13 de junho de 2011

Nada é o que "parece" ser?


Wikipedia:
"Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação".

"Conceito infundado sobre um determinado grupo social, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, frequentemente depreciativa; modelo irrefletido, imagem preconcebida e sem fundamento".

O diretor Gary Nadeu explorou muito bem a estratégia de enganar o expectador utilizando as ideias preconcebidas e estereótipos neste filme de 7 minutos.

É claro que ele usou estratégias para dirigir a observação e conseguiu um ótimo resultado.

É um "conto" de Nova Iorque com destaque para a ópera de Verdi ("Rigoleto").

O diálogo, que só aparece no final, não tem legendas em português mas mesmo quem "no speak americano" consegue entender o desfecho da história.

Vale a pena ver. Para ampliar a tela cliquem nas setas (entre HD e Vimeo).


Pizza Verdi (2011)

A short film by Gary Nadeau

running time: 7 minutes 42 seconds

Featuring MARIE ZAMORA and NORM LEWIS

© HEROIC PICTURES, INC 2011

3 comentários:

M.I.A. disse...

Muito bom Marcos!

Ryan disse...

Grande descoberta Marquinho. É por isso que sempre dou uma olhadinha aqui no blog de vcs.
Esse filme merece um prêmio. Ótimo roteiro, ótima iluminação, etc. Uma história bem contada em 7 minutos. E o melhor: seu comentário, via Wikipedia, certeiro!
Abraço.
Nos vemos no Festival de Rio das Ostras!!!!

Anônimo disse...

interessante o fime. nem adianta negar. logo chegamos a conclusao que o cara da pizza é bandido. preconteitos incoscientes facilitam essa percepçao. muito bom.