16 de abril de 2010

Política, Sociologia e Humor

Discurso político/militar/revolucionário, verbal e gestual, provavelmente em Moçambique. Desculpem, é sério, mas eu ri muito!


3 comentários:

Frelimo disse...

Rarararararara...
Será que eles não fizeram isso de sacanagem?
A linguagem gestual obviamente não é a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Eu acho que o garoto estava inventando ou pode ser que essa seja linguagem criada lá mesmo. O mais engraçado é o teatro para os "surumáticos" (só pode ser consumidores de drogas), além dos sinais referentes às prostitutas.
Muito bom esse video, não só pro ser muito cômico, mas também por mostrar um pouco das características peculiares de um país bem diferente, e parece que no caso estava em processo de revolução militar ou guerra civil.
Não consigo parar de rir...
Mas o que é Frelimo?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Que bom que Deus em Sua Misericórdia usa de todas as linguagens para trazer liberdade ao povo. Viva a Vida e os frutos da Árvore da Vida.
Parabéns, Luiz Felipe.
Excelente postagem e numa hora bem oportuna.

Verdade. Integridade. Humildade.

Marcos Oliveira disse...

Para esclarecer melhor o video.

Frelimo: Frente de Libertação de Moçambique.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"FRELIMO é o acrônimo da Frente de Libertação de Moçambique, uma força política oficialmente fundada em 25 de Junho de 1962, com o objetivo de lutar pela independência de Moçambique do domínio colonial português.
A FRELIMO foi formada pela união de três movimentos já existentes:
UDENAMO - União Democrática Nacional de Moçambique;
MANU - Mozambique African National Union (à maneira da KANU do Quénia); e
UNAMI - União Nacional Africana para Moçambique Independente.
Estes três tinham sede em países diferentes e as suas bases social e étnica eram também diferentes mas, em 1962, uniram-se, sob os auspícios de Julius Nyerere, primeiro presidente da Tanzânia.
O primeiro presidente da FRELIMO foi o Dr. Eduardo Chivambo Mondlane, um antropólogo que trabalhava na ONU.
[editar]A FRELIMO depois da independência de Moçambique

Sendo o único movimento reconhecido internacionalmente que tinha lutado pela independência de Moçambique e negociado a sua independência de Portugal através dos Acordos de Lusaka (7 de Setembro de 1974), a FRELIMO foi a força política que assumiu o poder, de forma constitucional.
Em 1978, durante o seu IV Congresso, o movimento decidiu transformar-se em partido político, de cunho marxista-leninista e continuou a dirigir o país como partido único até 1994. Entretanto, em 1990, a Assembleia Popular aprovou uma nova constituição que mudou o sistema político, aceitando a formação de outros partidos. Com o fim da guerra de desestabilização de Moçambique, em 1992, realizaram-se as primeiras eleições multipartidárias em 1994 e o Partido Frelimo foi considerado vencedor. A Frelimo voltou a ganhar as eleições seguintes, em 1999 e em 2004, continuando a assegurar a Presidência e o governo."