28 de outubro de 2010

Faltam menos de três dias: momentos finais

Antes de mais nada, parabéns aos funcionários públicos pelo seu dia. Meu pai, durante boa parte de sua vida, foi funcionário do Ministério da Saúde. Saudade dele...
Esse mês também teve o Dia do Médico e o Dia do Dentista. Parabéns!
Parabéns também ao Presidente Lula, que fez aniversário ontem.
Mas o assunto do post é outro dia, que vem por aí: domingo, 31.
Faltam menos de três dias ou, como diz o Nassif, três edições do Jornal Nacional a serem atravessadas.
Neste momento o desafio já é menor. A maior parte do trabalho de esclarecimento contra os ataques à candidatura Dilma no primeiro turno e início do segundo já foram feitos em sites, blogs, twitter, e-mails, conversas, etc.
Vejam, por exemplo, aqui no Blog: Esclarecimentos Definitivos.
Se as pesquisas estiverem certas, a luta não terá sido em vão. Aliás, nunca é.
De qualquer forma, nesses últimos momentos, fiquemos atentos.
Hoje é o último programa eleitoral. Amanhã o último debate. Na Globo...
Reproduzimos abaixo, parte de um post que o Azenha colocou ontem no Viomundo. O restante vocês leiam lá no site dele mesmo.
Em tempo: os problemas relatados no primeiro parágrafo foram sentidos também por este blog. Vejam post mais abaixo.
Depois voltamos ao assunto.

As teorias dos leitores para as próximas 80 horas

por Luiz Carlos Azenha

Começo com um agradecimento pela audiência recorde dos últimos dias. E um agradecimento especial àqueles que me alertaram, por e-mail, via twitter ou por telefone dos problemas que o site enfrentou no início da semana. Temos uma espécie de espelho do site, hospedado fora do Brasil e, se for necessário, vamos informar por twitter como chegar até ele. Pura precaução.

Gostaria de informar que, infelizmente, por falta absoluta de tempo, não posso responder a todas as mensagens que chegam (via twitter, no facebook, por e-mail, nos comentários). Tento acompanhar tudo de perto, mas tenho compromissos profissionais e familiares que não podem esperar.

Nas últimas horas, registro um grande aumento de comentários e mensagens de gente preocupada com o que vai acontecer nas próximas 80 horas. Há os que simplesmente não conseguem passar sem um bom boato, trama ou conspiração.

Eu trabalho com fatos, mas não posso deixar de notar que as campanhas clássicas da direitona — e estamos numa delas – trabalham com desinformação+confusão=desmobilização.

Foi assim em 1989, no Brasil, quando vestiram o sequestrador de Abílio Diniz com camiseta do PT. Foi assim na Venezuela, no golpe de 2002, como ficou registrado nos documentários A Revolução Não Será Televisionada e Puente Llaguno. Foi assim na Bolívia, em 2002, quando Gonzalo Sanches de Lozada se elegeu (e foi registrado no documentário Our Brand is Crisis). Foi assim no México, em 2006 — e ficou registrado no documentário Los Dueños da Democracia. Foi assim no confronto entre Barack Obama e John McCain, em 2008, nos Estados Unidos, que acompanhei de perto.

Clique no nome dos documentários para assistí-los em meu canal do You Tube.

É óbvio que tudo pode correr calmamente até domingo, sem grandes surpresas. É o que espero.

Porém, deixo registradas abaixo as principais preocupações de leitores do site, recebidas por e-mail, que agrupei em quatro grupos.

Leiam as preocupações dos leitores aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

BOA!
É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE!
ATENÇÃO TOTAL NESSES MOMENTOS FINAIS!
AINDA VEM ATAQUE PESADO E BAIXO POR AÍ!
É CARACTERÍSTICA. AINDA MAIS NO DESESPERO E NO ÓDIO EM QUE ESTÃO.