30 de outubro de 2010

Algumas considerações neste último dia antes das eleições

Bem, já estamos às vésperas das eleições. Nestas 24 horas que faltam, algumas humildes considerações deste blog:
- O trabalho na Internet não acabou. Devemos considerar como se estivesse empate técnico e ficar atentos contra armações de última hora, para neutralizar até antes de acontecer. Isso deu certo nesse segundo turno, quando calúnias, trapaças e outras ignomínias contra Dilma continuaram acontecendo. Nesta área, a militância agiu de forma rápida (nem somos militantes, mas entramos no circuito para ajudar, pois os ataques eram revoltantes).
- O debate de ontem não serviu para mudar o quadro favorável a Dilma. Ela foi bem e Serra não conseguiu um destaque que seria necessário para tentar reverter. Algumas jogadas foram feitas pela Globo, sobretudo no primeiro e último blocos. No primeiro, sempre que Dilma falava, Serra se posicionava atrás e aí a câmera abria para captar a imagem dele. Alguém do PT deve ter chiado e a partir do segundo bloco isso diminuiu. No último bloco, nas falas finais, pegaram a Dilma de perfil e depois de longe. Já no Serra deram um hiperclose do peito para cima. Com a tecnologia disponível de hoje e a quantidade de câmeras, mesmo se Dilma tivesse caminhado muito os closes nela poderiam ter ocorrido.
- Pode ser até torcida de minha parte, mas mesmo com essa ajudinha global Serra deu a impressão de fala decorada e falsidade. Dilma deu mais a impressão de falar com o coração.
- Apesar das boas perguntas acho que poucos indecisos tomarão sua decisão a partir do debate de ontem. Vão decidir em cima da hora mesmo ou influenciados por outros fatores.
- Resta saber se hoje a Globo vai fazer uma edição favorável ao Serra no JN, como já fez outras vezes.
- Uma coisa que está preocupando é com relação à posição adotada pelo Papa. Hoje e amanhã de manhã ocorrerão missas e é difícil medir o que vai acontecer. Minha expectativa é que que já tinha decidido não vai mudar. Dilma acertou em não bater de frente nesta reta final de campanha. Sua posição de não ir contra o Papa foi ótima. Jandira se voltou contra a campanha difamatória inserindo inclusive a justiça. Ela tinha esse direito, estava certa, mas perdeu mais votos ainda e não foi eleita para o Senado.
- Quanto à minha posição (e minha, não é da Dilma): o Papa fez politicagem pesada, reagiu contra uma declaração do Lula de rever acordos jurídicos com o Vaticano. Além disso existem muitos moderados e conservadores (leiam reacionários) no comando da CNBB, mais ligados à extrema direita. Mas não são todos.
- Me lembrei do Romário sobre o Pelé, maior do mundo, mas de boca fechada: "Pelé calado é um poeta". Aplicável a Bento XVI. Perdeu uma excelente oportunidade de ficar quieto. Eu sou católico. Ou melhor, vou à missa de vez em quando. O Papa deveria era se preocupar com questões como pedofilia na santa igreja católica e não se meter em questões de estado de outros países. Sim, porque ele é o chefe de um país.
- Quanto as evangélicos, apesar do jogo pesada do primeiro turno, eles também estão divididos e muitas questões fundamentalistas foram deixadas de lado (ainda bem), optando muitos por uma análise político-econômica ao escolher em quem votar, o que é o correto.
- No mais, continuemos atentos e bom voto a todos.

3 comentários:

Ryan disse...

Ótima análise Marcos.
Fiquemos atentos e até a vitória!

Anônimo disse...

Armação não falta.
A campanha suja só teve um culpado: aqueles que estavam a serviço de Serra.
Dilma teve que gastar tempo explicando para os incautos e incultos a verdade por trás das mentiras. Mas Deus é maior.
13!

JC disse...

Muito boas as conclusões.
Inclusive em relação ao Papa.
Essa do poeta foi ótima.
Hehehehehehe...
Abraço.