5 de setembro de 2012

Privataria - O Consenso

Vez por outra é bom que o nosso blog retorne ao assunto "privataria" realizada pelo Gran-Tucanato (com ajuda do DEMo) em oito anos de comando do país.
Sempre existe o risco deles voltarem ao poder para tentar terminar o trabalho sujo que iniciaram...

(...) "A privatização das empresas estatais brasileiras foi decidida, como todos sabemos, em Washington, com a articulação dos economistas neoliberais, no famoso Consenso, que não ouviu os povos, nem examinou criteriosamente os efeitos da globalização exacerbada da economia. Como se recorda, o objetivo, claro e desaforado, da nova ordem que propunham era o de acabar com a democracia política e sua substituição por um governo de gerentes a serviço do sistema financeiro mundial. Nesse sentido, chegou-se a um Acordo Mundial de Investimentos que, simplesmente, colocava o dinheiro sem pátria acima dos estados nacionais. Muitas das cláusulas desse acordo foram cumpridas pelo governo neoliberal de então. E só a reação da França e do Canadá impediu que o tratado espúrio fosse assinado, oficialmente, pelos governos vassalos daquela época, entre eles, o do Brasil.
Hoje, os mais lúcidos economistas do mundo demonstram o erro cometido pelos países que privatizaram suas grandes empresas. Entre eles, dois prêmios Nobel – Joseph Stiglitz e Paul Krugman.
Se a privatização fosse realmente uma vantagem, os Estados Unidos já teriam privatizado a TVA – fundada por Roosevelt, em 1933 – e a Amtrak
."
Mauro Santayana

Leiam o artigo todo em "Telecomunicações: O Tamanho do Buraco" (de 04/09/2012) 
Leiam também o livro "A Privataria Tucana" do jornalista Amaury Ribeiro Jr.

Um comentário:

Luiz Felipe Muniz disse...

Bem lembrado Cardozo!

A história da Privataria ainda será melhor digerida pela sociedade brasileira...muito em breve o STF também terá que tratar do "Mensalão Mineiro" e na mesma medida de tempo e hora surgirá o "Privataria Tucana II", fique atento, veremos ainda muito mais!!