18 de agosto de 2009

Enquanto a dita "opinião pública" da Rede Globo bombardeia Dilma e Sarney, nos bastidores a discussão é o Pré-sal!

A página do UOL - Notícias propõe o seguinte debate, participe lá:

Brasil deve limitar participação estrangeira na exploração de petróleo?

Diante da mais importante descoberta de petróleo do mundo em anos, o governo brasileiro está buscando recuar de mais de uma década de cooperação estreita com as companhias de petróleo estrangeiras e controlar mais diretamente a extração.

A medida faz parte de um impulso nacionalista para aumentar os benefícios obtidos pelo país com seus recursos naturais e cimentar sua posição como potência global.Mas isso poderia retardar significativamente o desenvolvimento dos campos de petróleo, em um momento em que o mundo está à procura de novas fontes de energia, disseram analistas de energia e de risco.

Para José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, o nacionalismo que está borbulhando no momento "não é um nacionalismo contra os estrangeiros", mas sim um debate sobre a velocidade do desenvolvimento, quem ficará com maior parte do fluxo de receita e quem se beneficiará da tecnologia e conhecimento relacionados.

*As informações são do UOL Notícias.

Na sua opinião, o Brasil deve assumir maior controle dos campos de petróleo, limitando a participação estrangeira? Comente.

PARTICIPE AQUI

Nenhum comentário: