10 de abril de 2010

Um Clássico Revisitado

Uma das maiores obras de música popular de todos os tempos é o disco "The Dark Side Of The Moon" do grupo inglês Pink Floyd, editado em 1974.
Bem, não sei se isso pode ser chamado de "música popular". O rótulo que usamos é Rock Progressivo, que tem referências à Música Clássica, Jazz, Música Folclórica, Experimentalismos, etc.
Mas não vou discorrer aqui sobre o estilo, a banda e o disco. É só para mostrar, sobretudo para quem conhece a obra original, dois mash-ups desse álbum. "Mash-Up" é uma espécie de recriação artística usando meios diferentes ou estilos diferentes do original, mas sem perder o referencial.
Normalmente quem faz isso são outros bons artistas que são também fãs e prestam uma homenagem aos ídolos.
No primeiro video o canadense Brad Smith fez uma curiosíssima adaptação utilizando tecnologia 8 bits, que é o som rústico, primitivo daqueles antigos videogames. Escolhi para postar aqui a música "Time". O projeto foi chamado "Moon 8-bit".
No segundo, a reinvenção do disco foi feito por um grupo de músicos de Belém do Pará. Eu consegui achar uma apresentação deles ao vivo da mesma música "Time". O projeto foi chamado "The Charque Side Of The Moon".
Notem que eles não estão apenas executando a música igual ao Pink Floyd e sim fazendo uma nova versão utilizando ritmos paraenses como a "guitarrada". Essa é a essência de um 'mash-up'. Espero que gostem!
Bom fim de semana a todos! Fui!


4 comentários:

MARQUES disse...

ESSES EU NUNCA TINHA OUVIDO FALAR. SÓ CONHECIA VERSÃO COVER, MAS ESSAS SÃO REALMENTE DIFERENTES. LEGAL. GOSTEI MAIS DOS BRASILEIROS.

Jefferson disse...

Prezado editor do Metamúsica: só vc para descobrir essas coisas. Eu sou fã do grande Floyd e nunca tinha visto isso! Valeu meu irmão. Já descobri os endereço na Internet e baixei os dois CDs inteirinhos e já estou ouvindo direto. Uma raridade. Realmente os brasileiros são melhores, mas o canadense fez uma coisa mais inédita ainda.
Grande abraço.

Josi disse...

Marcos, uma curiosidade, vi que no perfil do Felipe o Blog é feito em Campos. Mas não tem informações sobre você. Os dois fazem postagens em Campos? Sobre o Pink Floyd, não conheço muito mas a música Time acho que todo mundo conhece. Esse pessoal do Pará é muito legal.

Marcos Oliveira disse...

O projeto 8-bit do canadense foi um amigo quem me deu a dica. Ele descobriu porque é muito ligado em informática. Já o projeto "Charque Side..." eu descobri há uns dois anos, acidentalmente navegando na Internet.
Respondendo à Josi, tanto o Felipe como eu moramos em Campos, RJ, norte do estado. Mas postamos também de outras cidades como Rio de Janeiro, Guarapari, Macaé e Rio das Ostras. Só não tenho muita paciência de postar a partir de celular.
Mas você lembrou bem um fato: o meu perfil está em branco; na verdade nem me lembrava disso. Olhei lá agora e verifiquei que mais de 100 pessoas já olharam meu perfil... e não encontraram nada! Falha nossa... Qualquer dia ajeito isso.
Obrigado a todos que comentaram.