31 de dezembro de 2010

Adeus 2010, venha você 2011!

Estamos nos últimos minutos deste ano.
Já estou atrasado para o encontro familiar.
Ainda respiro profundamente este espaço magnífico.
Mas eu não poderia deixar seguir o ano velho ao seu fim, sem agradecer a todos vocês.
Este blog conquistou sentidos, aprovou temas, dividiu sofrimentos e paixões, lançou idéias, lutou por causas neste 2010!
Muito de tudo isso se deve a vocês, nossos visitantes fieis e comentaristas atentos.
O Marquinho Cardozo é um guerreiro singular e devemos todos muito a ele pela alegria mágica das músicas, dos artigos, das dicas, da enorme sensibilidade, e muitas outras qualidades que abrilhantaram este espaço digital durante todo este 2010, obrigado meu irmão, meu amigo!
Deixo para cada um de vocês sinceros desejos de prosperidade e sucesso em 2011.
Nós pretendemos dar prosseguimento a esta luta fabulosa pelo conhecimento, pela informação fiel, pela democracia madura deste maravilhoso Brasil e pela arte plena, múltipla, complexa que os humanos de nosso tempo aprenderam a cultivar!
UM FELIZ ANO NOVO A TODOS!
E que o povo brasileiro seja banhado pelas energias mais puras e plenas em nome deste Brasil que desperta veloz diante do Mundo!

2011: Feliz Ano Novo!

Este é o meu último post do ano.
Aqui onde estou não está chovendo (pelo menos até agora).
Independente disso (se a chuva vier) pretendemos manter a tradição: ir até o mar e abrir uma garrafa de champagne (na verdade um ótimo espumante Prosecco italiano, Brut, que comprei relativamente barato pois estava meio esquecido na prateleira do supermercado) ao espocar dos fogos à meia-noite e fazer uma oração.
Desta vez vou brindar a todos vocês e pedir por todos.
E é isso: é só para agradecer a 'audiência', a leitura que mais de 400 pessoas fazem diariamente deste nosso espaço aqui na rede.
Agradecimento especial ao Luiz Felipe Muniz que me convidou para dividir este espaço com ele.
O leitor 'Marquês de Sade' comentou que o destaque do nosso Blog este ano (além das musas) foi termos entrado com força total na campanha pró-Dilma.
Realmente consideramos que humildemente demos a nossa contribuição e é com alegria que vamos assistir amanhã a posse dela.
Na época das eleições foi quando tivemos o nosso recorde de acessos: média de mais de 1500 por dia.
Um Feliz 2011 com saúde e força para enfrentar os desafios.
Paz e alegrias.
Abraços às nossas famílias, aos amigos e a tantas pessoas que dão sempre uma olhada aqui e que nem conhecemos.
Esperamos estar contribuindo com alguma coisa boa para todos vocês.


MYTHOLOGY - tema do Calendário 2011 mais esperado do ano!

Eu já andei dizendo por aqui que fotografia é uma arte apaixonante, com ela viajamos no tempo, com ela construimos novos caminhos, com ela aprendemos o quanto somos finitos; os traços que marcam as faces e os corpos dão os verdadeiros sentidos a tudo que somos ou deixamos de ser. Não há como negar, as fotos desmascaram qualquer de nós, elas possuem um poder mágico de congelar e de revelar parte do mosaico oculto, multifacetado, que habita o infinito das almas...

O Calendário da Pirelli é sempre esperado com furor todos os anos, este ano em particular elegeram um tema desafiador e instigante: Mythology, que nas palavras dos idealizadores busca desmistificar o Mito como algo negativo, pelo contrário, quer provocar novos sentidos, resignificando visões em meio à beleza, à arte, ao mistério desta vida e ao sentido construído por outras civilizações:

"Hoje em dia, a palavra mito é principalmente utilizada em sentido negativo ou duvidoso: o mito do bem-estar, o mito da virilidade, o mito da eficiência… Ao dizer "mito", pensamos logo em "escapismo", em uma imagem construída de propósito ou então ingenuamente celebrada. O mito, contudo, na origem, indica uma verdade. Através do mito, os homens transmitem os contos dos acontecimentos do mundo, modificando-os a cada vez, enriquecendo-os na narração, mas relatando eventos realmente acontecidos ao longo do tempo. As figuras do mito são invenções poéticas para representar a realidade.


No século XX, alguns grandes estudiosos, principalmente Mircea Eliade, revelam-nos que cada civilização assenta nos deuses mitos, da indoeuropeia até ao mundo africano, da Mongólia aos Bosquímanos. Antes destas aquisições fundamentais, até ao século XVIII, os ocidentais consideravam exclusivamente a mitologia grega, a seguir traduzida em novas formas pelos Romanos. A civilização grega tinha deixado monumentos em tal sentido, do Parthenon às esculturas de Fídias, dos poemas de Homero à tragédia de Ésquilo, Sófocles, Eurípides. Os Romanos tinham continuado no mesmo caminho com seus extraordinários poetas elegíacos, Virgílio, Ovídio, Propércio, e os outros grandes poetas da era de Augusto.

