4 de julho de 2011

Duas Serestas?

Não estranhem essa mistureba no mesmo post. Se for sempre tudo igual fica... repetitivo!

Eu não sou da “época de ouro” das Serestas. Mas era uma coisa legal.


Seresta não é gênero de canção mas um costume: "Seresta foi um nome surgido no século XX, no Brasil, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata. Ato de cantar canções de caráter sentimental a noite, pelas ruas, com parada obrigatória diante das casas das namoradas, a serenata já apareceria descrita em 1505 em Portugal por Gil Vicente na farsa Quem tem farelos?"

Entre os gêneros musicais preferido dos seresteiros está a Modinha: "A Modinha é uma composição suave, romântica e chorosa, que foi influenciada pela ópera italiana". Sucesso no Brasil na primeira metade do século passado, a Modinha saiu de moda junto com a Seresta com a chegada dos anos 1960.

Essa é uma Modinha/Seresta "tardia", composta por Sergio Bittencourt que ganhou o "I Festival Nacional de MPB – O Brasil canta no Rio" em 1968 promovido pela extinta TV Excelsior (canal 2, Rio).

Quem canta é o Taiguara.

Os jovens vão estranhar essa. Mas, que tal ver e ouvir?


Aos jovens que sobreviveram à "Modinha", um prêmio e uma pergunta: será que músicas como essa do Avenged Sevenfold (ou A7X) poderiam ser (ou fazer parte de) uma 'Nova Seresta'?

Respostas à parte, esse clip de "So Far Away" acabou sendo uma homenagem ao baterista Jimmy 'The Rev' Sullivan que morreu prematuramente em 2009 aos 28 anos.


Nenhum comentário: