momento do acidente uma irmã brasileira e o namorado passaram pelo local e esperaram junto a Hadrien pelo socorro dos bombeiros.

Segundo o presidente do Comitê de Intercambistas, Douglas Jay, a família belga deve chegar ao Brasil no próximo sábado.

“O pai está em Nova York, a mãe na Bélgica, uma irmã em Cuba e outra no Chile. Ele voltaria para os país de origem no mês de junho, junto com ele veio para Campos um grupo de cinco intercambistas”, disse.

Para o vice-presidente do Clube Duas Rodas de Ciclismo, Vitor Hugo Parente, acidentes com os atletas são frequentes, mas poderiam ser evitados.

“Em maio de 2010 nós enviamos um ofício a Fundação Municipal de Esportes, para que fossem instaladas sinalização e uma faixa para que os ciclistas pudessem treinar, mas até agora nada foi feito”, explicou.

Na próxima segunda-feira (19/03) às 18:30h os ciclistas de Campos vão realizar uma cicleata pelas ruas da Pelinca. Os ciclistas vão se reunir em frente a Hard Bike.
“Que isso sirva de alerta para os motoristas e ciclistas”, disse o amigo de triatlhon Bruno Do Val, os dois iriam participar de uma etapa do campeonato estadual na capital do Estado neste final de semana.

O acidente aconteceu enquanto o belga treinava para a competição. Na delegacia, a motorista do Classic preto que atropelou o jovem disse que ele atravessou muito rápido, por isso não foi possível frear antes. O carro estava a 50 Km, segundo o Registro feito na 134ª Delegacia Legal.

Para finalizar os amigos deram as mãos e fizeram uma oração para Hadrien.

Anônimo disse...

Trágico mesmo!