12 de junho de 2011

Dia dos Namorados (2)

Domingo de manhã, belo dia que amanhece.
Liguei a TV para ver a programação esportiva do dia e vi que tá complicado.
Muita coisa legal pra ver:
- Liga Mundial de Volei (Brasil x Estados Unidos)
- Mundial de Motovelocidade (Londres, embaixo de chuva)
- Final do torneio Queens (tênis, grama, Londres)
- Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1
- Corinthians x Fluminense

Os três primeiros agora de manhã. Os dois outros à tarde.
E eu ainda tenho que lavar o carro e outras tarefinhas dominicais (rs)... Além do almoço do Dia dos Namorados, né?

Aliás recebi um e-mail de uma pessoa dizendo que ontem eu coloquei um post sobre o Dia dos Namorados mas o dia é hoje.

É verdade mas me adiantei porque muitos comemoraram ontem a noite, uma vez que hoje, sendo domingo, a maioria tem que dormir mais cedo...
E foi o que aconteceu mesmo: por volta das 21 horas os bares e restaurantes estavam lotadíssimos de casais.

De qualquer forma, seguem mais duas homenagens ao Dia dos Namorados - paixões e namoros jovens ou antigos; passageiros ou eternos; proibidos ou que vivem na expectativa, etc.).
Uma linda música de Tim Maia que fala que o "céu está tão lindo" e outra do Pink Floyd.

Bom domingo!


"Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti
Porque é primavera
Te amo é primavera
Te amo meu amor
Trago esta rosa para te dar..."


"Como eu queria
Como eu queria que você estivesse aqui
Somos apenas duas almas perdidas
Nadando num aquário
Ano após ano
Correndo sobre o mesmo velho chão
O que encontramos?
Os mesmos velhos medos
Queria que você estivesse aqui..."

3 comentários:

ALICE IN WONDERLAND disse...

Duas lindas canções Marcos. O Charlie Brown foi muito legal mas tava faltando sua marca registra que são são as bonitas músicas bem selecionadas.

Bom domingo dos namorados a todos.

Obs> vou ver a Moto GP e o tênis em HD igual vc. : )

J.C. disse...

Tim Maia e Pink Floyd animam qualquer domingo.

Artur Xexeo disse...

Tenho uma desconfiança de que só no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado no 12 de junho, como hoje. Parece que em Portugal, até algum tempo atrás, era este também o Dia dos Namorados. Mas, de uns tempos para cá, a comemoração passou a ser no dia 14 de fevereiro, como prega o cinema americano.

Se é para festejar um dia dos namorados, 14 de fevereiro talvez seja mais adequado. Era nesse dia que, no antigo Império Romano, realizava-se o Festival do Amor de Afrodite. É esse também o Dia de São Valentim, um santo que tem tudo a ver com a celebração do amor. Com o objetivo de criar um exército poderoso, o imperador Claudio II proibiu a realização de casamentos. Ele acreditava que, sem famílias, os jovens se alistariam com mais facilidade. Contrariando a lei, São Valentim, que na época não era santo, era só um bispo, realizava casamentos em segredo. Por acreditar no amor, Valentim foi preso e condenado à morte. Foi decapitado num 14 de fevereiro. É mais do que justo que tal data seja festejada pelos que acreditam no amor.

E o 12 de junho? Sinceramente, a única explicação que encontro é que é véspera do dia de Santo Antônio, nosso santo casamenteiro. Mas por que se comemorar o Dia dos Namorados na véspera?

O certo é que, 14 de fevereiro ou 12 de junho, esta talvez seja a data mais perversa no calendário que anima o comércio. Para quem não está namorando, não há dia mais triste que o Dia dos Namorados. É por isso que sugiro aos solitários de hoje que busquem outros motivos para festejar neste domingo.

Por exemplo, hoje, na França, é o Dia do Beagle. Isso mesmo, aquele cachorro bonitinho sujo exemplar mais famosos é o Snoopy. Se você tem um beagle, passe o dia com ele, substitua sua ração por comida caseira, deixe ele ficar sem tomar banho... Se não tem, será que não é uma boa desculpa para comprar um?

Hoje é também o Dia da Rússia. Afinal, foi num 12 de junho que o país se declarou independente da União Soviética. Proponho que os não namorados sigam alguns costumes russos. Por exemplo, no almoço ou no jantar de hoje, a mulher não deve se sentar à cabeceira da mesa. Se o fizer, corre o risco de nunca se casar. É só uma superstição local, mas, já que a ideia é não sofrer porque se está sozinha no Dia dos Namorados, não custa nada respeitá-la. Quem sabe, no ano que vem, a situação já seja outra?

São Valentim não tem a exclusividade do dia 12 de junho. Este é o dia também de Santo Onofre. Para quem não está ligando o nome ao santo, Santo Onofre foi um eremita que viveu mais de 60 anos no deserto, cobrindo-se apenas com o cabelo e um calção feito de folhas. Isso foi no século IV. É a ele que se deve recorrer quando se quiser curar uma ressaca.

Para terminar, hoje se comemora, em São Paulo, o Dia do Enxadrista. Imagino que a ideia seja passar o Dia dos Namorados jogando xadrez. Ninguém merece.