21 de julho de 2011

Nuvens fantásticas: Morning Glory.

Dias atrás o grande amigo Luiz Geraldo - Tap - me mandou algumas fotos que fiquei admirando durante um bom tempo. Cheguei a me lembrar de que havia presenciado tal fenômeno em alto-mar, quando ainda embarcava em Cherne I...a sensação era de estar diante de uma gigantesca onda se deslocando lentamente no horizonte, algo meio estarrecedor para quem está numa plataforma marítima a 120 km do continente, e ao mesmo tempo belíssimo... depois vou tentar encontrar as fotos que tirei lá na Bacia de Campos, acho até que postei no blog, mas não me recordo bem...

"As nuvens chamadas de "Morning Glory"(Glória da Manhã) são formações raríssimas, cuja origem os meteorologistas ainda não conseguem explicar totalmente. A teoria mais aceita atualmente é de que o fenômeno acontece quando há o choque de ventos em direção contrária, com temperaturas e altitudes específicas, soprando de forma contínua."

Veja e sinta a sequência abaixo:






4 comentários:

Junior disse...

A natureza é linda. Belas fotos, mas deve assustar quem vê de perto.

Junior disse...

A natureza é linda. Belas fotos, mas deve assustar quem vê de perto.

Anônimo disse...

Sr. Luiz Felipe
Se tiver interesse em ver as fotos da "Glória Matutina" sobre a Baía de São Marcos, em São Luis -MA entre em contato comigo (arquivale@uol.com.br) e lhe mandarei as fotos que fiz em 2008 e 2009. Divulguei apenas uma no portal Imirante.com
Arquimedes Vale

Anônimo disse...

Agradeço e parabenizo por você postar estas imagens. Elas servem para pessoas quaisquer e para estudantes e profissionais atuantes em áreas que precisem delas. Tudo de bom pra você!