26 de outubro de 2010

Um Blog da Rússia: Raridades Musicais

Acabei de verificar no post anterior (video com os depoimentos a favor da Dilma por parte de Chico Buarque e Leonardo Boff) o seguinte comentário de nosso leitor Rodrigo:

Marcos ou Luiz Felipe, vendo o Chico Buarque nos lembramos é claro de música.
E vocês colocaram um link para um blog especializado em música dos anos 60 e 70 no campo Sugestão do Blog.
O que não entendi é que trata-se de um blog escrito em russo e nem tem trechos das músicas para ouvir, pelo menos eu não achei.

Gostaria de saber a vantagem de olharmos um blog desse, sobretudo porque eu me interessei pelos discos mostrados, não conheço nada daquilo, mas não endendo a língua nem consigo ouvir as músicas. Podem me explicar?


Resolvi responder aqui no espaço principal de nosso blog porque esta pode ser a dúvida de outros leitores.
Realmente ontem coloquei mais três sugestões em nosso espaço de acesso direto a outros sites e blogs: "Outras Palavras", "Documentários de Verdade" e "Music 60-70".
O primeiro é um blog ligado à publicação "Le Monde Diplomatique", com interessantes análises políticas e históricas. O segundo é diferente: disponibiliza documentários para download ou para ver em Streaming. São documentos em video e produções que dificilmente achamos por aí. Vale a pena a visita.
O terceiro é justamente o citado pelo Rodrigo.
"Music 60-70" é mesmo um blog feito na Russia e, como o nome diz, especializado em música das décadas de 1960 e 1970.
A ação deles é a seguinte: pegam discos raros de vinil, escaneiam as capas e fotos, digitalizam as músicas, tecem comentários sobre o trabalho e postam diariamente de um a quatro álbuns.
O que eles fazem é trazer à luz para os interessados coisas que em sua maior parte nunca foram reeditados em CD e permanecem esquecidos.
Em resumo fazem um resgate histórico de trabalhos feitos no mundo inteiro, principalmente rock e suas dezenas de variações, abrangendo o período de 1960 a 1979.

Sem essas iniciativas (existem muitos outros blogs desse tipo) essas realizações teriam o destino do esquecimento total. Não se trata portanto de "pirataria" e sim de um trabalho de divulgação.
Para quem gosta é um tesouro!
Rodrigo, dá para ler mais ou menos do que se trata se você apertar um botão do lado esquerdo, na parte superior logo abaixo da foto do Led Zeppelin.
Ali você habilita o tradutor do Google e escolhe a língua portuguesa. O Blog é então recarregado, já em nossa língua. É claro que trata-se de uma tradução "mambembe", porque é feita por palavra e não frase, mas pelo menos você terá como conferir algumas informações básicas.

Pode-se baixar o disco inteiro clicando no termo "Narod.ru".
Será redirecionado para um provedor de download. Basta digitar um código que aparece na parte inferior, lado esquerda e clicar em "Download". Normalmente o disco vem em arquivo compactado.
Atenção, volto a afirmar, na quase totalidade são antigos e raros discos de vinil que não estão disponíveis para venda em lugar nenhum, configurando um trabalho de preservação de memória musical por parte dos russos que editam o Blog.
Vejam o caso dessas duas capas que reproduzo aqui. Alguém aí tinha ouvido falar do grupo de Contry & Blues-Rock "Cochise" de 1971 e da banda feminina(!) de Garage e Psychedelic Rock "Feminine Complex" de 1969? Eu não.

3 comentários:

Rodrigo disse...

Marcos, valeu!
Entendi e já apliquei o que vc falou.
Muito legal.
Só me compliquei com o arquivo compactado, mas já consegui resolver.
Sobre o esquema da tradução, é muito legal, embora confusa dá para ter uma idéia das informações mais importantes.
Muito obrigado pela atenção!
Valeu mesmo!
Blog nota 10!

Ryan disse...

Ótima dica Maqrquinho!

Marcos Oliveira disse...

Ok Rodrigo e Ryan.
Esse blog tem coisas de excelente qualidade e que nunca saíram em CD.
Muitas raridades direto do vinil.
Abraços.