10 de junho de 2011

O Prazer do Olfato

Olhem só a citação de Marcel Proust feita pela Sommèlier profissional Alexandra Corvo, a respeito do olfato e do vinho:

"A relação de artistas com o vinho e seus prazeres sensoriais sempre foi evidente. Com certeza, um dos parágrafos mais impressionantes sobre como o sentido do olfato toca o coração de alguém foi escrito por Marcel Proust em seu "No caminho de Swan". Ao saborear uma madalena mergulhada no chá, suas memórias da infância o movem de tal maneira que escreve: “Mas quando mais nada subsiste de um passado remoto, após a morte das criaturas e a destruição das coisas, sozinhos, mais frágeis porém mais vivos, mais imateriais, mais persistentes, mais fiéis, o odor e o sabor permanecem ainda por muito tempo, como almas, lembrando, aguardando, esperando, sobre as ruínas de tudo o mais, e suportando sem ceder, em sua gotícula impalpável, o edifício imenso da recordação”. Nada a acrescentar, a não ser: beba vinho!"

O blog dela é esse aqui:
Alexandra Corvo.

Eu só acrescentaria: aproveitem também as possibilidades do olfato através de um bom perfume francês (Ok, pode ser um nacional também).


Sobre o vinho, além do seu perfume natural, resta o prazer de desgustá-lo nesse friozinho gostoso, inclusive no domingo, Dia dos Namorados.


Bom Fim de Semana!

Um comentário:

Maria Inês disse...

Como sempre, muito bom gosto.
Bj.