29 de junho de 2011

Semana WikiLeaks Brasil

Pessoal, o site da "Pública" - uma agência de reportagem e jornalismo investigativo - está disponibilizando durante esta semana uma série de documentos procedentes do WikiLeaks relativos ao Brasil que não haviam sido divulgados ainda.
Todos os dias são disponibilizados análises de uma série de telegramas secretos enviados por embaixada e consulados americanos para a matriz relativos a situações brasileiras.
Documentos históricos interessantes.

Alguns itens já analisados:

Serra, governador, pediu ajuda aos EUA contra ataques de PCC
Vaticano: poucos padres e pouco celibato na América Latina
Proibição ao aborto é “lei que não pega”, diz embaixada
Cônsul e FHC ironizam movimento “Cansei”
Aécio Neves comentou sobre disputa com Serra a cônsul
EUA apontaram Lobão como defensor da privatização do setor elétrico
As conversas da embaixada com a ministra Dilma
Hidrelétrica brasileira na Guiana serviria de apoio em disputa com a Venezuela
Diretor da Vale reclamou de ingerência do governo na companhia
EUA: assembleia de Brasília é “refúgio de canalhas”
Além de Chávez, americanos pediram que Lula “moderasse” Evo Morales
China pensa que Brasil não tem “capacidade” para ser líder

Vale a pena ver: Pública - Wikileaks.

Semana Wikileaks
"15 repórteres, 2.500 documentos, 3 dias. O resultado são cerca de 50 matérias inéditas sobre documentos diplomáticos referentes ao Brasil obtidos pelo WikiLeaks, que serão publicados durante esta semana no site da Pública.

A Semana WikiLeaks é uma iniciativa coletiva, capitaneada pela Pública com o apoio do WikiLeaks e a participação de jornalistas independentes que acreditam que histórias de interesse público devem ser contadas.

São eles: Andrea Dip, Anselmo Massad, Tadeu Breda, Julio Cruz Neto, Jessica Santos, Mariana Simões, Igor Ojeda, Tatiana Merlino, Daniel Santini, Glauco Faria, João Perez, Natalia Viana, Débora Prado, Paula Sambo e Ana Aranha.

Nos dias 10, 11 e 12 de junho, esses jornalistas se reuniram voluntariamente na sede da Pública, na Barra Funda, para ler todos os documentos referentes ao Brasil que ainda não foram publicados no site do WikiLeaks. Além de documentos da embaixada em Brasília e consulados em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, a Pública também teve acesso a despachos de outras embaixadas, referentes ao Brasil.

São documentos inéditos, produzidos entre 2004 a 2010, debatendo grandes questões nacionais.

A preocupação da Pública é dar visibilidade a esses telegramas, que contam o que se discute nas relações internacionais – conversa a conversa, reunião a reunião.

Durante esta semana, os documentos originais serão publicados no site da Pública e no site do WikiLeaks. No dia 4 de julho, todos os telegramas brasileiros serão disponibilizados no site do WikiLeaks.

Todas as reportagens são em creative commons, para livre reprodução desde que citada a fonte.

“Meses depois deste vazamento tomar as manchetes da imprensa, há ainda muitas informações importantes nos documentos de todos os países. Estes documentos são mais que notícia, eles contam a história desses países. Até mesmo documentos que já foram publicados no site do WikiLeaks trazem revelações inéditas, e estão ali para serem pesquisados pelo público”, diz o porta-voz do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson."

Nenhum comentário: