19 de abril de 2010

Fase Vulcänica do Planeta Terra?! Será? O Vulcão Eyjafjallajoekull lança novas nuvens de cinzas nesta noite na Islândia!!

O Marcos Cardozo numa postagem abaixo já havia provocado algumas indagações sobre as atividades vulcânicas na Islândia e o tão falado Aquecimento Global, pois bem, e eu acabei recebendo hoje também uma mensagem texto de `O ECO` afirmando o seguinte:

`O site da New Scientist publicou previsões nada animadoras a quem está sendo prejudicado pelas toneladas de gases emitidos pelo vulcão islandês que entrou em erupção na semana passada. Segundo o pesquisador Thorvaldur Thordarson, da Universidade de Edimburgo, a atividade vulcânica no país aparenta seguir ciclos a cada 50 a 80 anos e seu aumento ao longo da última década sugere que estejamos entrando num período mais ativo. Ele considera que os vulcões islandeses estiveram estranhamente quietos durante a segunda metade do século XX. A julgar pelas recentes atividades vulcânicas observadas, Thordarson acredita que esta etapa mais ativa dure cerca de 60 anos, com picos entre 2030 e 2040.`



VEJA AQUI  

O engraçado é que nos últimos dias eu comecei a leitura do livro: `Gaia: Alerta Final` de James Lovelock, e ele cita que por mais que façamos, não conseguiremos barrar ou interromper o aquecimento global, pois o processo já foi desencadeado de forma irreversível...e cita ainda que uma das formas remotas, capazes de fato de retardar o processo, seria o próprio planeta entrar numa fase vulcânica - muito remota, segundo ele -que fosse capaz de expelir uma gigantesca poeira de partículas na atmosfera e assim reduzir a incidência de raios solares sobre a superfície da Terra...é ou não é uma tese interessante?!

Será que estamos vivenciando uma reação em cadeia da Terra em busca de seu próprio equilíbrio para manutenção da biosfera como a conhecemos?

E pra piorar um pouco mais as condições da aviação na Europa, o Vulcão voltou a lançar enormes nuvens de cinzas na noite desta segunda-feira:


2 comentários:

JC disse...

Luiz, eu já tinha lido a curiosa hipótese do Marcos e o seu texto complementa. Acho que algo não está 'cheirando' bem nesse planeta e não é só a cinza vulcânica.
Abraço.

Marcos Oliveira disse...

É Felipe, realmente tanta coisa ao mesmo tempo nos faz refletir (ainda) mais.
No entanto o André Trigueiro (jornalista da Globo News e especialista em meio-ambiente) frisou que um dos maiores observatórios do mundo afirmou que não há sinais de algo de anormal acontecendo (somando maremotos, enchentes, terremotos e vulcões). Embora "catastrofistas" de plantão estejam aproveitando para anunciar o fim dos tempos a verdade é que o foco não deve ser mudado: é o homem que pode colocar tudo a perder e somos nós que temos que fazer alguma coisa... e não é apenas rezar!