27 de agosto de 2009

Sobre o que falou a Prefeita de São João da Barra em Brasília a respeito do Complexo do Açu, é o que penso:

Não se trata, absolutamente, de uma questão tão rasa como a posta pela Sra. Prefeita:"Estamos tendo o cuidado possível para acomodar a questão ambiental e principalmente a população.”

"Acomodar"? Este não é o verbo que deveria fazer parte desta vital discussão - que deveria ser muito mais democrática -, mas sim o verbo "Inserir".

A pouca transparência e o excesso festivo entorno do "Complexo do Açu" somente produz desconfiança e preocupação, não somente entre os que já conhecem bem as mazelas sócio-ambientais promovidas por investimentos similares mundo afora, mas também entre as humildes e despreparadas comunidades rurais e urbanas de nossa região, que já estão sentindo os efeitos deste processo em implantação surda e veloz.

Mesmo com a ação oportuna e corajosa dos membros do Ministério Público Federal, sinto dizer que não creio que chegaremos a um cenário mais equilibrado, seguro e sustentável para as atuais e próximas gerações regionais.

A intervenção empresarial proposta, parece ter proporções bem mais amplas e complexas do que as estruturas atuais do Poder Executivo - de fiscalização e controle sócio-ambientais -, municipal, estadual e federal podem dar conta, com isso, vigora o império da omissão coletiva e pública, onde a maioria dos cidadãos e cidadãs apenas se orgulham com a idéia de que finalmente o "progresso" nos alcançará, incapazes de supor o grau de transformações que será imposto nesta macro-região brasileira nos próximos meses e anos.

Este é um empreendimento gigantesco que não tem rosto e nembandeira oficial que se responsabilize pelas consequências reais que já ocorrem. A tática foi colocar a cara do Estado na frente da população para dialogar o mínimo com ela, enquanto os projetos e os trabalhos são tocados velozmente por diversas empresas dia e noite...

Um "Pool" de companhias que não conhecemos sua história e nem os seus compromissos com a região...a grande maioria de nós somente continua adorando aquele sorriso mágico e meio irônico do mega-especulador Eike Batista, que muito em breve sairá de todo o complexo pela tangente...pois a sua questão é vender informações privilegiadas e colher fartos lucros por onde chega...

Ainda veremos muito mais!!

2 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Ótimas e oportunas colocações Felipe. A velocidade dessas obras impressiona, e é muito mais do que imaginamos se contarmos as estradas construídas a toque de caixa. Parece que não existe nenhuma fiscalização de nada.

Anna Karina disse...

Oi Felipe
Gostaria de te convidar para conhecer meu blog.
camadegatogoytaca.blogspot.com
Um abraço