28 de dezembro de 2010

Os Melhores Filmes de 2010

E lá vamos nós para outro post com o que de melhor rolou neste ano de 2010.
Desta vez são os filmes.
E de novo - da mesma forma que em literatura - estou com escrúpulos de dar as minha indicações.
Embora cinéfilo de carteirinha (não de meia-entrada) e embora até que tenha conseguido ver muita coisa, na verdade deixei de ver também muitos outros.
Assim, mais uma vez, recorro à Internet para que profissionais mais habilitados possam dar a sua versão de como foi o ano.
Desta vez descobri uma coisa bem legal.
Dois feras que costumam aparecer no programa "Estudio I" da Globo News (Tom Leão e João Paulo Cuenca) dão a sua opinião com trechos dos filmes.
Assim, ao invés de um texto, temos dois videos analíticos que servirão melhor para os leitores se interessar (ou não) pelos filmes citados.
Sobre os comentários, concordei com alguns, discordei de outros mas sobretudo tive a curiosidade despertada para aqueles títulos citados e que eu não vi ainda.




A origem' chama a atenção pela trama e pelos efeitos. Ben Affleck se destaca em 'Atração perigosa'. 'A rede social' ,'Toy Story 3', 'Monstros' e 'Enter the void' completam a relação.



Como melhores filmes, Cuenca também citou 'Os famosos e os Duendes da Morte', 'Um homem sério', 'O escritor fantasma' e 'O profeta'. Já 'A origem' e 'A rede social' decepcionaram o escritor.

3 comentários:

Luísa disse...

Vi que assiti poucos filmes novos.Já anotei os títulos. Fica bem mais fácil com uma lista a busca na locadora. Da lista só conhecia dois: "A Origem" e "O Segredo dos Seus Olhos" (Este por indicação aqui do Blog).Ah, E um que foi citado do ano passado que é realmente muito bom. Não parece filme, parece realidade: "Entre os Muros da Escola" (Esse não achei em locadora. Passou na TV). Para quem se interessa por Educação vale muito a pena. Embora goste mais do estilo de filmes selecionados pelo João Paulo Cuenca, confesso que discordei dele e concordei com o Tom Leão quanto ao "A Origem". É um filme onde realmente os personagens não são tão importantes, à exceçao da esposa do DiCaprio. A atriz é excelente e o personagem idem (embora pequeno o papel, atravessa toda a história num clima de mistério, suspense, bem "noir".) O grande destaque é para a trama e depois os efeitos especiais. Sem a trama, os efeitos não teriam sido nada.Além disso "A Origem" é um filme de ação. Muita ação. A partir de determinado momento do filme quase não existem diálogos, apenas cenas de ação, muitas recorrentes em flashback e depois em continuação onde se faz a imersão em vários níveis de sonho e aí está a grande sacada do filme que com certeza o fez cair no gosto popular: Através das cenas de ação espetaculares, surpreendentes,hiper dinâmicas e dos efeitos é que se faz traduzível para o público o entendimento da trama de um roteiro extremamente inteligente, interessante e até mesmo complexo. Uma linguagem diferente. Ah, quanto ao magnífico "O Segredo dos Seus Olhos" só posso dizer: "-Assistam!" Se vocês ainda não assistiram e são daquelas pessoas que se emocionam quando um filme toca fundo no coração, então assistam.É um filme lindo!É um filme onde primeiro tem uma história de amor linda, e também uma história de amizade linda. Tem drama, tem paixão, tem crime, tem suspense, tem a realidade que está aí e tem sonho além de um final surpreendente que faz a gente pensar muito na própria vida e no que vale a pena.É perfeito. Já assisti a muitos filmes bons, excelentes, mas hoje este está no topo da minha lista. Ele é isso tudo, mas assim ... sem pretensões. E encontrei em locadora. O comentarista disse que tem até em camelódromo! Não é à toa que tem!
Bjs!

Luiz Felipe Muniz disse...

Valeu Luísa, adorei seu comentário. Eu não tenho conseguido muito tempo para os bons filmes, mas acho que agora com o seu manifesto irei atrás da "Origem" e " O Segredo dos Seus Olhos".

Marcos Oliveira disse...

Valeu Luisa!
Acho que esse seu comentário merece ir para a página principal do Blog.
Legal que tenhas visto a "O Segredo dos Seus Olhos" devido ao post que fizemos aqui.

Felipe, pode ver esses dois. Garantia de satisfação.

Abraços!