Este patrimônio é inegável, mas após uma veia fértil e criativa (a pintura italiana dos séculos XV, XVI e XVII, a grande poesia) a mitologia grega acabou se tornando uma espécie de inventário de divindades e imagens embalsamadas e fósseis, que deviam ser aceitas e replicadas acriticamente ou rejeitadas em bloco. Aproximar-se da mitologia, neste caso a clássica, significa então compreender, através de suas figuras e formas memoráveis, o significado de uma civilização e tudo o que ela soube nos transmitir do ponto de vista universal e atemporal. Pois a essência do mito vai além do tempo e do espaço, ainda que sempre expressada com as formas próprias de uma civilização. É universal e sem tempo."  LEIA MAIS

De presente de fim de ano vai o "Making Off" com tomadas estonteantes!

O Nascimento De Um Ano Novo

Último dia de 2010.

Acharam que passou rápido?

Alegrias, tristezas, preocupações, vitórias, derrotas, evolução...

E a vida continua.

O grande Carlos Drummond de Andrade fala de suas impressões sobre o sentido de um novo ano, que começa daqui a pouco.

E eu repasso para todos vocês, estimados leitores.


O Tempo

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar
e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação
e tudo começa outra vez, com outro número
e outra vontade de acreditar
que daqui para diante tudo vai ser diferente”.


Carlos Drummond de Andrade

Retrospectiva 2010: Musas

Depois de tantos posts mostrando o que de melhor rolou em 2010 (Literatura, Cinema, Twitter, You Tube, Música, Política, etc.) chegou a hora, neste último dia do ano, de apontar as melhores de nossa série "Musa da Semana".

Pelas estatísticas do blogger esses posts estão entre os mais acessados como páginas individuais.

O pessoal tem bom gosto...

Segue apenas uma pequena amostra de nossas rígidas (sic) seleções.


Cacau
Deborah Secco
Fernanda Goeth
Ester Lima
Juju Panicat










Thatiana Pagung
Ana Hickman
Lia Khey



















Ana Carolina Dias

Kelly Brook
Adriana Lima














Cleo Pires

30 de dezembro de 2010

Mensagem de Sabedoria enviada pelo Prof. Eugênio Naegele/IFF

"Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas...

Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil, as pessoas podem acusá-la de egoísta, interesseira...

Seja gentil assim mesmo.

Se você é uma vencedora, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros

Vença assim mesmo.

Se você é honesta e franca as pessoas podem enganá-la

Seja honesta e franca assim mesmo.

O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para a outra.

Construa assim mesmo.

Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja.

Seja feliz assim mesmo.

O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã.

Faça o bem assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante

Dê o melhor de você assim mesmo.

Veja você que, no final das contas, é entre você e Deus... Nunca foi entre você e as outras pessoas!"
Madre Teresa de Calcutá

ECO Fotografias: as melhores de 2010


Apaixonado que sou por fotos e seres...eu digo...uma linda coleção!


"Em 2010, ((o))eco publicou ensaios de fotógrafos que viajaram pelo Brasil, América do Sul e África. Os clique revelam o riqueza da biodiversidade e ecossistemas de nosso planeta. Mostram também graves problemas ambientais ocasionados pelo desmatamento e a ocupação irregular das margens de rios. Nossa retrospectiva das fotos mais marcantes de 2010 traz a mensagem de um ano novo mais verde para todos nós."VEJA AQUI

Vigor de Natal em versão belíssima.

Ao vasculhar preciosas relíquias deparei-me com esta versão primorosa de Natal.

Ainda não chegamos ao Novo Ano, continuamos imersos nesta atmosfera sempre criativa, jovial e alegre do Natal, já o blog...bem, ele aposta sempre um pouco mais, traz de tudo um pouco e continua sua sina de mirar mais no belo amargo, no harmônico desconsertante e no equilíbrio caótico!

Mais do Mesmo: Campos dos Goytacazes notabiliza-se pela fama eterna da corrupção e enganação de toda ordem... deu no Blog do Roberto Moraes

Agora são empresários do setor imobiliário que são denunciados pelo Humberto Moreira Rangel, membro do Conselho Estadual de Cidades, em e-mail enviado ao Blog do Roberto Moraes:

" “INESCRUPULOSOS”

“Alguns empresários do ramo imobiliário estão vendendo gato por lebre, enganando a população campista. Estão anunciando imóveis como sendo pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, e na realidade oferecem algo bem diferente, lesando a boa fé da nossa população.

No programa “Minha Casa, Minha Vida”, o imóvel, em Campos, – casa ou apartamento -, não pode custar mais de R$ 100 mil reais e não há entrada ou parcelas intermediárias. O resto é enganação e na ânsia de vender, praticam agiotagem e são inescrupulosos.
.
Infelizmente, em Campos, ainda não temos nenhum lançamento imobiliário que se enquadre no “Minha Casa, Minha Vida”, pois para a primeira faixa salarial, até três salários, onde estão 85% do nosso déficit habitacional, é necessário uma parceria entre a Prefeitura e a Caixa Econômica, que gerencia o programa. Este é sem dúvida, o maior programa habitacional do mundo e tem empresário querendo tirar proveito do programa e da boa fé do nosso povo."

SAIBA MAIS

O Tempo Passa: "Viver ou Juntar Dinheiro?"

Com mais um ano se encerrando, textos como os que reproduzimos a seguir parecem ter um significado maior.
É que é mais um e menos um.

Mais um ano vencido com seus desafios, alegrias e tristezas.

Mais um ano que se vai. Menos um em nossa contagem regressiva...

O que podemos desejar é: que o ano que vem seja melhor para todos nós.
Que possamos aproveitar os bons momentos e, vale sonhar, que só tenhamos bons momentos.

O texto é do consultor Max Gehringer.
Na verdade uma carta que ele recebeu.


'Recebi uma mensagem muito interessante de um ouvinte da CBN e peço licença para lê-la na íntegra, porque ela nem precisa dos meus comentários. Lá vai:'

"Prezado Max meu nome é Sérgio, tenho 61 anos, e pertenço a uma geração azarada.
Quando eu era jovem as pessoas diziam em escutar os mais velhos, que eram mais sábios agora me dizem que tenho de escutar os jovens porque são mais inteligentes.

Na semana passada eu li numa revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. E eu aprendi muita coisa.
Aprendi por exemplo, que se eu tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, durante os últimos 40 anos, eu teria economizado R$ 30.000,00. Se eu tivesse deixado de comer uma pizza por mês teria economizado R$ 12.000,00 e assim por diante.
Impressionado peguei um papel e comecei a fazer contas, e descobri para minha surpresa que hoje eu poderia estar milionário.
Bastava eu não ter tomado os cafés que eu tomei, não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que eu comprei, e principalmente não ter desperdiçado meu dinheiro, em itens supérfluos e descartáveis.
Ao concluir os cálculos percebi que hoje eu poderia ter quase R$ 500.000,00 na conta bancária. É claro que eu não tenho este dinheiro.
Mas se tivesse sabe o que este dinheiro me permitiria fazer?

Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar com itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que eu quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso acho que me sinto feliz em ser pobre.
Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer, porque hoje com 61 anos não tenho mais o mesmo pique de jovem, nem a mesma saúde, portanto viajar, comer pizzas e cafés não fazem bem na minha idade, e roupas hoje não vão melhorar muito o meu visual!

E recomendo aos jovens e brilhantes executivos, que façam a mesma coisa que eu fiz. Caso contrário eles chegarão aos 61 anos com um monte de dinheiro, mas sem ter vivido a vida".


No mínimo, para pensar...


"Não eduque o seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz.
Assim, ele saberá o valor das coisas, não o seu preço."

Cinema: Ainda os Melhores de 2010

Mais abaixo vocês podem conferir um post que fizemos com dois videos onde os ótimos jornalistas Tom Leão e João Paulo Cuenca comentam sobre os melhores lançamentos de 2010.
Nossa leitora Luísa fez um comentário bem legal sobre o assunto e resolvemos trazer aqui para a página principal.
Agradecemos a ela a participação, que enriquece o nosso espaço.
"Vi que assisti poucos filmes novos. Já anotei os títulos.
Fica bem mais fácil com uma lista a busca na locadora.
Da lista só conhecia dois: "A Origem" e "O Segredo dos Seus Olhos" (Este por indicação aqui do Blog).
Ah, e um que foi citado do ano passado que é realmente muito bom. Não parece filme, parece realidade: "Entre os Muros da Escola" (Esse não achei em locadora. Passou na TV). Para quem se interessa por Educação vale muito a pena.
Embora goste mais do estilo de filmes selecionados pelo João Paulo Cuenca, confesso que discordei dele e concordei com o Tom Leão quanto ao "A Origem". É um filme onde realmente os personagens não são tão importantes, à exceçao da esposa do DiCaprio. A atriz é excelente e o personagem idem (embora pequeno o papel, atravessa toda a história num clima de mistério, suspense, bem "noir".) O grande destaque é para a trama e depois os efeitos especiais. Sem a trama, os efeitos não teriam sido nada. Além disso "A Origem" é um filme de ação. Muita ação. A partir de determinado momento do filme quase não existem diálogos, apenas cenas de ação, muitas recorrentes em flashback e depois em continuação onde se faz a imersão em vários níveis de sonho e aí está a grande sacada do filme que com certeza o fez cair no gosto popular: Através das cenas de ação espetaculares, surpreendentes,hiper dinâmicas e dos efeitos é que se faz traduzível para o público o entendimento da trama de um roteiro extremamente inteligente, interessante e até mesmo complexo. Uma linguagem diferente.
Ah, quanto ao magnífico "O Segredo dos Seus Olhos" só posso dizer: "-Assistam!" Se vocês ainda não assistiram e são daquelas pessoas que se emocionam quando um filme toca fundo no coração, então assistam. É um filme lindo! É um filme onde primeiro tem uma história de amor linda, e também uma história de amizade linda. Tem drama, tem paixão, tem crime, tem suspense, tem a realidade que está aí e tem sonho além de um final surpreendente que faz a gente pensar muito na própria vida e no que vale a pena. É perfeito. Já assisti a muitos filmes bons, excelentes, mas hoje este está no topo da minha lista. Ele é isso tudo, mas assim ... sem pretensões. E encontrei em locadora. O comentarista disse que tem até em camelódromo! Não é à toa que tem!
Bjs! "

P.S.: Nosso post sobre o filme "O Segredo dos Seus Olhos" pode ser visto clicando-se aqui.

