10 de junho de 2011

João Gilberto: 80 anos


Não poderia deixar de registrar esta data aqui em nosso blog. João Gilberto está completando hoje 80 anos, provavelmente trancado lá no seu apartamento no Leblon.
Eu demorei a entender a genialidade e a importância desse baiano/carioca para a música internacional. Isso mesmo. Não estou falando de MPB. É música do mundo.
Escuto e analiso música (como amador) a uns 30 anos. Somente de uns 10 anos pra cá é que comecei a entender o som desse cara.
E foram três os motivos: a leitura sobre a história da Bossa Nova; a repetida audição de muitos clássicos desse estilo e - o mais importante para mim - a descoberta de uma infinidade de jovens músicos, cantores, bandas e DJs em todas as partes do mundo que se referenciavam na Bossa-Nova para criar sua "nova" música e muitas vezes nem sabiam disso.
De Matt Bianco a Sade, passando por criadores de Lounge Music, New Age e até Rock e batidas dance (diversas) tá ali a Bossa Nova no mundo.
Aquela marcação única criada pelo João Gilberto no seu violão e que vai se perpetuar para muito além desses 80 anos...
Não é a toa que os maiores especialistas em música da Europa, Japão e Estados Unidos se dobram ante essa lenda viva brasileira.
Happy Birthday, Mr. João Gilberto.



A mesma "Chega de Saudade", desta vez com a filha dele, a ótima cantora Bebel Gilberto, na época ainda bem jovem, fazendo sua estréia.

3 comentários:

Josiane disse...

Olá Marcos e Luiz Felipe.
Notei que entre as sugestões vocês colocaram um caminho para um site chamado Healing Music Radio. Pelo que vi trata-se de um site com músicas que fazem bem para saúde física e mental.
No entanto eu consigo acessar, a página abre mas não ouço nada. Sei que está tocando mas não sai no computador. Tenho que fazer alguma coisa par ouvir a música?
Obrigada!

Marcos Oliveira disse...

Josiane, quando estiver na página da Healing Music Radio, escolha (naquele pequeno quadrado no meio da tela à esquerda) o player. Normalmente é só clicar no símbolo do Windows Media Player que ele abre, carrega e começa a tocar.

Anônimo disse...

[url=http://louboutinmart.co.uk]christian louboutin uk[/url] You can finish cooldowns instantly, add extra protection periods, Expand your Tavern, Buy extra Building teams, Buy extra storage space, Attack NPC's without waiting for reset, buy extra battle orders. [url=http://dkgoose.com]canada goose[/url] Susdzzbik [url=http://csrhelix.com]canada goose[/url]
jbqdlo 851479 [url=http://www.chilliwackbombersoutlet.com]canada goose arctic parka[/url] 968965 [url=http://www.beatsbydreaonsales.com]beats by dre sales[/url]