5 de abril de 2010

Collateral Murder

Na época da Guerra do Iraque (que não acabou ainda, apesar do Bush ter afirmado isso) os americanos diziam que evitavam mortes de civis inocentes realizando "ataques cirúrgicos", o que significava atacar alvos em locais específicos e comprovadamente militares e/ou terroristas.
Me lembro que eu dizia que esses "ataques cirúrgicos" eram na verdade ataques contra centros cirúrgicos, pois eles conseguiram a proeza de atingir também hospitais.
Hoje foi divulgado esse video (por uma ONG de direitos humanos) mostrando o despreparo dos soldados americanos. Na verdade não sei se é despreparo ou falta de consideração pela vida humana mesmo.
O filme, realizado a bordo do próprio Apache que fez os disparos, mostra o ataque a civis confundidos com terroristas, isso porque um deles manuseava uma máquina fotográfica que os soldados confundiram com uma arma.
Além do ataque aos civis, depois eles metralharam uma van que foi recolher os feridos (dentro da van, embora não apareçam, estavam duas crianças).
Morreram 12, inclusive dois jornalistas britânicos, além dos feridos.
Absurdo, estarrecedor.
Divulguem!


3 comentários:

juares disse...

A ciência e a tecnologia tem resposta e solução pra tudo. Mas quando se trata de relações humanas, respeito ao próximo e valorização da vida eles simplesmente esquecem que também são humanos.

Roberto disse...

Parece que os pilotos identificaram dois com fuzis AK47, mas apenas isso não justificaria a ação desastrada e assassina.

Marcos Oliveira disse...

Juares, obrigado pela participação.
Roberto, realmente eles falam na presença desses fuzis. Pelo que me lembro da época da guerra, havia civis armados que procuravam se proteger e proteger famílias e jornalistas. Como morreram dois jornalistas da Reuters, pode ser esse o caso. Na verdade mais uma prova do despreparo dos americanos: era só ver uma "possível" arma que eles saiam matando? Lembremos que eles estavam a uma distância segura e não havia nehum sinal de ameaça para eles.
É como você falou, nada justifica.