21 de abril de 2010

Espaço das Artes: Botero

Já faz tempo que não dedicamos um espaço aqui no Blog para as artes plásticas. Como hoje é aniversário de Brasília pensei em falar um pouco de Oscar Niemeyer e postar algumas fotos de seus projetos astísticos transformados em obras arquitetônicas. Mas como todos os meios de comunicação estão dando o destaque que ele merece, vamos fugir um pouco do óbvio. Optei então por colocar aqui algumas das obras peculiares do colombiano Fernando Botero, considerado por muitos o mais importante pintor e escultor sul-americano vivo. A cotação de suas obras são altíssimas e exposições são realizadas periodicamente em diversas partes do mundo.
Suas obras se caracterizam por dois temas: figuras obesas e crítica social. Nasceu em 1932 em Bogotá, mas seus estudos se realizaram em Madri. Ele costuma também fazer releituras de obras-primas como O Casal Arnolfini de Jan van Eick e a Monalisa de Leonardo de Da Vinci.
Análise: "Nas obras satíricas de Fernando Botero, políticos, militares e religiosos, músicos e a realeza, são retratados com figuras rotundas e sem movimento, assumindo a característica de vida humana estática. De natureza humorística à primeira vista, as pinturas de Botero são geralmente um comentário social com toques políticos."







2 comentários:

Laura disse...

Só para complementar e como curiosidade, as obras de Botero são vendidas em leilões e os preços variam entre 50 mil e um milhão de dólares.
Parabéns pela lembrança desse grande artista.
Seu Blog é muito bom.

L.I.Z. disse...

Botero também faz esculturas, sempre com personagens gorduchos. As maiores cidades européias costumam ter esculturas dele em espaços públicos. Tenho uma gravura em minha casa com o casal copiado do Van Eick (e que vc colocou aqui). Aliás tenho também uma gravura do original do holandês ao lado. Ficou legal as duas juntas. Dou como idéia de decoração.
Abraços.