30 de abril de 2010

Musa da Semana

Desta vez vamos surpreender em nossa tradicional seção semanal e, ao invés de uma brasileira optamos por um país que, sinceramente, não tem muita tradição em mulheres bonitas.

É a Inglaterra.

Não foi fácil mas descobrimos uma nota 10.

É a atriz e modelo Kelly Brook, dona de um belo rosto e corpo idem.

Ela tem 30 anos e promete dar ainda muitas alegrias visuais para os 'marmanjos'.

Selecionamos algumas fotos que mostram o potencial da comportada moça.

Nem precisava ser atriz, mas ajuda, pois podemos vê-la em alguns filmes que de vez em quando aparecem por aqui.

Enjoy...








Cidinha Campos e os nobres Deputados Estaduais

Me lembro da Cidinha Campos na década de 1970. Acho que ela era reporter da Globo. Depois de passar por muitas dificuldades ela tomou o caminho político e deve estar no seu terceiro mandato de Deputada Estadual, sempre com uma postura questionadora, de briga mesmo.
Bem, está rolando na Internet esse video gravado este mês na Alerj, onde ele 'detona' os seus "pares", por causa de uma vaga no TCE. Nem vou contar muito. É melhor vocês assistirem. O que ela fala é a realidade de grande parte da política brasileira...

Um breve comentário sobre o filme: Alice no país...

Eu já estava devendo...mas como já é sexta-feira e eu espera mais do filme...eu pago a dívida dizendo que o filme é bom! Sim, um filme bom de ser visto numa tarde chuvosa de domingo, nada mais do que isso!

O fato é que eu esperava mais, muito mais de Tim Burton na direção de uma antiga história que fala dos dramas existenciais de muitos de nós, os loucos!

Para quem se deliciou com Avatar de Cameron, com os seus efeitos ultra-especiais e seus diálogos rebuscados de simplicidade e paixão ardente, "Alice" representou apenas um chá com torradas, onde o que se esperava era algo mais, com uma mesa farta de sonhos da vovó e quitutes da titia, regados com um café especial torrado na hora e passado em coador de pano...

Ainda assim, as imagens são belas, de um colorido brilhante, nada tão assustador e nem cult...apenas um filme que mescla a animação dos desenhos de outrora e aborda levemente o desafio de uma jovem, acompanhada por pesadelos desde a infância, em romper com a mesmice da burguesia insatisfeita em que vive, para dar vazão, voz e vez à sua própria identidade de louca guerreira sonhadora!

Do Album de Formatura do Cadete Daniel Muniz de Souza Cruz, a sua melhor foto!

Pronunciamento em cadeia nacional: Dia do Trabalhador.

É provavel que muitos, como eu, não tenham assistido ontem, em cadeia nacional, o pronunciamento oficial do Presidente da República em comemoração ao 1º de Maio, Dia do Trabalhador, daí porque resolvi publicar aqui neste espaço do blog o que falou o Lula em cadeia nacional de rádio e TV, em sua última manifestação ao povo brasileiro, uma vez que está no fim de seu mandato e há oito meses de deixar o Palácio do Planalto.

IQUE

Utilidade Pública: Prorrogado o prazo de inscrições para o Concurso Público em Itaperuna

"COMUNICADO IMPORTANTE Nº 01 DO PROCESSO SELETIVO No 01/2010

A Prefeitura Municipal de Itaperuna, através do Prefeito e no uso de suas atribuições
legais, torna público o presente comunicado importante ao Edital do Processo Seletivo de 2010 do Poder
Executivo Municipal, doravante denominado simplesmente Prefeitura Municipal.
Considerando o disposto no subitem n.º 11.7 do referido Edital, RESOLVEM:

I – Prorrogar o período de inscrições para até o dia 04 de maio de 2010;

II – Em decorrência do contido no item anterior, o prazo para Inscrição pela Internet, através do site

www.incp.org.br fica também alterado para até as 23:59 horas do dia 04 de maio de 2010;

III – Alterar o período de Confirmação das Inscrições para os dias 11 e 12 de maio de 2010;

IV – Ficam mantidas as demais datas conforme cronograma do concurso.

Itaperuna, 29 de Abril de 2010.

Claudio Cerqueira Bastos
Prefeito Municipal"

Petroleo chega à costa americana

Atualizado em 30/04/2010 03h00
Óleo alcançou ilha perto do delta do Rio Mississippi.Além da Louisiana, estão ameaçados Mississipi, Alabama e Flórida.
"O vazamento de petróleo no Golfo do México atingiu a costa do estado americano da Louisiana, na noite desta quinta-feira (29), informam as agências internacionais de notícias.A France Presse e Associated Press dizem, com base na apuração com autoridades locais, que a mancha de óleo alcançou uma ilha perto do delta do Rio Mississippi, ameaçando flora e fauna da região. A Guarda Costeira confirmou a informação à BBC. Vários estados americanos estão em alerta por causa do vazamento de petróleo. Há temor de que praias e refúgios de vida selvagem sejam danificados em quatro estados. Além da Louisiana, que entrou em situação de emergência, estão ameaçados os estados do Mississipi, Alabama e Flórida.Cinco mil barris de petróleo jorram diariamente no mar do Golfo do México depois da explosão de uma plataforma, na semana passada. O vazamento é cinco vezes maior que o previsto e foi considerado catástrofe nacional pelo governo norte-americano."

29 de abril de 2010

Vinícius: 30 anos depois

Um dos melhores de todos os tempos homenageado por outro ídolo e parceiro: Toquinho & Vinícius. Em julho registra-se 30 anos sem o poetinha. Mas ele é imortal...
Dia 9 de julho de 2010 marcará o aniversário de 30 anos da morte de Vinícius de Moraes. E seu fiel parceiro Toquinho apresentou o repertório do poeta com a Orquestra Filarmônica em São Paulo.

Enquanto a fila anda...a Revista Time inclui o Presidente do Brasil na lista dos mais influentes de 2010...

"Lula está na lista dos mais influentes de 2010 da revista 'Time'

Para revista, Lula é um dos líderes mais influentes do mundo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido pela revista americana Time como um dos líderes mais influentes do mundo em 2010, fazendo parte de uma lista na qual figuram nomes como o do presidente americano, Barack Obama, e do diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Khan.
A Time escolheu as cem personalidades mundiais mais influentes em quatro áreas: líderes, heróis, artistas e pensadores. O nome do presidente brasileiro figura na lista de principais líderes que foi publicada no website da revista nesta quinta-feira.

A publicação traz um pequeno perfil de Lula feito pelo polêmico diretor de cinema Michael Moore, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2003 por Tiros em Columbine.


No perfil, Moore afirma que quando Lula foi eleito, em 2002, “os barões usurpadores” do Brasil foram “checar os medidores de combustível de seus jatinhos”, temendo que tivesse chegado a “hora da vingança”.
Classificando o presidente como “um filho genuíno da classe trabalhadora da América Latina”, o texto afirma que o presidente teria entrado na política após ver sua primeira mulher morrer durante a gestação de um filho, porque “não podia pagar assistência médica decente”.


Ainda na opinião de Moore, o governo Lula, com programas como o Fome Zero e “planos para melhorar a educação”, está tentando levar o Brasil para o “primeiro mundo”, enquanto “os Estados Unidos se parecem mais com o terceiro mundo a cada dia”."

SAIBA MAIS

DO G1

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi apontado como o líder mais influente do mundo em uma lista de personalidades escolhidas pela revista americana 'Time'. A relação foi divulgada nesta quinta-feira (29) no site da revista. O presidente americano Barack Obama aparece na mesma lista em 4° lugar."

VEJA AQUI

28 de abril de 2010

Carpenters

Na minha lista dos melhores de todos os tempos com certeza estão os irmãos Carpenters. Karen, com sua voz cristalina, morreu prematuramente mas deixou um legado de belíssimas canções. Eternas canções pela beleza melódica e pelas singelas mensagens de amor.
Encerrando esta quarta-feira de forma suave... For All We Know...




Manguezais

O ilustre Professor e Ecologista Arthur Soffiati está lançando o seu décimo(!) livro e nos enviou convite.
Agradecemos e parabenizamos pela quantidade e qualidade de sua obra, mais enriquecida agora com este lançamento.

Imagem de Satélite de Desastre Ambiental

"Imagem divulgada agora à pouco pela Nasa mostra a mancha de óleo na costa americana no Golfo do México. A Guarda Costeira afirmou que o desastre ambiental pode ser o maior já registrado na história dos Estados Unidos. Os Estados da costa sul do país temem o reflexo na economia local, pois dependem basicamente do turismo e da pesca na região afetada."

27 de abril de 2010

Humor & Cultura: Dominando o Idioma

Confesso que meu domínio da língua inglesa é quase um desastre. Mas vou melhorar... Aliás preciso melhorar da língua portuguesa também... No entanto, mensagens (bem humoradas e criativas) como essa, desanimam. Recebi de um amigo e resolvi postar aqui. Para quem entende profundamente, confiram se está correto!

(...) e a prova consta de três módulos:

1. MODULO BÁSICO

Tres bruxas olham três relógios Swatch. Qual bruxa olha qual relógio?
Em inglês
:

Three witches watch three Swatch watches. Which witch watch which Swatch watch?

2. MODULO AVANÇADO

Tres bruxas "travestis" olham os botões de três relógios Swatch. Qual bruxa travesti olha os botões de qual relógio Swatch?
Em inglês
:

Three switched witches watch three Swatch watch switches. Which switched witch watch which Swatch watch switch?

3. E ESTE É PARA MESTRES:

Tres bruxas suecas transexuais olham os botões de três relógios Swatch suiços. Qual bruxa sueca transexual olha qual botão de qual relógio Swatch suiço?
Em inglês
:

Three Swedish switched witches watch three Swiss Swatch watch switches. Which Swedish switched witch watch which Swiss Swatch watch switch?

Conclusão: inglês é um idioma fácil?

Space Monkey

Curta metragem com produção da WWF e realização de Leo Burnett. Música "Song for the Divine Mother of the Universe", de Been Lee. Muito bom.

Serviço: Acidente na BR-101

27/04/10 16:10
Informe Autopista Fluminense - 16h Acidente
Ocorrência: Colisão envolvendo dois caminhões e quatro automóveis.
Local: Km 210, pista sul, sentido Rio de Janeiro, em Casimiro de Abreu - RJ
Hora: O acidente aconteceu por volta de 14h10.
Tráfego/sentido: Pista parcialmente interditada. Às 15h10 foi implantado um desvio pela pista sul e acostamento, por onde flui o tráfego nos dois sentidos.
Congestionamento: Há registro de 5 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos da via.
Vítimas: Um óbito confirmado. Duas vitimas moderadas foram removidas para o Hospital Público de Macaé. Outras quatro vítimas estão em atendimento no local pela equipe médica da concessionária.

FLUXUS: Festival de Cinema Internacional na Internet, conheça.