29 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - BBC Brasil

Lula agora é oficialmente o primeiro campo supergigante de petróleo do Brasil, anuncia a Petrobras!

A Petrobras, na condição de operadora do Bloco BMS-11, localizado na Bacia de Santos, comunica que efetuou nesta quarta (29/12) junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Declaração de Comercialidade das acumulações de petróleo de boa qualidade e gás nas áreas de Tupi e Iracema. Na proposta, encaminhada ao órgão regulador, as denominações sugeridas para estas acumulações foram Campo de Lula e Campo de Cernambi, respectivamente para Tupi e Iracema.
SAIBA MAIS

As lições de um mestre para o Ano Novo - por Carlos Aveline

Dias atrás o Marcos Cardozo postou aqui sobre o trabalho da magnífica Mirna Grzich na série "Meditação" - acertou em cheio o camarada-. Acreditem, pois naquele dia da postagem eu estava revisitando vários exemplares da Meditação de Mirna, muito por conta dos cuidados com os enfermos que tenho acompanhado... até já andei comentando no post e farei novas investidas falando de Ressonância Mórfica, pois a sincronicidade que vivenciamos e testemunhamos, também pode e deve ser compreendida pelas complexas visões dos Campos Mórficos ou Morfogenéticos.

Mas o destaque que quero agora neste post é para o Carlos Cardoso Aveline, autor de diversos livros - dentre eles "O Poder da Sabedoria" - e um articulista especial que durante vários anos atuou na Revista Planeta. O Carlos Aveline, sempre muito sensível e visionário, dono de uma linguagem fluente e indo direto ao cerne das questões mais pessoais e coletivas, ele me provocava como poucos para uma reflexão sem grandes esforços intelectuais, muito me ajudou na construção de visões sistêmicas e holísticas. Achei agora a pouco um lindo artigo do mestre, algo especial para um período tão especial como este de virada de ano e novos projetos, vale a pena uma leitura:

 




















 

O Que É Isso?

Led Zeppelin, Pink Floyd, Peter Gabriel

Na semana passada fizemos uma série chamada “Semana Musical”.

Das selecionadas faltou postar três músicas que coloco agora.

A primeira é “All My Love” do Led Zeppelin, do disco “In Through the Out Door” de 1978, penúltimo disco da banda.

Na verdade muitos consideram este o último disco de estúdio pois “Coda”, que seria lançado dois anos depois, traz na verdade músicas que estavam gravadas há tempos e que não haviam sido aproveitadas.

O Led Zeppelin acabou devido a morte do baterista Jonh Bonham (depois de 40 doses de vodca) em 1979.

Trata-se de uma belíssima canção que o Robert Plant fez em homenagem ao filho de cinco anos, que havia falecido em 1977.

Em termos de popularidade essa música quase alcançou o mesmo nível de “Starway To Heaven”.

Não encontrei um vídeo com boa qualidade com a banda executando a música, mas este pelo menos tem a letra em inglês.

A segunda é o grande Pink Floyd apresentando “The Great Gig In The Sky” do clássico “Dark Side of The Moon”.

O video é da tour “Pulse” que pela primeira vez mostrou esse álbum na íntegra.

Não sei se já está disponível, mas este é um show que merece ser adquirido em Blu-Ray Disc.

Só esse disco merece um livro (e existe) e um DVD explicando como foi gravado (e existe, da série “Classic Albuns”).

Assim, não vou me alongar porque não dá mesmo para resumir a qualidade de todas as músicas desse álbum indispensável.

Nunca achei que eles conseguiriam reproduzir essa música ao vivo, em um concerto.

Mas conseguiram. Só o Floyd mesmo!

A terceira talvez seja a menos conhecida de nossos leitores.

É “Solsbury Hill” do Peter Gabriel. Quem? Era o vocalista do grupo inglês Genesis, do qual sou fã incondicional.

Quando Peter Gabriel anunciou sua saída em meados da década de 1970, os fãs ficaram com duas dúvidas: A banda conseguiria fazer coisa boa sem ele? Ele faria alguma coisa boa fora do Genesis?

A resposta para as duas perguntas: Sim!

O Genesis lançou sem Gabriel pelo menos mais três Classic Albuns.

E Peter construiu uma carreira solo interessante, pouco a pouco inserindo em suas criações elementos do que viria a ser chamado posteriormente de “World Music”.

Escolhi essa que faz parte do seu primeiro álbum solo, de 1977.

Já o vídeo é mais recente e mostra Peter Gabriel em plena forma, apesar da idade, continuando a fazer as suas performances singulares (desta vez andando de bicicleta em um palco circular) e acompanhado de uma superbanda.

