8 de abril de 2010

A necessidade de ação política

Uma única vez vi enchentes provocarem uma reação positiva dos políticos. Foi em 1966, depois do grande temporal daquele ano.
O então governador Negrão de Lima criou a Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro, atual GEO-RIO: "Na ocasião, a intensidade da chuva causou deslizamentos nas encostas de morros nas Zonas Sul e Norte, levando morte e destruição a comunidades carentes.
À época não havia profissionais capacitados para atuar especificamente em obras de contenção de encostas. Por esse motivo, um grupo pioneiro de engenheiros, geólogos e operários necessitou aprender na prática o que fazer. Construindo conhecimento de maneira empírica, caso a caso, criaram uma tecnologia própria de contenção que conduziu o Rio de Janeiro à vanguarda nesse setor".
Foi quando foram construídos as diversas estruturas de contenção em muitas encostas que podem ser vistas em diversos pontos da Zona Sul e Zona Norte. O problema é que de lá pra cá a ocupação desordenada e os baixos investimentos em infra-estrutura resultaram na tragédia que estamos vendo.
Neste momento só vejo políticos jogarem a "batata quente" para outros...
Vejam o caso da tragédia de Niterói. Deixaram formar uma comunidade inteira em cima de um antigo lixão e sob uma encosta! E pior: desde segunda tres casas já tinham apresentado problemas e os moradores não foram retirados.

Um comentário:

Peter disse...

É verdade! Sempre que passo na Lagoa vejo aqueles imensas colunas segurando morros que na verdade são imensas pedras que formam a montanha. A vegetação é bem superficial. Por isso ocorrem esses deslizamentos.