20 de outubro de 2010

Eleições 2010: algumas considerações na reta final

A última pesquisa divulgada do Vox Populi deu uma diferença de 12 pontos a favor de Dilma. Parece que hoje ou amanhã será divulgada uma nova pesquisa do Ibope.
Independente dos resultados há de se ficar atento ao que anda acontecendo nos subterrâneos, não detectados por essas pesquisas de curtíssimo prazo.
Refiro-me ao que aconteceu no primeiro turno com a questão do aborto.
Pelo que venho percebendo, os ataques continuam. Nunca sabemos qual será o resultado dessas "estratégias", por mais absurdas que sejam.
Telefonemas, e-mails, panfletos, etc. trazendo mentiras inacreditáveis podem ser acatadas por pessoas, digamos, "ingênuas" (escolhi essa palavra para evitar atingir suscetibilidades) que repassam para seus contatos.
Querem um exemplo? Ontem recebi uma mensagem trazendo imagem de um jornal búlgaro e outra imagem com uma "reprodução" tosca de uma possível certidão de nascimento daquele país.
A mensagem, resumindo, dizia que Dilma Rousseff não era brasileira, tinha nascido na Bulgária e que, caso vencesse as eleições, não tomaria posse porque a constituição não permite estrangeiros exercendo a presidência.
A nota encerrava pedindo que a mesma fosse repassada o máximo possível.
Essa é só uma. Já ouvi relatos sobre mensagens e panfletos sobre terrorismo, sexualidade, etc. Tudo armado visando atingir incautos.
Se por um lado isso é um absurdo, por outro me pergunto: quem acredita nisso? Melhor dizendo: quem quer acreditar nisso?
Embora eu tenha citado "incautos" (e realmente isso existe), parece também ser uma justificativa para "detonar" o que Dilma representa: um pobre que chegou a Presidência e que fez com que outros pobres pudessem entrar em um Shopping para fazer compras.
Querem acabar com tudo isso e colocar a elite de volta ao seu "devido lugar": no topo. Tudo bem, mas a que preço?
Para aqueles que repassam essas mensagens maldosas e mentirosas: votem em quem quiser (é claro), mas pensem bem antes de repassar notas de teor, no mínimo, duvidoso.
Ou, pelo menos, não passem para mim!

Um comentário:

R. disse...

Marquinho, muito boa!
Também tenho recebido essas notas e chego a rir dos absurdos. No entanto, o trágico é que essas coisas acabam influenciando o voto de muito gente. Aliás eu não acreditava que fosse possível alguém acatar essas coisas. Mas a verdade é que acatam sim. Massa de manobra. Estou falando somente daqueles que estão além dos 30% que votam na direita em qualquer situaçãoo. Nesse caso, essas notas são apenas mais umas justificativas (falsas, é claro).