11 de setembro de 2012

Ouvindo Música no Trabalho


Vi isso essa matéria em um site e resolvi reproduzir aqui no blog.
A pesquisa foi conduzida pela empresa Sonos, especializada em sonorizar ambientes caseiros e empresariais com tecnologia wireless (sem fio). Aliás ótima tendência ao eliminar fios e amplificadores, centralizando o controle em um único local que pode ser um notebook, por exemplo. Nos ambientes, apenas uma ou duas caixas de som pequenas com controle de volume individual via controle remoto.
Mas trata-se de uma pesquisa superficial. Primeiro porque as respostas são para o mercado americano (não fala em MPB, por exemplo) e deixa de fora ambientes como escritórios administrativos, consultórios e hospitais. Sobre esses últimos tenho uma teoria de que determinadas músicas podem fazer bem aos pacientes, acelerando a resposta aos tratamentos, mesmo em ambientes mais críticos, do tipo UTI e centros cirúrgicos.
De qualquer forma, seguem as dicas. 
 
Que tipo de música você deve escutar no trabalho
Você sabia? Ouvir música no trabalho aumenta a sua produtividade, melhora a concentração e ajuda a passar o tempo mais rápido. Segundo pesquisa, cada profissão tem um estilo de música específico que auxilia na realização das tarefas

Ouvir música no trabalho não é permitido a todos, mas é realmente gratificante. Além de aumentar a produtividade no trabalho, ela também ajuda na concentração. No entanto a escolha da música errada pode sair pela culatra. Por isso é muito importante selecionar as músicas corretas para ouvir no trabalho.

Sabemos que a música tem efeitos diferentes em nosso corpo, tanto psicologicamente como emocionalmente e fisicamente. A verdade é que ouvir música nos dá prazer. Parece muito simples, mas por trás disso existe um processo complexo do trabalho cerebral, envolvendo os sentidos, memória e emoções.

De acordo com a pesquisa do site norte-americano Sonos the Wireless Hi-Fi System, existe um estilo de música diferente para cada tipo de emprego ou tarefa. O estudo analisou os níveis de produtividade de acordo com a profissão e estilo de música que os trabalhadores escutavam durante a execução de suas respectivas tarefas. Se você pode trabalhar ouvindo música, confira quais são os estilos corretos para o seu trabalho:

Se você trabalha com construção, carpintaria ou mecânica:
Ouvir rock clássico, hard rock, heavy metal ou ramos de metal. A música destes estilos irá mantê-lo motivado e com força para terminar o dia. Mas tente fazer isso em um volume alto o suficiente para que o ruído das ferramentas fique opaco. Não escute música clássica, barroca, ou ambiental.

Se você trabalha com atletismo, esportes ou cargos de liderança:
Ouça punk, punk-rock, rap, hip-hop ou rock and roll. Você precisa de músicas para levantar o seu humor e o de seus colegas. Nem pense em trabalhar ouvindo polca ou oldies.

Se você trabalha com o público em loja, bar e comércio em geral:
Trabalhando com pessoas você pode praticamente ouvir o estilo de música que quiser, afinal a ideai é agradar a todos. Você pode ouvir todos os tipos de rock clássico, indie, alternativo. Country, folk, eletrônica, techno, pop, jazz, reggae. O tipo de música vai depender do tipo de cliente. Não é recomendado ouvir punk, metal, rap ou hip-hop.

Se você trabalha com táxi, entrega ou transporte:
O recomendável é ouvir música barroca ou clássica, jazz, pop ou oldies. Recomenda-se também utilizar um volume permitindo escutar o som do ambiente, da cidade e os outros carros. Não é bom escutar estilos como metal, e punk porque eles podem gerar estresse.

Se o seu trabalho envolve criatividade, se você é um artista, escritor ou músico:
Escute música barroca e clássica de qualquer época, em geral, jazz, smooth jazz e música ambiente. A pesquisa sugere que esses estilos musicais ajudam a aumentar a concentração e a capacidade de foco das pessoas.

Fonte: Trabalhando

Nenhum comentário: