13 de agosto de 2009

Mais do cinema que fui...recomendo...



Para alguns um épico dos bons, para outros um drama mediano. Eu gostei muito do filme do diretor russo Sergei Bodrov, uma produção do Cazaquistão/2007 e que foi indicada para o Oscar de melhor produção estrangeira.

O filme aborda bem o mito do guerreiro mongol Genghis Khan; uma infância de sofrimento e dor transforma até um frágil menino em um obstinado guerreiro e líder da Mongólia.

A crítica em geral aplaudiu a produção...eu adorei apreciar este épico de imagens e figurinos ricos em detalhes...a mulher escolhida para o grande guerreiro é linda, além de encarnar muito bem a figura de uma mulher poderosa e companheira fiel em todos os momentos, valeu!

Veja que colocações interessantes sobre a obra:

"O roteiro escrito por Bodrov em parceria com o colaborador Arif Aliyev acompanha a saga do protagonista desde sua infância em 1172, quando ainda era conhecido pelo nome de batismo, Temudgin (Odnyam Odsuren). Durante uma viagem, o garoto, então com nove anos, se vê às voltas com a morte do pai, líder da tribo, assassinado por um clã rival.

Segundo os costumes, quando o Khan (rei tribal) é eliminado, sua família é abandonada pelo povoado e o primogênito perseguido pelo algoz. É o que acontece com o garoto que se torna um fugitivo. Para sobreviver, devota sua fé na lenda xamânica do lobo cinzento que devora a Terra.

Em suas andanças, Temudgin tem sua vida salva, não pelo lobo – que é mais uma metáfora do que seu império viria a ser tornar -, mas pelo garoto Jamukha (Amarbold Tuyshinbayar). A amizade é imediata e faz com que os dois selem um pacto de sangue, tornando-se irmãos. Quando Borte (Khulan Chuluun), mulher de Temugin, é roubada pela tribo dos Merkit, ambos dão início a uma sangrenta batalha contra os raptores. Mais tarde tornam-se os Khans mais temidos da Mongólia, e consequentemente, inimigos de morte.

As batalhas entre as tribos eclodem sem respeitar os códigos de guerra. Após ser capturado e preso no reino de Tangut, Temugin foge da prisão e une todas as tribos mongóis sob uma mesma lei. Regidos pela lei da espada, seu exército passa a aniquilar todos os focos de resistência, dos quais Jamukha é o principal líder.

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008, “O Guerreiro Genghis Khan” teve locações entre Cazaquistão, Mongólia e China. Para um épico estrangeiro, o filme até que teve uma produção bem caprichada. O conjunto entre fotografia, figurino, efeitos especiais e trilha sonora rendeu louros, formando um todo competente."

Nenhum comentário: