23 de junho de 2011

Beto Guedes e Lumiar

Nova Friburgo ainda está se recuperando da tragédia do verão. Estamos torcendo para que tudo volte ao normal logo.
Frequentamos aquela agradável cidade a uns 25 anos.
Acho que foi em 2009 a última vez que estivemos lá.
Mas deve fazer uns 20 anos que não vamos a um distrito de Friburgo chamado Lumiar.
Sempre planejamos retornar, mas das últimas vezes acabamos ficando no lado contrário da cidade, o circuito que envolve a bela estrada Friburgo-Teresópolis.
Uma boa oportunidade seria no período entre 15 e 18 de julho (já vou explicar porque), mas outros compromissos talvez nos impeçam.
Lumiar (que fica perto de outro paraíso chamado São Pedro da Serra) era um lugarejo nos anos 1980.
Deve ter crescido, mas talvez nem tanto. Espero que ainda conserve o cenário bucólico com linda natureza ao redor.
Talvez vocês não conheçam Lumiar, mas já devem ter ouvido uma canção do mesmo nome criada pelo mineiro Beto Guedes - pertencente ao famoso "Clube da Esquina" - em uma temporada que passou lá nos anos 1970.
Ela tornou famoso o encantador lugar.
Pois agora essa canção está completando 35 anos e resolveram fazer uma comemoração!
Ela foi inserida no primeiro disco solo do Beto Guedes chamado "A Página do Relâmpago Elétrico", de 1976. Nesse disco tem outras clássicas como "Maria Solidária" (de Milton Nascimento e Fernando Brant) e "Nascente" (de Flávio Venturini e Murilo Antunes).
A comemoração será exatamente em Lumiar entre os dias 15 e 17 de julho, constando de diversas atividades no local, incluindo shows do cantor Tunai (outro mineiro de alto nível, autor de "Frisson" entre muitas outras) na sexta-feira e - o mais importante - do próprio Beto Guedes no sábado!
Para quem conhece e não conhece Lumiar e para quem gosta do Beto Guedes, um ótimo programa no mês de julho.
Confiram mais detalhes em: Beto Guedes em Lumiar.



P.S. 1 - O Blog do Luiz Felipe Muniz contabilizou ontem a marca de 130.000 acessos! Agradecemos a 'audiência'. E já estamos com mais de 131.000...
P.S. 2 - E mais uma vez quase quebramos o recorde de acessos em um único dia. Nas últimas 24 horas foram 1.356. Continua o recorde de 1.820 acessos que tivemos na época do segundo turno das últimas eleições presidenciais.
P.S. 3 - Bom feriado a todos!

3 comentários:

Denise D+ disse...

Marcos, estava conectada e fui acompanhando a inserção desses últimos posts.
Todos muito bons.
Ri muito com a resposta da tenista.
E foi uma surpresa saber desse evento com Beto Guedes em Lumiar que faz parte de minhas recordações. Não poderei ir ao festival mas quem sabe irei em Lumiar.
Bom feriado a todos e parabéns a vc e ao Luiz Felipe pelo sucesso do blog.

Josi disse...

Os jovens nem devem conhecer o Beto Guedes, muito menos Clube da Esquina. Tambem acho que não vão gostar muito de Lumiar, urbanos que são.
Mas para a nossa geração tudo isso são ícones de bons tempos. De qualidade artística, de natureza, de humanidade. Tá tudo agora meio que descartável, sem continuidade, sem sentido.
É Marcos, acho que estamos ficando fora desse circuito do mundo atual.
Por isso vale a pena ir lá em Lumiar e reviver, como vc diz, os "Good Times".
O Leonardo Boff está certo.
Bom feriado. Bjs.

Luiz Felipe Muniz disse...

É isso aí!

Continuo achando que o grande barato dos blog's é de fato esta provocação livre, é este compartilhar mais na intimidade e mais no fundamento...uma maneira surreal de partilhar idéias, obter em tempo quase real reações sem os efeitos e recursos do mercado...vivemos uma revolução magnífica...muitos surfam apenas pelo puro desejo de combater a solidão oculta que habita em cada um...outros porque não suportam a quietude d'alma, apostam nas habilidades sensitivas da escrita bem postada, bem construída, bem acolhida, bem-vinda, sedutora...

Surgimos meio que ao acaso no cenário dos blog's e é muito bom saber que temos sido acompanhados por uma gente curiosa, amante das artes, afinadas com os rumos políticos, sociais, ambientais, etc do Brasil e do mundo...mais uma vez agradecemos, vcs são uma grande companhia, vamos em frente!