4 de setembro de 2012

New Trolls: Concerto Grosso


Um presentinho bem embalado para vocês em uma noite fria de setembro, terça-feira.
O histórico grupo de Rock Progressivo italiano News Trolls em uma apresentação recente (2007 é recente considerando que trata-se de banda da década de 1970) com Orquestra Sinfônica executando sua lendária obra "Concerto Grosso".
Gravado na cidade de Trieste, nordeste italiano, próxima à Veneza e à fronteira com Eslovênia, na costa do Adriático.

3 comentários:

Jefferson disse...

Boa lembrança Marquinho! E que ótima gravação.
Me lembrei do seu jornal Metamúsica em um dos seus pontos fortes quando você fez rápido comentário sobre o local do concerto na Itália. Em suas matérias você gostava de localizar geograficamente, históricamente e culturamente a música naqueles longos artigos especiais sobre bandas de determinados países, lembra? Até hoje guardo o jornal amarelado mais de 12 anos depois pois me servem de referencia. Você já tinha ido naqueles lugares? Se positivo, ótimo. Se não, parabéns pelo trabalho de pesquisa em uma época que não existia a Internet para se fazer pesquisas como tem hoje.
E viva o Rock Progressivo!
Valeu!

Marcos Oliveira disse...

Olá Jefferson!
Obrigado pelos comentários e pela lembrança do nosso Metamúsica.
É verdade que aquelas matérias especiais sobre as bandas de cada país davam trabalho para fazer mas era um prazer pesquisar em livros e revistas em época que a Internet estava começando (e eu nem tinha acesso).
Fiz artigos sobre o Japão, países da Escadinávia (Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia), Espanha, Itália e Alemanha. Sobre a Inglaterra foi o amigo Claudio Fonzi que fez. Os planos (antes do jornal acabar) era fazer sobre a França, Brasil, Argentina, Estados Unidos e Canadá. Infelizmente não chegaram a se tranformar em relidade.
Quanto a ter conhecido esses países a resposta é não. Ao exterior só fui até à Argentina. Mas está nos planos de vida conferir em loco tudo que falei - com base em pesquisas - cada um desses maravilhosos lugares. Espero que nos seus também (caso não tenha ido lá)!
Abraços musicais!

Marcos Oliveira disse...

E já que falei em facilidade da Internet, segue explicação sobre o que é um "Concerto Grosso":

Wikipedia:
"Concerto grosso (plural italiano: "concerti grossi") é o concerto em que um grupo de solistas ("concertino") — geralmente dois violinos e um violoncelo — dialoga com o resto da orquestra ("ripieno"), por vezes fundindo-se com este resultando no "tutti", sendo característico do período barroco.
É uma forma estritamente instrumental, do período barroco. A denominação concerto grosso apareceu pela primeira vez próximo ao ano de 1670, na partitura de uma cantata de Alessandro Stradella.
Praticado, sobretudo, na Itália e na Inglaterra — um pouco nos países germânicos, mas nunca na França —, esse gênero deriva-se da música veneziana a coro duplo e da suíte de danças.
As diferentes partes, concertino, ripieno e tuttti, são sustentadas pelo grupo do baixo contínuo (ordinariamente baixo de viola da gamba e cravo).
Certos compositores utilizaram simplesmente a denominação de concerto, sinfonia ou sonata para a forma do concerto grosso.

O concerto grosso é, freqüentemente, dividido em quatro movimentos, alternativamente lentos e rápidos. Geminiani adicionou a viola ao concertino, para, assim, obter um quarteto de cordas completo. Essa forma musical desapareceu no fim do Barroco, dando lugar a novas formas e gêneros, como as sinfonias pré-clássicas de Stamitz e a sinfonia concertante.

* No começo do século XVIII, o gênero música concertante, naquela oposição entre a orquestra e o solista (virtuose) é um pouco mais resolvido: em primeiro lugar, o concerto de solista, que evoluirá, a seu tempo, para o concerto sinfônico, no fim desse mesmo século.

* No meio do século XVIII, a música de câmera, gênero essencialmente constituído de solistas, interpretando sonatas em duo, trio, quarteto de cordas, quintetos etc.

* No fim do século XVIII, o gênero música sinfônica, tendo como forma principal a sinfonia e sua variante mais efêmera, a sinfonia concertante, tornada ilustre, inclusive por Mozart.

A forma concerto grosso foi reutilizada por vários compositores do século XX.
Ademais, Edward Elgar, em sua Introduction et Allegro, retoma a estrutura clássica do concerto grosso com um quarteto solista (o concertino) conversando com o restante do efetivo (o ripieno). Para demonstrar, enfim, um raro exemplo de concerto grosso no século XX: The Treaty of William Penn with the Indians de Anthony Philip Heinrich."