Não estranhem essa mistureba no mesmo post. Se for sempre tudo igual fica... repetitivo!
Seresta não é gênero de canção mas um costume: "Seresta foi um nome surgido no século XX, no Brasil, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata. Ato de cantar canções de caráter sentimental a noite, pelas ruas, com parada obrigatória diante das casas das namoradas, a serenata já apareceria descrita em 1505 em Portugal por Gil Vicente na farsa Quem tem farelos?"
Entre os gêneros musicais preferido dos seresteiros está a Modinha: "A Modinha é uma composição suave, romântica e chorosa, que foi influenciada pela ópera italiana". Sucesso no Brasil na primeira metade do século passado, a Modinha saiu de moda junto com a Seresta com a chegada dos anos 1960.
Essa é uma Modinha/Seresta "tardia", composta por Sergio Bittencourt que ganhou o "I Festival Nacional de MPB – O Brasil canta no Rio" em 1968 promovido pela extinta TV Excelsior (canal 2, Rio).
Quem canta é o Taiguara.
Os jovens vão estranhar essa. Mas, que tal ver e ouvir?
Aos jovens que sobreviveram à "Modinha", um prêmio e uma pergunta: será que músicas como essa do Avenged Sevenfold (ou A7X) poderiam ser (ou fazer parte de) uma 'Nova Seresta'?
Respostas à parte, esse clip de "So Far Away" acabou sendo uma homenagem ao baterista Jimmy 'The Rev' Sullivan que morreu prematuramente em 2009 aos 28 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário