3 de abril de 2010

Passion

Acho que estou mesmo ficando velho. Afinal não são considerados velhos os que ficam a qualquer situação repetindo "no meu tempo era diferente..."?
Ontem foi o que chamávamos "sexta-feira santa". Bem, foi feriado. No meu tempo era diferente. Não percebi muita movimentação em torno da Paixão de Cristo, a não ser os ritos da Igreja Católica (acusações de pedofilia à parte).
Vi churrascos, cerveja, espetáculos musicais, etc. Antigamente havia uma postura "respeitosa". No tempo dos nossos pais era ainda mais crítico.
Não comi carne, nem peixe, que odeio. Aliás que tradição é essa, uma vez que peixe é carne também? Ou era... Sei que tem uma explicação, mas não me lembro qual. Como sempre, deve ter surgido na Idade Média.
Comi massa. Mas não sei se isso é importante. Eu não vou ficar aqui julgando se isso é bom ou ruim, certo ou errado, se piorou ou melhorou. Registro apenas que percebi a diferença.
Mas o que me motivou a colocar esse post neste sábado de aleluia à noite (já fiz um churrasco hoje durante o dia, para descontar a massa de ontem), foi que me lembrei de um filme bem polêmico do grande Martin Scorcese.
Lançado em 1988, "A Última Tentação de Cristo" (atenção: não confundam esse filme com um mais recente do Mel Gibson, que é bem sangrento), baseado em um livro do escritor Nikos Kazantzakis, tenta mostrar uma possível face humana de Jesus: "propõe uma releitura dos acontecimentos da vida de Jesus Cristo, enfatizando a sua natureza dividida e o seu conflito interior entre o messias predestinado por Deus ao sacrifício na cruz e o homem comum e prático que ambiciona constituir família e desfrutar de uma vida serena e tranquila no mais absoluto anonimato".
É claro que na época o filme foi considerado herético pela Igreja Católica e banido em diversos países. Mas não é um filme que "detona" Jesus, pelo contrário, considera seus sofrimentos emocionais e não apenas físicos.
Nesse filme a trilha-sonora tem um papel fundamental e a fusão imagens e música é uma das melhores já feitas.
Quem realizou foi o ex-vocalista do Genesis, Peter Gabriel, que eu considero um gênio musical. Foi ele, após a saída do grupo progressivo, um dos primeiros a incorporar em sua música elementos rítmicos e melódicos de diversas partes do mundo, principalmente África e Oriente. Foi um dos precursores do que viria a ser chamado de World Music.
Essa trilha ganhou diversos premios e até hoje é citada como uma das melhore de todos os tempos.
Selecionei a música "Passion" no You Tube (com uma colagem de belas imagens), que pode ser conferida no disco homônimo. Ao mesmo tempo relaxante e dramática.
Daqui a pouco é domingo. Páscoa. Renascimento. Ou será apenas o dia de voltar para casa (para quem viajou no feriado) comendo ovos de chocolate? Lacta, Garoto ou Nestlé? Cuidado com as espinhas...
Bom domingo!


4 comentários:

Jefferson disse...

Hehehe... Bem irônico, né camarada? Mas... certeira e oportuna a sua análise! Legal sobretudo ter se lembrado do grande Peter Gabriel, do qual sou fã incondicional. Ele continua produzindo trabalhos fantásticos!
Abraço e boa Páscoa. Vou renascer com Ovos Lacta! Hehehehe...

SANDRA REGINA disse...

viemos lhe desejar uma feliz pascoa junto com sua familia. Jesus vive e está com vcs!!!

Marcos Oliveira disse...

Obrigado! Feliz Pascoa para vcs também!

Anônimo disse...

Boa!