25 de dezembro de 2010

Meditações

Em fins dos anos 1990 a Editora Tres lançou uma interessante revista que era um complemento a uma outra, Planeta.
Chamava-se Revista Meditação e a cada edição trazia um CD musical que tinha uma faixa com meditações guiadas pela competente Mirna Grzich.
Agora todas estão disponíveis no You Tube, em um canal exclusivo.
Vale a pena conhecer.


Revista Meditação - Publicada entre 1998 e 2003 pela Editora Três, a Revista Meditação foi criada pela jornalista Mirna Grzich e tratava dos temas sempre eternos e atuais da busca humana. Planeta Meditação, Nova Era Meditação, Revista Meditação - nos cinco anos, a revista cresceu e se transformou, de 34 páginas passou a 100 páginas, cuidando de assuntos ligados à Espiritualidade, entrevistando grandes nomes da Ciência, da Terapia, da Arte, da Ecologia, dando espaço a escritores e mestres dos muitos caminhos da espiritualidade e da religião. Sua edição de 60 mil exemplares se esgotava todo mês, se transformando num caso editorial na midia brasileira.

Como parte da publicação, acompanhava um CD cuja primeira faixa era uma meditação guiada por Miirna Grzich seguida de uma seleta de música world, new age, instrumental, com músicos da melhor qualidade. Agora, no YouTube, todas as 41 meditações no site MirnaGrzich2010.

Contatos: MirnaGrzich2010@gmail.com ou mirnagrzich@uol.com.br Telefone: (11) 8136-5197


Música sempre ajuda...
Ainda mais se for Kitaro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela dica.

Marcos Oliveira disse...

De nada.

Luiz Felipe Muniz disse...

Marquinho, parece incrível mas nos últimos dias eu pensei muito no trabalho da Mirna, revisitei vários CD's e revistas, relí várias matérias, todas fascinantes.

Na ocasião em que foi lançado o primeiro exemplar de Meditação o tema central era (e é) a "Cura"...eu estava no climax de muitas buscas pessoais, inclusive na área das terapias conhecidas como holísticas e o trabalho da Mirna se encaixou como uma perfeita luva.

A partir daquele primeiro contato com o exemplar número 1 eu passei a ficar extremamente ancioso aguardando o próximo e o próximo...consegui quase todos da coleção, perdi alguns porque a procura na época ficou bastante acirrada e quando chegava na banca já estava esgotado, o fato é que o trabalho era magnífico e tinha tudo a ver com o momento de muitos de nós, como eu, naquele final de século e milênio. Aprendi muito, os métodos propostos de meditação e as músicas, até hoje, promovem em mim grande êxtase...

Fica aqui o registro de meu testemunho quanto ao magnífico trabalho da Mirna, e, mais uma vez, o registro da sintonia fina ocasional dos blogueiros deste espaço! Valeu Marquinho!

Marcos Oliveira disse...

Valeu Felipe!
Nem sei porque lembrei dessas meditações agora.
Foi repentino. Aí resolvi fazer um post sobre elas.
Talvez tenha me despertado o fato de alguns conhecidos afirmarem estar passando por momentos de estresse.
Acho que eu mesmo também.
Vi uma reportagem - e cheguei a citar aqui - que este mês de dezembro é o de maior ansiedade no ano.
Enfim, eu também tinha a coleção completa das revistas e CDs "Meditação". Alguns exemplares se perderam ou estão 'bem guardados' em algum lugar. Mas tenho quase todas as meditações que regravei em um CD só com elas.
Foi legal descobrir que estão todas na Internet colocadas em canal dentro do You Tube administrado pela própria Mirna.
Só faltam as interessantes matérias publicadas no período. São coisas para reler sempre.
Muito legal o seu depoimento e muito interessante essa sintonia fina. Sincronicidade.
Abraços.

P.S.: Usei ao final a palavra "sincronicidade" como reforço de "sintonia".
É interessante ver o significado abrangente do termo.

Wikipedia:
"Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado. Desta forma, é necessário que consideremos os eventos sincronísticos não a relacionado com o princípio da causalidade, mas por terem um significado igual ou semelhante. A sincronicidade é também referida por Jung de "coincidência significativa".

O termo foi utilizado pela primeira vez em publicações científicas em 1929, porém Jung demorou ainda mais 21 anos para concluir a obra "Sincronicidade: um princípio de conexões acasuais", onde o expõe e propõe o início da discussão sobre o assunto. Uma de suas últimas obras foi, segundo o próprio, a de elaboração mais demorada devido à complexidade do tema e da impossibilidade de reprodução dos eventos em ambiente controlado.

Em termos simples, sincronicidade é a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa "coincidência significativa", onde esse significado sugere um padrão subjacente.

A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativos. Foi um princípio que Jung sentiu abrangido por seus conceitos de Arquétipo e Inconsciente coletivo.

Acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita de uma compreensão, essa compreensão poderia surgir espontaneamente, sem nenhum raciocínio lógico. A esse tipo de compreensão instantânea Jung dava o nome de "insight"."