E, para encerrar, um aviso: vou tentar em 2011 colocar mais coisas nacionais aqui no Blog, ok?

Led Zeppelin: All My Love

Pink Floyd: The Great Gig In The Sky

Peter Gabriel: Solsbury Hill

28 de dezembro de 2010

Os Melhores Filmes de 2010

E lá vamos nós para outro post com o que de melhor rolou neste ano de 2010.
Desta vez são os filmes.
E de novo - da mesma forma que em literatura - estou com escrúpulos de dar as minha indicações.
Embora cinéfilo de carteirinha (não de meia-entrada) e embora até que tenha conseguido ver muita coisa, na verdade deixei de ver também muitos outros.
Assim, mais uma vez, recorro à Internet para que profissionais mais habilitados possam dar a sua versão de como foi o ano.
Desta vez descobri uma coisa bem legal.
Dois feras que costumam aparecer no programa "Estudio I" da Globo News (Tom Leão e João Paulo Cuenca) dão a sua opinião com trechos dos filmes.
Assim, ao invés de um texto, temos dois videos analíticos que servirão melhor para os leitores se interessar (ou não) pelos filmes citados.
Sobre os comentários, concordei com alguns, discordei de outros mas sobretudo tive a curiosidade despertada para aqueles títulos citados e que eu não vi ainda.




A origem' chama a atenção pela trama e pelos efeitos. Ben Affleck se destaca em 'Atração perigosa'. 'A rede social' ,'Toy Story 3', 'Monstros' e 'Enter the void' completam a relação.



Como melhores filmes, Cuenca também citou 'Os famosos e os Duendes da Morte', 'Um homem sério', 'O escritor fantasma' e 'O profeta'. Já 'A origem' e 'A rede social' decepcionaram o escritor.

27 de dezembro de 2010

De Lula para Obama, hoje:

“Me parece que os americanos não têm uma visão mais otimista para a América Latina, porque sempre houve uma relação de ‘império’ com os países pobres”, afirmou Lula durante uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto.


“Essa visão precisava mudar. Falei para o Obama: é preciso que vocês mudem o olhar para a América Latina. Nós estamos consolidando o maior processo de democracia existente no planeta.”

SAIBA MAIS

O Rio segundo o Eike ao "The Guardian"

‘Rio será inacreditável em 15 anos’, diz Eike Batista a jornal britânico
Eike Batista é o homem mais rico do Brasil e o oitavo do mundo

O homem mais rico do Brasil, o empresário Eike Batista, tem como um de seus dois principais objetivos transformar o Rio de Janeiro em “um dos lugares mais dinâmicos e ricos do mundo”, segundo afirma em uma entrevista publicada nesta segunda-feira pelo diário britânico The Guardian.


O outro objetivo de Batista é se tornar o homem mais rico do mundo. Atualmente ele ocupa o 8º lugar na lista da revista Forbes.
O jornal observa que a holding EBX, controlada pelo empresário, pretende investir R$ 34 bilhões no Rio nos próximos dois anos, construindo portos, fábricas e procurando petróleo.


“Se eu olhar para o Rio daqui a 10, 15 anos, será inacreditável”, afirmou ele ao jornal. Para ele, a cidade será “uma mistura de Califórnia, Nova York e Houston, combinando praias estonteantes com importância financeira e arquitetura ultramoderna”.


O jornal relata o projeto de Batista para a construção da “Cidade X”, uma “cidade digital supermoderna para cerca de 250 mil pessoas”, erguida a partir do nada a cerca de 240 quilômetros do Rio de Janeiro.
Para a capital, os projetos de Batista incluem a limpeza da lagoa Rodrigo de Freitas, o estabelecimento de um cruzeiro de luxo para turistas, a recuperação da marina da cidade e a restauração do Hotel Glória.

VEJA MAIS

Friends Will Be Friends

Olhem só que mensagem legal.

Recebi de uma amigo, em resposta a uma mensagem de Natal que eu havia enviado.

Não vou citar o nome dele porque não pedi permissão para isso.

Amigos assim são sempre fonte de inspiração para nossa vida.

Uma pena que quase não tenha estado com ele em 2010.

Aliás, não só com ele, mas com muitos outros amigos.

Mas... como ele cita ao final, vamos trabalhar para que em 2011 isso se reverta.

Precisamos desta troca de energias positivas que os grandes amigos se proporcionam.

"Este ano não pude fazer como os outros, o de tentar transformar em uma linguagem não-verbal, uma mensagem para nossos companheiros.

Ideias vieram à minha mente, mas não foi possível. Muitos fatores se transformaram em obstáculos. Mas, em nenhum momento, deixei de pensar e de orar por vocês.

Bem, como você sabe, sou um humanista. Apesar de tudo o que vivi e vejo, ainda tenho esperança que, em algum momento, o homem encontre sua essência Divina.

Encontre a pureza, a bondade, a caridade, a paciência e tolerância, a honestidade, a ética, e, talvez, o que mais precisamos em nossos dias, um amor extremo pelos outros e a humildade.

Que pena estarmos tão próximos de um sentimento tão impuro e grotesco, mas que ainda impera em nós - o orgulho.

No entanto, Deus na sua infinita sabedoria e misericórdia, bem como em sua paciência, de igual monta, acredita em nós. Sabe que chegaremos lá.

Desde o princípio, fomos em busca de nossas primeiras necessidades. Depois, numa espiral sem-fim, partimos para satisfazer outras e mais outras, e muito mais outras.

Chegamos até o patamar evolutivo (material) que nos cerca.

Esperemos que possamos alcançar o nível de evolução a que nós pertencemos - nossa evolução moral.

Roguemos forças a Deus, nosso Pai, para prosseguirmos em busca da essência da semente Divina que nos foi plantada.

Daquela que nos deixará mais cristãos, mais amorosos, mais amigos, mais sinceros ... enfim, mais pertos de Deus.

Abraços fraternos e um Feliz Ano Novo, com a esperança de um 2011 mais justo.

E, quem sabe, no próximo ano possamos nos encontrar mais!"

Devaneios

A emissora Band News FM tem uma programação interessante. Bem melhor que a TV por assinatura. Em minha opinião, é claro.

Infelizmente não pega em todos os recantos do país. Aqui no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a Band News Fluminense tem um bom sinal até a Região dos Lagos. A partir de Macaé o sinal fica fraco.

Mas dá para ouvir pela Internet.

Duas vezes por dia há uma intervenção do ator Juca de Oliveira, lendo textos em prosa ou poesia de diversos autores.

Chama-se “Devaneios”. Acho que já comentei sobre esse programa aqui, mas faz algum tempo.

Selecionei dois poemas legais, de Mario Quintana e Adélia Prado.

Dois ícones da prosa & verso no Brasil.

26 de dezembro de 2010

Roberto Carlos

Quem não gosta de Roberto Carlos pode ter mais de mil motivos para isso.
Eu gosto dele e só tenho algumas centenas de motivos: suas canções inesquecíveis, que teimam em acompanhar a vida de muita gente, por mais que o tempo passe.
Bela comemoração natalina esse inesquecível show na maravilhosa praia de Copacabana.

25 de dezembro de 2010

Meditações

Em fins dos anos 1990 a Editora Tres lançou uma interessante revista que era um complemento a uma outra, Planeta.
Chamava-se Revista Meditação e a cada edição trazia um CD musical que tinha uma faixa com meditações guiadas pela competente Mirna Grzich.
Agora todas estão disponíveis no You Tube, em um canal exclusivo.
Vale a pena conhecer.


Revista Meditação - Publicada entre 1998 e 2003 pela Editora Três, a Revista Meditação foi criada pela jornalista Mirna Grzich e tratava dos temas sempre eternos e atuais da busca humana. Planeta Meditação, Nova Era Meditação, Revista Meditação - nos cinco anos, a revista cresceu e se transformou, de 34 páginas passou a 100 páginas, cuidando de assuntos ligados à Espiritualidade, entrevistando grandes nomes da Ciência, da Terapia, da Arte, da Ecologia, dando espaço a escritores e mestres dos muitos caminhos da espiritualidade e da religião. Sua edição de 60 mil exemplares se esgotava todo mês, se transformando num caso editorial na midia brasileira.

Como parte da publicação, acompanhava um CD cuja primeira faixa era uma meditação guiada por Miirna Grzich seguida de uma seleta de música world, new age, instrumental, com músicos da melhor qualidade. Agora, no YouTube, todas as 41 meditações no site MirnaGrzich2010.

Contatos: MirnaGrzich2010@gmail.com ou mirnagrzich@uol.com.br Telefone: (11) 8136-5197


Música sempre ajuda...
Ainda mais se for Kitaro.

Semana Musical (6): Triumvirat

Até que enfim uma capa mais tradicional ("À La Carte").

Lembra a entrada de um restaurante ou mansão em uma festa de reveillon.

Outro grupo alemão.

Só que este é de Rock Progressivo.

É de 1979 e foi uma dos últimos suspiros "progressistas" da banda, que depois gravou um disco pop e acabou.

Vale a pena conhecer os discos anteriores deste fantástico grupo liderado pelo tecladista Jürgen Fritz.

Essa "For You" foi o maior (e talvez único) sucesso radiofônico mundial do grupo.

Belíssima canção romântica.

Semana Musical (5): Nazareth

Foi coincidência nesta data me lembrar desta música feita por uma banda que tem o nome de Nazareth.

Outra capa de disco assustadora em uma banda que sempre foi bem comportada.

Esse grupo escocês, embora bem diferente do Scorpions, guarda algumas semelhanças com a banda alemã, sobretudo na opção por sempre incluir baladas românticas em seu repertório, mas sem perder o rumo de criar uma música com energia, sem perder a melodia.

"Love Hurts" é um clássico de todos os tempos.

Semana Musical (4): Scorpions

A capa do disco que contem essa música é assustadora.

Mas o grupo alemão Scorpions nunca foi assustador.

Ao contrário, sempre fez um Hard-Rock mais melódico, com boas letras e ótimas baladas.

