21 de outubro de 2010

Ladies and Gentlemen: Emerson, Lake & Palmer!

Baseado na obra "Quadros de uma Exposição" do compositor russo Modesto Mussorgsky, composta em 1874, o maior trio 'virtuosístico' do Rock gravou esse disco ao vivo em 1972.
Para paladares exigentes, "Pictures at an Exhibition"!


Wikipedia:
Quadros de uma Exposição é uma peça (suíte) escrita para piano por Modesto Mussorgsky em junho de 1874. Viktor Hartmann, arquiteto e pintor, grande amigo de Mussorgsky, havia falecido recentemente (1873) aos 39 anos de idade. Em março de 1874, estava acontecendo uma exposição de seus quadros em uma galeria de São Petersburgo. Após visitá-la, o compositor resolveu prestar uma homenagem ao amigo. Escolheu dez dentre os quadros expostos e compôs uma música para cada um deles. Uniu através de um tema comum (“Promenade”) as várias partes da peça. As músicas exploram a corrente folclórica russa e o estilo de piano é inovador em sua austeridade e ausência de tessitura. Composta em uma época em que o piano era instrumento de brilho virtuosístico, a suíte foi durante algum tempo ignorada. Claude Debussy, grande compositor francês, era admirador confesso de Mussorgsky e estudou bastante esta suíte, pelo seu caráter singular.
Quadros de uma Exposição descreve, em metáforas, através das notas do piano, um passeio em uma exposição de quadros, tendo os temas como guia. As músicas isoladas dos quadros são unidas por um tema inicial e por quatro “intermezzo” da mesma melodia, interpretada com diferentes harmonias através da obra.
No ano de 1971, o grupo de rock progressivo Emerson, Lake and Palmer, famoso por mesclar música erudita e rock e pelo virtusosismo do tecladista Keith Emerson, recordou, em um disco ao vivo, uma versão rock da suíte, adiocionando novos temas, letras e vocais na obra.

2 comentários:

Jefferson disse...

Aí Marquinho! Rock Progressivo!
Manda mais Genesis, Yes e Pink Floyd!
Abração.

Ricardo M. disse...

Fantástico! O tecladista é mesmo um virtuose. Interessante essa releitura de uma obra de música clássica feita por um grupo de rock.