"Com patrocínio da Petrobras, a sétima edição do Fluxus – Festival Internacional de Cinema na Internet – trará a competição de 40 filmes produzidos em 14 países. O Festival será realizado entre os dias 23 de abril a 20 de junho, tanto no ambiente virtual – www.fluxusonline.com – quanto no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, onde será instalada a Galeria Fluxus.


O Fluxus é um espaço dedicado à arte do audiovisual e usa como critério para a seleção de seus filmes a experimentação, originalidade e inventividade. O evento conta com a participação de filmes de 3 a 20 minutos de duração, de qualquer gênero e realizados em todos os formatos."

VEJA AQUI

Assédio Moral

Interessante entrevista exibida no "Programa do Jô" com o escritor Jorge Dias Souza, autor do livro "Chefias Avassaladoras".

Mercado de trabalho aquecido no Brasil, particularmente na área de Petróleo...

O Blog da Petrobras: FATOS E DADOS inaugura hoje uma série sobre "empregos e carreiras" e traz ainda uma reportagem publicada no jornal "O Estado de São Paulo", no último domingo, que ouviu a gerente de planejamento de Recursos Humanos da Petrobras, Mariângela Mundim, vale conferir:


Campus do IFF em São João da Barra/RJ

Uma grande notícia para os sanjoanenses: amanhã (28/04) será lançada a pedra fundamental da nova sede do IFF em São João da Barra, do Blog do Roberto Moraes aqui

"A Prefeitura do Município de São João da Barra, e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, estão convidando para a cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental do prédio onde será construída a sede do Campus do IFF em São João da Barra.
A solenidade está marcada para o dia 28 de abril de 2010, 11:00 horas da manhã e será realizada no próprio local onde será construída a sede na Rodovia BR– 356, aproximadamente 500 metros antes da entrada de São João da Barra, lado direito, para quem está indo para SJB.
Este lançamento esteve marcado inicialmente para o dia 7 de abril, mas teve que ser adiado por conta do mau tempo."

O FMI anda falando demais da economia brasileira nos últimos dias, mas sempre é bom lembrar que o Brasil de FHC não é o Brasil de Lula:

STF julgará amanhã sobre a Tortura praticada no Brasil da Ditadura: conheça melhor e participe!

"4ª feira dia 28/04/2010 o Supremo Tribunal Federal julgará a ADPF-153 sobre a Lei da Anistia. Os Ministros irão decidir sobre um tema grave nos dias de hoje: a IMPUNIDADE DA TORTURA em nosso país. Esta decisão é importante pois uma derrota representará a não apuração dos crimes de lesa-humanidade praticados no Brasil, entre os anos 1964-1985, ocorridos durante o regime militar. Caracterizará também o descumprimento dos tratados internacionais RATIFICADOS PELO BRASIL sobre Direitos Humanos junto à ONU e será um retrocesso que contribuirá para a banalização da tortura no país."

SAIBA MAIS

VEJA AQUI

26 de abril de 2010

Radioatividade

Neste momento se discute no Brasil a utilização máxima (ou não) de seus recursos hídricos para gerar energia. Não vejo muita saída. Sinceramente continuo não confiando em usinas atômicas. Vejam essa notícia que saiu hoje. Aí me lembrei da velha música eletrônica do genial e estranho grupo Kraftwerk (Alemanha).

Ucrânia alerta que Chernobyl ainda é ameaça nuclear

"O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, alertou hoje, durante o 24º aniversário do pior acidente atômico da história mundial, que o reator nuclear de Chernobyl permanece uma séria ameaça à Europa. A explosão do reator de Chernobyl, em 1986, enviou uma nuvem de radiação sobre grande parte da Europa e sérios problemas de saúde persistem nas pessoas da região mais afetada pela radiação. Yanukovich disse que cerca de 2 milhões de pessoas ao redor do país têm doenças provocadas pela radiação, e as organizações não governamentais estimam que o desastre provocou mais de 700 mil mortes prematuras.

O reator explodido foi envolvido por uma concha de concreto que está se deteriorando, e as obras para substituí-lo, financiadas pela comunidade internacional, ainda não começaram. Yanukovich disse, em cerimônia que lembrou nesta segunda-feira o desastre, que o reator permanece uma ameaça "não apenas para a Ucrânia, mas também para a Bielo-Rússia, Rússia e Europa".

A radiação deixou algumas regiões de Ucrânia e da Bielo-Rússia inabitáveis. O presidente colocou coroas de flores no monumento em homenagem às vítimas da explosão em Chernobyl e visitou uma planta que reprocessa combustível nuclear usado. Yanukovich se comprometeu a dar melhor assistência médica às vítimas de Chernobyl e às pessoas que ainda têm doenças provocadas pelo desastre, dizendo que a questão é de "honra e consciência"."

25 de abril de 2010

Duas Mulheres Brasileiras

Descansei um pouco nesta tarde de domingo depois de realizar algumas tarefas planejadas para hoje.
Aproveitei para ver um episódio de “Outer Limits”, mas não é sobre isso que quero falar.
É que dei uma rápida olhada nos jornais e vi que continuam as merecidas homenagens aos 50 anos de Brasília. Aí resolvi postar aqui no Blog alguma coisa sobre a região Centro-Oeste.
Explico melhor. É que eu sempre imaginei que, mais cedo ou mais tarde, a capital seria a referência nacional para aquela região. Mas nunca foi assim. Brasília parece ser um caso à parte e quando falamos em Centro-Oeste nos lembramos mesmo é do Pantanal.
Mas também não é do Pantanal que quero falar e sim de duas mulheres daquela região: Helena Meirelles e Cora Coralina. Das duas, talvez a Cora seja mais conhecida.
Helena Meirelles nasceu e morreu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde viveu uma vida muito difícil e é quase um milagre que ela tenha sido “descoberta” ainda enquanto vivia, mais ou menos aos 67 anos (ela morreu em 2005, com 81 anos).
Bem, para quem não sabe, ela tinha um talento especial para tocar viola caipira (seis, oito, dez e doze cordas).
Ela era conhecida regionalmente mas - depois de gravar o primeiro disco - especialistas do mundo inteiro ficaram abismados com a categoria da moça com quase 70.
Resultado: eleita entre os melhores instrumentistas do mundo e capa da Guitar Player! Eric Clapton votou nela! Acho que não precisa dizer mais nada...
Selecionei um vídeo para que vocês tenham uma idéia de quem se trata.
Uma mulher que é um exemplo de luta e dedicação à sua arte, que desenvolveu sozinha, apesar de todas as dificuldades.
De Cora Coralina comento mais abaixo, logo depois das imagens da Helena Meirelles


Cora Coralina (esse era um pseudônimo) nasceu e morreu na cidade de Goiás, estado de Goiânia.
De 1889 a 1985 esteve por aqui durante 95 anos.
Ia escrever um pouco de sua biografia, mas achei na Wikipedia um bom texto sobre ela e sua obra. Vale a pena conferir lá.
Eu selecionei alguns trechos que considero reveladores: “Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás”.
“Ao completar cinquenta anos de idade, a poetisa relata ter passado por uma profunda transformação interior, a qual definiria mais tarde como "a perda do medo". Nesta fase, deixou de atender pelo nome de batismo e assumiu o pseudônimo que escolhera para si muitos anos atrás”.
“Senhora de poderosas palavras, Ana escrevia com simplicidade e seu desconhecimento acerca das regras da gramática contribuiu para que sua produção artística priorizasse a mensagem ao invés da forma. Preocupada em entender o mundo no qual estava inserida, e ainda compreender o real papel que deveria representar, Ana parte em busca de respostas no seu cotidiano, vivendo cada minuto na complexa atmosfera da Cidade de Goiás, que permitiu a ela a descoberta de como a simplicidade pode ser o melhor caminho para atingir a mais alta riqueza de espírito”.
Inseri logo abaixo mais dois vídeos, desta vez sobre a Cora.
Esse é o espírito do Centro-Oeste que eu estava querendo mostrar aqui. Retratados por essas duas mulheres exemplares, admiráveis seres humanos que nos fazem questionar sobre a real dimensão do ser, sobre o que estamos realizando enquanto estamos por aqui.


24 de abril de 2010

Uma crônica sobre tudo e sobre nada

Na minha juventude (e não faz muito tempo, ok? Ou melhor: que tal nos mantermos sempre jovens?) gostava de ler livros de ficção científica.
Meus autores preferidos eram Phillip K. Dick e Arthur C. Clarke. Mas o mais respeitado pela crítica era o Isaac Asimov. Isso porque, além de escritor, era um cientista.
Muitos filmes de ação e fantasia foram baseados em obras dele. Um exemplo é a produção "I Robot".
Tinha um livro de não-ficção chamado "Escolha a Catástrofe". Ali ele descrevia as diversas formas como o mundo poderia acabar repentinamente ou aos poucos. Me lembrei disso porque recebi uma nota de um amigo que mostra uma reportagem sobre um possível vulcão nas Ilhas Canárias, nada suficiente para acabar com o mundo, mas dá causar estragos em quatro continentes provocados por megatsunamis. Vejam aqui. "Vulcão nas Ilhas Canárias ameaça explodir e gerar onda que chegará a África, Caribe, América do Norte e Norte do Brasil"
A verdade é que, depois de tantos fatos estranhos, o pessoal de 2012 (mais precisamente 21/12/2012) está rindo de orelha a orelha: "desta vez não escapamos"!
Eu não vou me preocupar com isso. Como diria irônicamente o Raul Seixas, duas coisas me preocupam: a verdade do universo e a prestação que vai vencer.
Enquanto não descubro o segredo da vida e a prestação só vence mês que vem, trabalho, leio, ouço música e escrevo crônicas como essa, que parecem que não vão a lugar nenhum.
Se alguém estiver lendo isso aqui no Blog, informo que daqui a pouco vou a uma missa de sétimo dia e depois vou ao aniversário de 30 anos de um amigo que exigiu minha presença: é que vai ter uma banda de pop-rock ao vivo na festa dele. Contradição né?
Me perguntem: e eu com isso? Nada. O que posso deixar aqui para que não tenham a sensação de tempo perdido é exatamente isso: o que existe é o momento.
Megatsunamis podem aparecer. Se sobrevivermos, festas virão, até o fim dos tempos ou do nosso tempo.
Tentar desenhar nosso destino é impossível, mas podemos tentar construir um momento melhor em nossa mente, em nosso coração. Acho que é por isso que de vez em quando coloco aqui umas músicas belas com belas imagens, porque coisas simples assim podem salvar o instante.
Trilha sonora: "The Forgotten Season", Richard Burmer.
Boa noite de sábado! Bom domingo! Boa semana! : )

Alice in Wonderland

Tem uma leitora do Blog que costuma assinar alguns comentários com o pseudônimo de "Alice In Wonderland". Deve ser fã da obra do Lewis Carrol. Não é pra menos. Um clássico para todas as idades. Agora então com essa nova versão... É que o Tim Burton resolveu recriar o universo paralelo de Alice e aí, nas mãos dele, as coisas ficaram mais psicodélicas ainda. E quando ele cria algo, tem sempre um comparsa bem conhecido de quem gosta de cinema: o "um pouquinho alucinado" e ótimo Johnny Depp. Não vi ainda, mas deve ser muito legal. Por enquanto vou tentar ver hoje ou amanhã o Chico Xavier (apenas o filme, nada de psicografia... rsrs). Bom fim de semana!


A adaptação de Tim Burton para o clássico livro de Lewis Carroll chega aos cinemas brasileiros e promete impressionar aos espectadores. Com uma fotografia que mescla o colorido de um conto fantástico e o típico tom soturno que Burton relega aos seus longas, a película está em cartaz na maioria do grande circuito de cinema e tem a participação de Johnny Depp, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter e Mia Wasikowska no papel principal.

23 de abril de 2010

Sonhos Roubados

Uma produção nacional, segundo a crítica, capaz de dialogar bem com o grande público brasileiro. É mais uma fita que trata da vida de jovens que moram nas favelas cariocas e que sonham com um futuro melhor, mas vivem num cenário de prostituição, violência e drogas.


O que salta aos olhos é o grande desempenho de jovens meninas artistas em cenas picantes e bem elaboradas. Vale conferir...estréia hoje nos cinemas do Rio.

Boa Música Para o Fim de Semana




Sexta-feira, feriado no estado do Rio de Janeiro (quer dizer, meio-feriado, pois o comércio está funcionando normalmente por aqui). Eu estava no carro agora à pouco e, como sempre, ouvindo boa música. Na sequencia que eu havia preparado há algum tempo ouvi três artistas inglêses que eu considero acima da média, pela qualidade e quantidade do que vem produzindo ao longo de décadas.
Resolvi então postar aqui uma música de cada um:
Bryan Ferry - Líder do Roxy Music junto com o genial Brian Eno, Ferry em sua carreira solo migrou dos sons mais experimentais para a música Pop, mas mantendo a mesma qualidade, só que mais acessível para o público médio. Com a peculiar pose de galã de cinema, Brian Ferry é um dos melhores cantores e compositores de sua geração. Escolhi um clip da música "Don't Stop The Dance", que - como de hábito - está cheio de mulheres bonitas...
Alan Parsons - "Estourou" como Engenheiro de Som do clássico "Dark Side of The Moon" do Pink Floyd. Depois criou o Alan Parsons Project que mostrou toda sua capacidade como produtor e compositor com dezenas de discos de altíssima qualidade. Selecionei um video legendado com a bela "Time" que não é a do Pink Floyd, mas do disco de "The Turn of Friendly Card".
Jeff Lynne- Líder da Electric Light Orchestra é considerado por muitos como um dos poucos que teria condição de - se entrasse para a banda em 1970 - acrescentar ainda mais qualidade às canções dos Beatles. É bom lembrar que ele era grande amigo de George Harrison com que desenvolveu trabalhos no projeto Traveling Wilburis. Selecionei a canção "Telephone Line".





Musa da Semana

A homenageada do Blog dessa semana em nossa tradicional seção "Musa" é a ex-modelo Ana Hickmann.
Depois de fazer sucesso nas passarelas ela foi convidada pela Record para ser uma das apresentadoras de um programa matinal.
Muita gente não levou fé, mas ela se superou e surpreendeu, mostrando simpatia e boa articulação.
Atualmente comanda um programa dominical.
Selecionei algumas imagens de momentos diferentes de sua carreira.
Literalmente um "mulherão"!
Bonita e inteligente...






22 de abril de 2010

22 de Abril: Dia da Terra

Se tem uma coisa que o Brasil não precisa hoje é da opinião do `FMI`!

Com a aproximação do pleito eleitoral majoritário no país, a turminha do FMI começa a emitir opiniões sobre a economia brasileira a pedido da Mirian Leitão e toda a turma do PIG.

É que o nosso queridinho ex-presidente FHC era o pidão de dinheiro emprestado e caro mais assíduo do mundo ao Fundo Monetário Internacional.

Agora que estão vendo novamente uma chance de encher as burras com uma vitória do Serra(PSDB) sobre a candidata do PT, Dilma, a imprensa brasileira comprometida com este Brasil do passado, dá destaque ao que o FMI disse nesta semana sobre a expansão da economia brasileira, chamando a atenção para o consumo interno do país, é mole!

Explosão em Plataforma de Petróleo deixa 11 desaparecidos no Golfo do México

`O barco que transportava cerca de 100 sobreviventes de uma explosão numa plataforma de petróleo no Golfo do México já atracou no porto do Estado americano do Louisiana, próximo do local do incidente, avança a Associated Press.

De acordo com um familiar de umas das vítimas da explosão, os sobreviventes estão a ser examinados por médicos antes de irem ao encontro das famílias que os esperam no local.
O acidente ocorreu durante a noite de quarta-feira, no litoral do Estado americano do Louisiana, a cerca de 75 quilómetros da cidade de Venice. No momento da explosão estavam 126 pessoas estavam na plataforma, tendo 17 ficado feridas, quatro das quais em estado grave.
A guarda costeira americana mobilizou vários helicópteros e lanchas de resgate para a área para tentar localizar o mais rapidamente possível 11 pessoas que permanecem desaparecidas desde a explosão.
Várias horas depois do incidente, cujas causas ainda não foram apuradas, a plataforma de petróleo ainda continua a arder.`

VEJA MAIS

21 de abril de 2010

O Blog também comemora e homenagea os 50 Anos de Brasília!

Buscamos no olhar dos universitários da capital um pouco da imensidão desta fantástica metrópole brasileira, uma visão sempre inundada por melodias e que nos trazem muito da história e da juventude que lá habita e interage com o poder da República.

Parabéns ao Brasil, ao povo brasileiro, pela linda capital construída a partir da enorme determinação de líderes visionários, que não hesitaram ao enfrentar os interesses de poucos em nome do gigantismo desta nação, que hoje, sim, mostra ao mundo o seu real potencial e o seu verdadeiro lugar entre as demais nações deste Planeta.

Festival de Tribeca 2010 em sua nona edição - New York.

`O Festival de Tribeca, criado para levantar os ânimos nova yorkinos após os atentados de 11 de setembro, chega à oitava edição em 2010. Shrek Para Sempre, quarto e último filme da franquia, abre o evento nesta quarta-feira (21/10).


O principal obstáculo para o festival criado por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff é o caos aereo na Europa, que ameaça a vinda de alguns convidados. De resto, uma seleção interessante, que conta inclusive com um brasileiro. Elvis e Madona, comédia do diretor estreante Marcelo Laffitte, está em competição no panorama Discovery.




Na competição Internacional de longas de ficção, nomes como Park Chan-ok (Jealousy Is My Middle Name), que apresenta Paju. Já Gainsbourg, Je t’Aime... Moi Non Plus, de Joann Sfar, que inspira sua estética em Serge Gainsbourg`

VEJA AQUI

Aquário

Mais paz e natureza. Um pouco aprisionada em uma aquário, é verdade, mas mostra toda a riqueza dos oceanos e o que podemos preservar ou destruir. Música "Please Don't Go" do Grupo Barcelona.

Mirror Lake

A natureza sempre pode nos trazer um belo espetáculo e muita paz, sem que para isso paisagens espetaculares sejam necessárias. Vejam esse belo filme em HD realizado no interior da França. Tem pouco mais de dois minutos e bela música de Neal Williams. Dica: cliquem nas setinhas ao lado da palavra Vimeo para expandir a imagem.

Mirror Lake from Julien Botella on Vimeo.

Espaço das Artes: Botero

Já faz tempo que não dedicamos um espaço aqui no Blog para as artes plásticas. Como hoje é aniversário de Brasília pensei em falar um pouco de Oscar Niemeyer e postar algumas fotos de seus projetos astísticos transformados em obras arquitetônicas. Mas como todos os meios de comunicação estão dando o destaque que ele merece, vamos fugir um pouco do óbvio. Optei então por colocar aqui algumas das obras peculiares do colombiano Fernando Botero, considerado por muitos o mais importante pintor e escultor sul-americano vivo. A cotação de suas obras são altíssimas e exposições são realizadas periodicamente em diversas partes do mundo.
Suas obras se caracterizam por dois temas: figuras obesas e crítica social. Nasceu em 1932 em Bogotá, mas seus estudos se realizaram em Madri. Ele costuma também fazer releituras de obras-primas como O Casal Arnolfini de Jan van Eick e a Monalisa de Leonardo de Da Vinci.
Análise: "Nas obras satíricas de Fernando Botero, políticos, militares e religiosos, músicos e a realeza, são retratados com figuras rotundas e sem movimento, assumindo a característica de vida humana estática. De natureza humorística à primeira vista, as pinturas de Botero são geralmente um comentário social com toques políticos."







19 de abril de 2010

Inexplicavelmente a Rede Globo tira do ar a vinheta de aniversário que parece ter algo em comum com a campanha presidencial 2010 do PSDB, que coisa não?!!



VEJA MAIS

Revista americana destaca potencial energético do Brasil - deu no Blog Fatos e Dados da Petrobras


A edição mais recente da publicação americana de negócios e finanças The Deal Magazine traz a matéria “ Brazil power”, que fala sobre o momento único que o país está vivendo, principalmente no setor de energia. Segundo a publicação, “os brasileiros já não dizem mais que o Brasil é o país de um amanhã que nunca se concretiza. Hoje o Brasil tem orgulho de ser a oitava maior economia do mundo”.A matéria destaca que o país vai atrair US$ 38 bilhões em investimentos estrangeiros diretos em 2010 (de acordo com uma estimativa média de 100 economistas). A revista ressalta ainda que, com uma economia estável e em expansão, que escapou do pior da crise financeira global, o Brasil está se revelando um terreno fértil para o setor de energia.

A reportagem fala sobre pré-sal, etanol, investimento em gasodutos, o setor hidroelétrico e a participação da Petrobras em todo este cenário. “Oportunidades significativas de crescimento, estabilidade política e econômica única no Hemisfério Sul e o desenvolvimento do quadro legal fazem do Brasil um destino atraente para os investidores com apetite por ativos de energia que oferecem bons retornos. O momento do Brasil pode ter chegado, mas o futuro continua promissor”, conclui a revista.

VEJA AQUI

Em tempos de tantas coisas impensadas, há quem diga agora que o Papa Bento 16 receberá voz de prisão em breve!

Voz de prisão ao papa
Ivan Lessa
Colunista da BBC Brasil


E no oitavo dia Deus criou Richard Dawkins. Sendo que Richard Dawkins viu que isso era bom e logo se declarou o maior ateísta vivo.
Em suas peregrinações, Richard Dawkins, além de professor para a Compreensão Pública da Ciência, na Universidade de Oxford, tornou-se afamado etologista, biólogo evolucionário e divulgador científico, além de ser tido como um dos mais importantes acadêmicos britânicos. Dawkins insiste no fato de que religião, criacionismo e tudo aquilo que se assemelhe a uma ou outra coisa é pura “pseudociência”. Seu livro, A Ilusão de Deus, vendeu milhões de exemplares e qualquer coisa que tenha uma “inteligência superior” a designar e criar nossos destinos é prontamente atacada por ele em texto mais que virulento.


Richard Dawkins agora está nas primeiras páginas dos jornais, pois se há uma coisa em que ele acredita piamente, se assim se pode dizer, é no poder da imprensa. Juntamente com o jornalista britânico expatriado para os Estados Unidos Christopher Hitchens, Dawkins veio a público – mas muito público mesmo – para anunciar que, no decorrer da já marcada visita do papa Bento 16 às cidades de Glasgow e Cantuária, nestas ilhas, em setembro próximo, o Sumo Pontífice receberá voz de prisão, conforme divulgou o advogado de ambos os ateístas, Mark Stephens.
“Teja preso, seu papa!”, dirá Dawkins? Que argumentou ainda que, do ponto de vista jurídico, o papa não tem direito à proteção oferecida a outros soberanos em visita a este país, uma vez que a estada papal é classificada como estatal e o papa não é um chefe de estado reconhecido pelas Nações Unidas. Trata-se do mesmo raciocínio e princípio legal que levou o ex-ditador chileno Augusto Pinochet a ser preso quando de sua passagem pelo Reino Unido em 1998.

SAIBA MAIS

Fase Vulcänica do Planeta Terra?! Será? O Vulcão Eyjafjallajoekull lança novas nuvens de cinzas nesta noite na Islândia!!

O Marcos Cardozo numa postagem abaixo já havia provocado algumas indagações sobre as atividades vulcânicas na Islândia e o tão falado Aquecimento Global, pois bem, e eu acabei recebendo hoje também uma mensagem texto de `O ECO` afirmando o seguinte:

`O site da New Scientist publicou previsões nada animadoras a quem está sendo prejudicado pelas toneladas de gases emitidos pelo vulcão islandês que entrou em erupção na semana passada. Segundo o pesquisador Thorvaldur Thordarson, da Universidade de Edimburgo, a atividade vulcânica no país aparenta seguir ciclos a cada 50 a 80 anos e seu aumento ao longo da última década sugere que estejamos entrando num período mais ativo. Ele considera que os vulcões islandeses estiveram estranhamente quietos durante a segunda metade do século XX. A julgar pelas recentes atividades vulcânicas observadas, Thordarson acredita que esta etapa mais ativa dure cerca de 60 anos, com picos entre 2030 e 2040.`



VEJA AQUI  

O engraçado é que nos últimos dias eu comecei a leitura do livro: `Gaia: Alerta Final` de James Lovelock, e ele cita que por mais que façamos, não conseguiremos barrar ou interromper o aquecimento global, pois o processo já foi desencadeado de forma irreversível...e cita ainda que uma das formas remotas, capazes de fato de retardar o processo, seria o próprio planeta entrar numa fase vulcânica - muito remota, segundo ele -que fosse capaz de expelir uma gigantesca poeira de partículas na atmosfera e assim reduzir a incidência de raios solares sobre a superfície da Terra...é ou não é uma tese interessante?!

Será que estamos vivenciando uma reação em cadeia da Terra em busca de seu próprio equilíbrio para manutenção da biosfera como a conhecemos?

E pra piorar um pouco mais as condições da aviação na Europa, o Vulcão voltou a lançar enormes nuvens de cinzas na noite desta segunda-feira:


Capital Erótico?

Não sei a quanto anda o chamado Movimento Feminista, que fez escola nas décadas de 1960 e 1970, mas que agora parece anacrônico.
Mas gostaria de saber como o movimento veria essa nova nomenclatura para algo - a meu ver - bem antigo: o "Capital Erótico". Nome novo, mas história velha...
De qualquer forma, analisado sob um prisma mais acadêmico e contemporâneo, reveste-se de uma atualidade e respeitabilidade maior.
Reproduzo abaixo (parcialmente) um artigo da socióloga inglesa Catherine Hakim sobre o assunto. A matéria completa pode ser lida clicando aqui.

Escolhi para ilustrar esse post aqui no Blog a esposa (ou já é ex?) do Presidente da França: a modelo, violonista, cantora e compositora Carla Bruni Sarkozi. Precisava ter tanto capital?

Capital erótico: você sabe o que é? Sabe se tem?
Catherine Hakim

"Michelle e Barack Obama têm. Carla Bruni e David Beckham têm. Katie Price, a modelo britânica conhecida como Jordan, fez uma carreira dele. É tão grande a vantagem que o capital erótico pode trazer para o mercado de trabalho –especialmente nos esportes, nas artes, na mídia e na propaganda- que frequentemente supera os títulos e qualificações educacionais.
Capital erótico é uma expressão que eu cunhei para me referir a uma combinação de atração física e social nebulosa, mas crucial. Propriamente compreendido, o capital erótico é o que os economistas chamam de “ativo pessoal”, pronto para assumir seu lugar ao lado do capital humano, econômico, cultural e social. Entre esses fatores, é igualmente (se não mais) importante para a mobilidade social e o sucesso.
O capital erótico vai além da beleza e inclui o “sex appeal”, o charme e as habilidades sexuais, forma física e vitalidade, competência sexual e habilidades de apresentação, tais como asseamento pessoal, escolhas de roupa e outras artes do adornamento pessoal. A maior parte dos estudos capturam apenas uma faceta do capital erótico: fotografias medem beleza ou “sex appeal”, a psicologia mede a auto-confiança e as habilidades sociais e pesquisas sexuais exploram as capacidades de sedução e número de parceiros.
As mulheres há muito se saem bem nessas artes: é por isso que tendem a estar mais bem vestidas que os homens nas festas. Elas fazem mais esforço para desenvolver as habilidades de charme, empatia, persuasão e empregam a inteligência emocional e o trabalho emocional. De fato, o elemento final do capital erótico é único das mulheres: gerar crianças. Em algumas culturas, a fertilidade é um elemento essencial do poder erótico da mulher. Apesar de a fertilidade feminina ser menos importante em regiões como o Norte da Europa (onde as famílias são menores), a posição dominante das mulheres neste mercado foi reforçada em recentes décadas por um fenômeno muito lamentado: a sexualização da cultura.
Desde a revolução da pílula, nos anos 60, as pesquisas mundiais revelam um aumento dramático em atividades sexuais, em números de parceiros e variedades de sexo. Londres hoje abriga uma feira “Erotica” anual, que apresenta a nova diversidade em estilos de vida e gostos sexuais. Pesquisas da Organização Mundial de Saúde mostram que todos os seres humanos veem a atividade sexual como essencial a uma alta qualidade de vida –mas os homens ainda classificam o sexo como mais importante do que as mulheres. De fato, a alta na demanda mundial por atividades sexuais de todos os tipos (inclusive o sexo comercial, o autoerotismo e o entretenimento erótico) tem sido muito mais pronunciada entre homens do que mulheres. O turismo sexual é essencialmente um hobby masculino, enquanto as revistas eróticas para mulheres frequentemente fracassam.
Isso cria um efeito que deve ser familiar a um economista: as leis de oferta e demanda aumentam o valor do capital erótico das mulheres, particularmente sua beleza, “sex appeal” e competência sexual. Está acontecendo tanto na Escandinávia quanto nos países mediterrâneos, na China e nos EUA. O padrão é confirmado até em países “liberados” sexualmente, tais como França e Finlândia. Os homens têm de duas a dez vezes mais chance de ter casos, comprar pornografia, frequentar clubes de dança erótica e outros entretenimentos eróticos. E as garotas de programa podem ganhar mais que quase todas as outras profissões, apesar do fato de trabalharem menos horas.
É verdade que, como argumentam as feministas, alguns desses relacionamentos podem ser de exploração. E, até certo grau, a nova vantagem das mulheres é mascarada pela explosão da atividade sexual entre homens e mulheres com menos de 30 anos, que hoje consideram normal terem casos de apenas uma noite. Nessa faixa etária há uma paridade de libido, mas o desequilíbrio volta entre homens com mais de 30 –as pesquisas em torno do globo revelam que as mulheres com mais de 30 gradualmente perdem o interesse nos jogos eróticos. (...)"
FONTE:UOL

18 de abril de 2010

Aquecimento Planetário ou Nova Era Glacial? Ou: Minicrônica de Final de Domingo

Aqui no Blog sempre procuramos frisar as questões ambientais, sobretudo os claros indícios do aquecimento global e dos resultantes disso (maremotos, tornados, temporais, etc.) que tendem a ficar mais extremos.
No entanto, ao ver essas imagens do vulcão da Islândia (e do caos aéreo) fiquei me perguntando: se o vulcão radicalizar ainda mais nas sua emissões, esses serão gases de efeito estufa, piorando ainda mais o aquecimento ou (exagerando, é claro) poderíamos ter o contrário, um resfriamento do planeta? Explico melhor: é que existem teorias de que pelo menos uma das eras glaciais teria sido provocado pela sombra das emissões de um gigantesco vulcão. A luz do sol não passava e o planeta congelou.
Bem é apenas um pensamento que me passou e que resolvi registrar aqui. Nem sei valeu a pena. No mais o Botafogo foi campeão (parabéns aos botafoguenses, o meu fluminense já dançou há muito tempo) e eu fui a um sepultamento de uma velha senhora agora à tarde. O Roberto Carlos faz aniversário amanhã (se não me falha a memória) e a mãe dele também se foi, a Lady Laura. E aí eu me lembro daquela velha canção dele: "de que vale tudo isso...?". Bem, sigamos em frente...
Boa semana a todos!

Da Wikipedia:

"De fato, estaríamos em vésperas de uma nova Era Glacial, já que em média o planeta experimenta 10.000 anos de era quente a cada 90.000 anos de Era de Gelo. Devido à ação humana (principalmente através de atividades industriais e do desmatamento florestal), o planeta tem experimentado no último século um período de aquecimento cada vez mais acelerado, quando, a esta altura, já deveria estar iniciando sua fase de esfriamento para entrar em uma nova era do gelo. Se por um lado esse aquecimento global evitaria uma nova glaciação e seus característicos contratempos; por outro está provocando grandes desastres ecológicos como furacões e tornados, secas e queda na diversidade biológica. Além disso, o efeito doaquecimento global não representa um aumento de temperatura em todo o globo, mas sim na temperatura global média. Estudos de previsões dos efeitos desse aquecimento mostram que o derretimento das calotas polares por ele provocado, podem afetar as correntes marítimas, provocando longos períodos de forte glaciação no hemisfério norte, principalmente na América do Norte e Europa enquanto o hemisfério sul sofreria um forte aquecimento.

O impacto da atual civilização sobre o planeta é bem menor que o impacto de um meteoro, como aquele que supostamente provocou a extinção dos grandes répteis."

Sobre TV, Música e Mentiras

Não vejo muito a TV aberta. Quando dá tempo ficando 'zapeando' pelas centenas de canais por assinatura que somos obrigados a engolir para ter um pacote melhor.
Mas tem coisa boa. Um dos que gosto é o canal GNT, dos poucos que exibem documentários e que tem um canal de aúdio na Internet com programação de um jornalista que admiro muito chamado Artur Dapieve.
Selecionei dois videos do canal: um com o resumo de um documentário (sobre mentiras) o outro com uma amostra do trabalho do Dapieve no Set List.