1 de junho de 2011

14 Bis: Mais de 30 anos de estrada celebrando (finalmente) o retorno de Flávio Venturini

Provavelmente o grupo musical brasileiro que mais gosto seja o 14 Bis. Sobretudo sua produção dos anos 80.
A banda conseguiu ao longo de sua carreira fazer uma música ao mesmo tempo bem brasileira, mas de sonoridade internacional.

Não é para menos. Grandes talentos influenciados por nomes como Beatles, Jimi Hendrix, Milton Nascimento, etc. só poderia dar nisso.
Ao ouvir 14 Bis você estará ouvindo: "música de barzinho", "música de Luau", MPB, "Clube da Esquina" (Minas Gerais), Rock Progressivo (Rio, São Paulo, Londres), Pop/Rock Brasil, etc.

Isso dá uma "mistureba" sem sentido? Não. Aí que está. Nos primeiros acordes de qualquer canção da banda você reconhece o 14 Bis imediatamente.
As diversas referência não tornaram o som confuso. Pelo contrário, forjaram uma marca registrada sem paralelo no Brasil.
Filho direto do Progressive Rock da banda O Terço e das melodias das esquinas mineiras, o 14 Bis é o grupo brasileiro que mais gravou canções inesquecíveis, sem exagero.
Algumas delas (somando nesse caso a obra solo do Flavio Venturini que eles sempre gravaram e executaram em shows): "Planeta Sonho", "Natural", "Bola de Meia Bola de Gude", "Canção da América", "Caçador de Mim", "Nascente", "Todo Azul do Mar", "Perdido em Abbey Road", etc.
Um dos meus shows inesquecíveis foi exatamente o 14 Bis no Automóvel Clube Fluminense, por volta de 1984. Faz tempo, né?
Reproduzimos abaixo duas edições do programa "Sarau", comandado pelo jornalista Chico Pinheiro, que trazem entrevista cheia de cenas resgatadas de shows e muitas dessas maravilhosas e inesquecíveis canções.

E a volta de Flávio Venturini!
Vale a pena ver e ouvir.






Banda 14 Bis celebra a volta de Flávio Venturini

"Banda surgiu nos anos 70 e fez sucesso durante os anos 80. Os integrantes do 14 Bis relembram o momentos marcantes na trajetória do grupo e tocam alguns de seus maiores sucessos. Eles falam da volta de Flávio Venturini e de projetos futuros da banda."

Um comentário:

ALICE IN WONDERLAND disse...

Marcos,
Muito boa a entrevista e ótimas as músicas.
Tmbm adoro o 14bis!