3 de julho de 2011

Sobrevoando o Rio de 1967, com Roberto Carlos em Ritmo de Aventura

Bem, esse post não faz parte da "retrospectiva" (vejam abaixo). Quer dizer, mais ou menos.

Me lembro que teve uma época no antigo endereço do blog (na UOL e que foi tudo perdido) que fiz uns posts sobre os filmes feitos pelo Roberto Carlos nos anos 60.

Naquela época era uma forma de divulgação das músicas dos discos através do cinema, uma vez que a TV ainda não era tão difundida. Era a pré-história dos videoclips que depois se tornariam populares via MTV.

Os Beatles fizeram isso com os filmes "A Hard Days Night", "Help", "Magical Mistery Tour" e "Yellow Submarine".

Pois na semana passada recebi um link de um amigo para um video no You Tube.

Era exatamente uma cena de um helicóptero sobrevoando o Rio (que eu não me lembrava) do filme "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" de 1967.

Muito legal!

Reproduzo abaixo não só o trecho do filme, como também os comentários, feitos por alguém que entende do Rio e de helicópteros.

As músicas são "Namoradinha de um Amigo Meu" e "Canzone Per Te".


"O helicóptero pertencia à antiga Companhia VOTEC (Voos Técnicos e Executivos), facilmente identificada pela logo-marca. Foi a primeira empresa contratada para efetuar voos para as plataformas marítimas da Petrobras.

Trata-se de um clip gravado durante a produção do filme "Roberto Carlos em ritmo de aventura", elaborado em plena época da Jovem Guarda.

Na travessia do Túnel do Pasmado o trânsito foi interrompido e pode-se ver alguns veículos aguardando o término da ação.

Ainda não existiam a Torre do Rio Sul ou o Condomínio Morada do Sol. A Avenida Atlântica possuía apenas uma pista de rolamento.

Ao passar pela Cinelândia (Avenidas 13 de Maio e Rio Branco) pode ser visto o antigo Senado Federal (conhecido como Palácio Monroe) demolido durante as obras do Metrô Rio (não perguntem por quê).

O pouso foi feito no prédio do antigo Banco do Estado da Guanabara hoje Banco Itaú S.A., na Avenida Nilo Peçanha provavelmente o único heliporto existente, então, no centro da cidade.

Naquela época, que deixou muitas saudades, o Rio de Janeiro era chamado de Estado da Guanabara.

O piloto que realizou este voo já faleceu e pelas normas atuais de segurança seria impossível realizar um procedimento semelhante.

Até hoje se elogia a habilidade do piloto em passar pelo túnel, em uma única passagem, sem um treinamento mais específico."

Um comentário:

JC disse...

Muito bom!
Me lembro desses filmes do Roberto. Além desse teve O diamante cor de rosa e A 300 km por hora.
Todos com muitas músicas do Roberto daquela época. Essa cena do helicóptero no Rio é mesmo histórica. Os outros filmes também tem algumas cenas legais no Rio.
Valeu!