Vi um comercial do Rock In Rio e me lembrei deles porque assisti a banda em pleno auge na primeira edição do festival, em 1985. Inesquecível.

Esta canção é uma das dezenas dentre as excelentes criações deles.


The Book Is On The Table: Top Ten 2010

Esperamos que tenham tido (e estejam tendo) um ótimo Natal.
Enquanto escrevo essas linhas, ouço o novo e ótimo CD do Santana que o Luiz Felipe me presenteou ontem. 'Thanks', friend!
E estou de olho em outro presente: uma caixa "Cacau Bar": bombons recheados com Whisky, Licor de Marula, Licor de Amêndoas, Rum e Conhaque. E para dar água na boca de vocês. Rs.
Torcendo para que o espírito cristão do Natal esteja presente em vosso lar e torcendo pelo forte vice-presidente José de Alencar e tantos outros com problemas de saúde, sigamos em frente.
O post é sobre livros.
Não fui um bom leitor neste ano de 2010.
Dos que li busquei na estante aqueles que estavam a mais tempo lá aguardando.
Ou seja, comprei poucos lançamentos.
Assim, jamais poderia se quer pensar em fazer uma lista "Top Ten" literária de 2010 aqui no blog.
Mas como já falamos dos melhores videos, discos, etc., achei que livros não deveriam ficar de fora de algum post a respeito.
O jeito foi procurar na Internet.
Achei uma lista preparada por dois críticos literários do portal UOL: Daniel Benevides e Marta Barbosa.
Como era de se esperar, dos dez comentados não li nenhum.
Mas a lista fica guardada aqui nos arquivos do Blog para futuras compras.
Os detalhes mais extensos e capas de todos os livros estão neste endereço: Lançamentos Literários de 2010.
Logo abaixo copiei e colei apenas um trecho de cada resenha.

"O mestre e Margarida", de Mikhail Bulgákov
Esse é um clássico (ed. Alfaguara, 456 pgs., R$ 59,90) que ficou soterrado por décadas sob a proibição stalinista e voltou à tona nos anos 60, revelando o grande talento satírico de Bulgákov. O diabo visita Moscou e espalha, em doses iguais, confusão e alumbramento por onde passa, escoltado por um sinistro gato em trajes e postura humanos. Inspirou a música "Simpathy for the Devil" dos Rolling Stones.

Uma Fome”, de Leandro Sarmatz
Se é verdade que todo grande escritor começa pelos contos, pode-se esperar muito do gaúcho Leandro Sarmatz. “Uma Fome” (Record, 128 pgs., R$ 29,90), seu livro de estreia, traz narrativas tão engraçadas quanto inquietantes, algo entre Kafka e Woody Allen.

"2666", de Roberto Bolaño
Grande livro do ano (ed. Companhia das Letras, 856 pgs., R$ 56), tanto pela qualidade literária como pelo número de páginas, “2666” representa o ápice da obra do cultuado Roberto Bolaño, autor também de “Detetives Selvagens” e “Putas Assassinas”. Dividido em cinco “livros”, é centrado em Ciudad Juarez, no México, onde mulheres são assassinadas como moscas, sem que as autoridades consigam esboçar nenhuma reação.

Deixe o Mundo Girar”, de Colum McCann
Outro grande livro (ed. Record), também polifônico, tecido com inteligência e emoção, com várias histórias se entrecruzando. Vencedor do National Book Award, principal prêmio literário nos EUA, o romance do irlandês Colum McCann, convidado da Flip nesse ano, parte da famosa travessia de um equilibrista entre as torres gêmeas para traçar um painel da Manhattan pós-11 de setembro.

O Problema dos Desconhecidos: Um Estudo da Ética”, de Terry Eagleton
Livro raro e iluminador (Ed. Civilização Brasileira, 462 pgs., R$ 54,90), o estudo original de Eagleton, também presente na Flip no meio do ano, é uma verdadeira aula de filosofia do ponto de vista das idéias da esquerda histórica, voltadas para o bem comum. Baseado nos três registros elaborados por Lacan – Imaginário, Simbólico e Real -, Eagleton expõe e explica o pensamento de nomes como Espinosa, Kant, Schopenhauer, Freud e Badiou, entre outros, e propõe uma leitura radicalmente humanista do mundo atual.

Caim”, de José Saramago
Este livro foi lançado no final de 2009, e foi uma das primeiras resenhas do ano publicadas no UOL. A morte do autor, em junho, apenas aumentou a expectativa em torno deste que pode facilmente figurar entre os melhores livros de Saramago. Enquanto em "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", o escritor deu sua interpretação do Novo Testamento, em “Caim” é o Antigo Testamento a base do enredo. A história começa com a expulsão de Adão e Eva do paraíso. E desde as primeiras páginas está claro que o Deus de Saramago não é nenhum velhinho benevolente a passar a mão carinhosa na cabeça de seus filhos.

Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk”, de Nikolai Leskov
Obra de Leskov (1831 – 1895) é um livro envolvente, que dificilmente será esquecido na cabeceira depois que ao menos uma de suas páginas for lida. O grande mérito do autor neste caso é encaminhar o leitor num processo de desequilíbrio e possessão que culmina com a transformação de uma mulher comum numa assassina cruel. Lady Macbeth, ou Catierina, é mulher de um comerciante e leva uma vida entediante ao lado do marido e do sogro numa casa tão enfadonha que, nas palavras do narrador, “é até uma alegria a gente se matar”.

Lugar”, Reni Adriano
Uma das grandes surpresas da literatura brasileira em 2010, “Lugar”, do estreante Reni Adriano (editora Tinta Negra) pode nunca chegar a ser um sucesso de venda, mas sem dúvida é um livro que precisa ser lido. Chama atenção o primoroso trabalho de investigação narrativa deste que foi o vencedor da categoria "Ficção" do Prêmio Minas Gerais de Literatura, em 2009. É um romance que flerta com a poesia, com uma escrita sem sobras, sem rodeios. Uma narrativa tomada de significado, com trechos que convidam à leitura em voz alta, no melhor estilo Guimarães Rosa.

Invisível”, Paul Auster
Em “Invisível” (Ed. Cia das Letras, 280 páginas, R$ 47,50), Paul Auster parece ter alcançado o ápice no que diz respeito a um texto marcado pela multiplicidade – traço de sua obra, aliás. As histórias neste livro não apenas se cruzam, mas se derivam e se multiplicam, formando uma instigante teia narrativa. Há quem aponte “Invisível” como o melhor do autor nos últimos tempos. Tanto entusiasmo não é de se estranhar. O enredo tem como figura central o jovem Adam Walker, estudante e aspirante a poeta na Nova York dos anos 60.

Solar”, Ian McEwan
Um dos grandes nomes da literatura britânica desses dias, Ian McEwan supera as expectativas, mais uma vez, com “Solar” (ed. Companhia das Letras, 344 páginas, R$ 48). Um livro marcado pela impressionante construção do personagem. Michael Beard, o protagonista, é um homem “de funções mentais limitadas, desprovido de impulsos hedônicos, monotemático, ferido” e, ainda assim, vencedor do Prêmio Nobel.

24 de dezembro de 2010

Natal Digital (Re-Post)

Os tempos mudam mas os sentimentos continuam os mesmos...






Feliz Natal!

Clique aqui para mais Glitters Gifs Animados

Que mensagem trazer a mais neste dia e nesta noite?
Talvez pensar um pouco mais no aniversariante desta data.
Paz & Saúde para vocês, caríssimos leitores do Blog e para todos os seus familiares e amigos.
Um mundo melhor para todos nós.
FELIZ NATAL!
São os votos de Luiz Felipe Muniz & Marcos Oliveira e respectivas famílias para todos vocês.


RecadosAnimados.com


Natal

A Emoção de Lula

Depois de 8 anos, nós que trabalhamos desde o início de década de 90 para a eleição do Lula, acreditando que seria o melhor para todos os brasileiros, podemos agora dizer que com certeza estávamos certos.
Com cerca de 30 milhões de brasileiros tirados da linha da miséria e com uma geração de empregos nunca antes conseguida na história deste país, é com alegria que nos emocionamos com ele.




Ainda bem que a Regina Duarte não estava certa, né?
Nós tínhamos a certeza disso.



23 de dezembro de 2010

Show de Luzes & Música



One of the best christmas lightshows ever seen in a residential suburb in the world 2010.
every house in the street in programmed to play to the music.
if you want to view this amazing show go to:
Holiday Road • Spring Lake Michigan

Cartão de Natal

Enviei hoje uma mensagem de Natal para diversos amigos e amigas (via e-mail).
Pelo menos uma das respostas divido com vocês.
É do Cláudio Dantas.
Para mim ele está em duas listas dos "Melhores do Brasil": como pintor e como baterista (atua no grupo de Rock Progressivo Quaterna Requiem).
Eram dele as capas do Jornal Metamúsica que eu editei por cinco anos.
Pois aqui está sua resposta. Um "cartão" pintado por ele mesmo.
Na verdade uma reprodução digital de uma de suas maravilhosas criações.


Natal: Panetone, Sorvete, Frutas e Chocolate ("Bomba" de Sorvete Vitoriana)

Dica culinária do blog.
Taí uma receita do chef Jamie Oliver para uma sobremesa do almoço do dia 25.
Ou até para a noite do Natal.
Mas, como aproveita o Panetone que sobrou, é uma boa idéia também para o Ano Novo.
Simples, mas sofisticada, clássica européia, mas tropical, uma boa opção para esta época.
Detalhe: tanto as frutas cristalizadas, a geléia e o sabor do sorvete, podem ser substituídos.
O vinho citado pode ser substitído também por Vinho do Porto branco ou até um suave nacional.



Jamie Oliver reaproveita o panetone em uma receita com sorvete e frutas cristalizadas, perfeita para o verão.

22 de dezembro de 2010

Outras tomadas do amigo: Damp

Eu bem sabia que elas, as meninas, tinham guardado as fotos do cão especial. Aqui para os arquivos do blog: