8 de julho de 2011

Desintoxicação Digital

Essa é boa.

Muita gente tá precisando disso. Eu, inclusive...

Um hotel, lago, verde, sem conexão...

Hotéis dos EUA oferecem pacotes de 'desintoxicação digital'

Hóspedes devem deixar aparelhos eletrônicos na recepção dos hoteis.
Psicóloga defende que as pessoas devem-se impor limites à conexão virtual.

"Enquanto a tecnologia se torna cada vez mais portátil e presente na vida dos viajantes em todo o mundo, há quem comece a achar que as férias devem ser um momento mais desligado do mundo virtual. Vários hotéis dos Estados Unidos criaram, nos últimos meses, pacotes que oferecem "desintoxicação digital".

A proposta é que os hóspedes deixem do lado de fora seus smartphones, tablets e todos os aparelhos tecnológicos que não são largados no dia-a-dia, e mergulhem em momentos de descanso, livres da tecnologia. "Pode ser uma chance de as pessoas voltarem um pouco ao mundo real, ao contato físico umas com as outras e ao autoconhecimento", explicou a psicóloga Marina Vasconcellos, terapeuta familiar e de casal pela UNIFESP, em entrevista ao G1.

O Lake Placid Lodge, localizado no estado de Nova York, é um dos locais que buscam evitar que os hóspedes continuem ligados a sua vida por meio da internet. O hotel oferece o pacote "Check-in to check-out". A ideia o hóspede é chegar lá e sair do mundo virtual por duas noites em um chalé sem televisão ou conexão com a internet.

Nosso sistema de entretenimento dentro do quarto é uma lareira"
Lake Placid Lodge, NY

"Nosso sistema de entretenimento dentro do quarto é uma lareira, a vista para o lago e a companhia um do outro", diz o anúncio do pacote de duas noites, que custa US$ 1.340.
Todos os equipamentos eletrônicos devem ser deixados na recepção do hotel.

Além do chalé e da desintoxicação do mundo virtual, o hotel oferece aulas de yoga, área para pesca, barcos para passeio, livros e aulas de gastronomia.

Digital Detox
Segundo a psicóloga, a ansiedade de estar conectado o tempo todo vem da falta de limite das pessoas. "A partir do momento em que os smartphones permitem, as pessoas acham que precisam ficar conectadas o tempo todo. As pessoas deveriam se colocar limite permanentemente", disse. Segundo ela, isso pode ser um problema psicológico. "Tem gente que fica muito ansiosa."

Leia o restante: G1


Nenhum comentário: