18 de abril de 2010

Aquecimento Planetário ou Nova Era Glacial? Ou: Minicrônica de Final de Domingo

Aqui no Blog sempre procuramos frisar as questões ambientais, sobretudo os claros indícios do aquecimento global e dos resultantes disso (maremotos, tornados, temporais, etc.) que tendem a ficar mais extremos.
No entanto, ao ver essas imagens do vulcão da Islândia (e do caos aéreo) fiquei me perguntando: se o vulcão radicalizar ainda mais nas sua emissões, esses serão gases de efeito estufa, piorando ainda mais o aquecimento ou (exagerando, é claro) poderíamos ter o contrário, um resfriamento do planeta? Explico melhor: é que existem teorias de que pelo menos uma das eras glaciais teria sido provocado pela sombra das emissões de um gigantesco vulcão. A luz do sol não passava e o planeta congelou.
Bem é apenas um pensamento que me passou e que resolvi registrar aqui. Nem sei valeu a pena. No mais o Botafogo foi campeão (parabéns aos botafoguenses, o meu fluminense já dançou há muito tempo) e eu fui a um sepultamento de uma velha senhora agora à tarde. O Roberto Carlos faz aniversário amanhã (se não me falha a memória) e a mãe dele também se foi, a Lady Laura. E aí eu me lembro daquela velha canção dele: "de que vale tudo isso...?". Bem, sigamos em frente...
Boa semana a todos!

Da Wikipedia:

"De fato, estaríamos em vésperas de uma nova Era Glacial, já que em média o planeta experimenta 10.000 anos de era quente a cada 90.000 anos de Era de Gelo. Devido à ação humana (principalmente através de atividades industriais e do desmatamento florestal), o planeta tem experimentado no último século um período de aquecimento cada vez mais acelerado, quando, a esta altura, já deveria estar iniciando sua fase de esfriamento para entrar em uma nova era do gelo. Se por um lado esse aquecimento global evitaria uma nova glaciação e seus característicos contratempos; por outro está provocando grandes desastres ecológicos como furacões e tornados, secas e queda na diversidade biológica. Além disso, o efeito doaquecimento global não representa um aumento de temperatura em todo o globo, mas sim na temperatura global média. Estudos de previsões dos efeitos desse aquecimento mostram que o derretimento das calotas polares por ele provocado, podem afetar as correntes marítimas, provocando longos períodos de forte glaciação no hemisfério norte, principalmente na América do Norte e Europa enquanto o hemisfério sul sofreria um forte aquecimento.

O impacto da atual civilização sobre o planeta é bem menor que o impacto de um meteoro, como aquele que supostamente provocou a extinção dos grandes répteis."

2 comentários:

Suzy4 disse...

Muito boa a crônica dominical. Não tinha pensado nesse vulcão sobre esse aspecto.
E as vezes também me pergunto de que vale tudo isso, se o final para todos é um só. Deveríamos ter outra postura de vida.
Obrigada.

Josi disse...

Marcos, essas pequenas crônicas, comentários, opiniões e dicas que vc coloca no blog é o que eu mais gosto. Essas crônicas são as mais legais. Continue, ok?
Bj.