







Sustentabilidade Planetária, Politica, Educação, Musica, Cultura, Arte e Etica.
Space Monkey from Leo Burnett on Vimeo.
"O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, alertou hoje, durante o 24º aniversário do pior acidente atômico da história mundial, que o reator nuclear de Chernobyl permanece uma séria ameaça à Europa. A explosão do reator de Chernobyl, em 1986, enviou uma nuvem de radiação sobre grande parte da Europa e sérios problemas de saúde persistem nas pessoas da região mais afetada pela radiação. Yanukovich disse que cerca de 2 milhões de pessoas ao redor do país têm doenças provocadas pela radiação, e as organizações não governamentais estimam que o desastre provocou mais de 700 mil mortes prematuras.
O reator explodido foi envolvido por uma concha de concreto que está se deteriorando, e as obras para substituí-lo, financiadas pela comunidade internacional, ainda não começaram. Yanukovich disse, em cerimônia que lembrou nesta segunda-feira o desastre, que o reator permanece uma ameaça "não apenas para a Ucrânia, mas também para a Bielo-Rússia, Rússia e Europa".
A radiação deixou algumas regiões de Ucrânia e da Bielo-Rússia inabitáveis. O presidente colocou coroas de flores no monumento em homenagem às vítimas da explosão em Chernobyl e visitou uma planta que reprocessa combustível nuclear usado. Yanukovich se comprometeu a dar melhor assistência médica às vítimas de Chernobyl e às pessoas que ainda têm doenças provocadas pelo desastre, dizendo que a questão é de "honra e consciência"."
Mirror Lake from Julien Botella on Vimeo.
"De fato, estaríamos em vésperas de uma nova Era Glacial, já que em média o planeta experimenta 10.000 anos de era quente a cada 90.000 anos de Era de Gelo. Devido à ação humana (principalmente através de atividades industriais e do desmatamento florestal), o planeta tem experimentado no último século um período de aquecimento cada vez mais acelerado, quando, a esta altura, já deveria estar iniciando sua fase de esfriamento para entrar em uma nova era do gelo. Se por um lado esse aquecimento global evitaria uma nova glaciação e seus característicos contratempos; por outro está provocando grandes desastres ecológicos como furacões e tornados, secas e queda na diversidade biológica. Além disso, o efeito doaquecimento global não representa um aumento de temperatura em todo o globo, mas sim na temperatura global média. Estudos de previsões dos efeitos desse aquecimento mostram que o derretimento das calotas polares por ele provocado, podem afetar as correntes marítimas, provocando longos períodos de forte glaciação no hemisfério norte, principalmente na América do Norte e Europa enquanto o hemisfério sul sofreria um forte aquecimento.
O impacto da atual civilização sobre o planeta é bem menor que o impacto de um meteoro, como aquele que supostamente provocou a extinção dos grandes répteis."