24 de setembro de 2012

No Brasil: Impressionismo - Paris e a Modernidade

O Banho - Alfred Stevens
Há uns 25 anos aproximadamente - sempre apaixonado pelas diversas formas de arte - achei que poderia ser um colecionador de obras de grandes pintores. É claro que logo a realidade me mostrou que eu não tinha "bala na agulha" para isso. Entenda-se dinheiro.
Restaram daquela época alguns belos quadros que enfeitam a sala até hoje. De Paulo Marinho, David da Costa, Amorelli, etc.
Na época foi o Impressionismo que mais me chamava atenção (além das temáticas do Surrealismo). Depois veio o interesse por todos os outros estilos.
Essa pequena introdução ao tema é só para dar uma dica especial do blog.
Termina no início de outubro a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade – Obras-Primas do Museu d’Orsay" que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.
Assim, os paulistanos tem aproximadamente mais 15 dias para aproveitar a oportunidade.
No mesmo mês de outubro a mostra vem para o Rio, também no CCBB.
A exposição traz pela primeira vez ao País uma seleção de 85 obras-primas do acervo do Museu d’Orsay.
Este museu de Paris é provavelmente o que tem o maior acervo de arte impressionista do mundo e não mandou coisa de menor valor para cá.
Além de nomes como Manet, Monet, Renoir, Degas e Lautrec vieram também os chamados "pós-impressionistas'. E do quilate de Vincent van Gogh, Paul Cézanne, Paul Gauguin e Édouard Vuillard, entre outros. Esses representaram a transição para a arte moderna.
"Impressionismo: Paris e a Modernidade" está dividida em sete blocos. Três deles ("Paris é uma Festa", "A Vida Urbana e Seus Atores" e "Paris: A Cidade Moderna") enfocam a metrópole na virada do século 19 para o século 20. Os outros quatro ("Fugir da Cidade", "Convite à Viagem", "Na Bretanha" e "A Vida Silenciosa") tratam da vida calma no campo.
Para quem não pode ir a Paris, uma boa oportunidade de ver um pouco da história e da arte da 'Cidade Luz' aqui mesmo.
No Rio a exposição vai de 22 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013 no Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66, Centro.
De Terça-feira a Domingo, de 9h às 21h.
Mais informações pelo telefone (21) 3808-2020.
Aviso: Entrada franca! 
Ótimo! Mas vai ter fila grande o tempo todo...
Moças ao piano - Renoir


O Tocador de Pífano - Manet
Mulher com guarda-sol (Madame Monet e seu filho) - Monet
Camponesas Bretãs - Gauguin
Bailarinas subindo escada - Degas
O salão de dança - Van Gogh
"A mostra Impressionismo: Paris e a Modernidade, Obras-Primas do Acervo do Museu d’Orsay de Paris, França tem curadoria de Caroline Mathieu, conservadora chefe do Museu d’Orsay, Guy Cogeval, presidente do Museu d’Orsay, e Pablo Jiménez Burillo, diretor geral do Instituto de Cultura da Fundación MAPFRE, e trará ao Brasil um conjunto inédito de obras emblemáticas do Impressionismo, que dará ao público a possibilidade de entender e conhecer melhor um dos mais importantes movimentos artísticos do século XIX. Esta exposição organizada com obras do Museu D’Orsay, conta com a colaboração científica do Museu D’ Orsay e da Fundación MAPFRE."

Nenhum comentário: