23 de agosto de 2009

O Pré-sal ainda vai dar no que falar...veja o que disse o Governador do RJ ao Estadão:

''Não permitirei que o Rio seja assaltado''

Entrevista - Sérgio Cabral: Governador do Rio; Cabral não aceita o projeto que distribui os royalties do pré-sal para todos os Estados e municípios e critica ação da Petrobrás

Luciana Nunes Leal e Fernando Paulino Neto, RIO

Um dos assuntos favoritos do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), é a proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a parceria com o governo federal. Cabral gosta de falar das visitas de Lula ao Rio, cita valores de investimentos, comemora a aliança política entre União, Estado e a capital. Um tema, no entanto, tira o governador do sério: as regras para exploração do petróleo pré-sal.

Cabral não aceita o projeto em estudo no governo que distribui os royalties para todos os Estados e municípios, inclusive aqueles onde não há exploração do petróleo. O Rio seria um dos grandes prejudicados por esse modelo, assim como outros Estados produtores. "Não há nada que me faça permitir que o Rio seja assaltado", reage, para depois alertar: "São Paulo será assaltado também." Outro ponto atacado pelo governador é a fatia reservada à Petrobrás de, no mínimo, 30% do valor do produto extraído. A estatal será a única operadora dos campos de pré-sal. "É uma vergonha", critica. "A Petrobrás não é maior que o Brasil. A lógica do Brasil não deve seguir a Petrobrás", disse, em entrevista ao Estado, na manhã de quinta-feira.

LEIA MAIS AQUI

Nos próximos dias saberemos o que o Governo estará mandando para o Congresso sobre a nova Lei que regulamentará a exploração de Petróleo no Brasil.

Mas uma coisa é certa: o Estado do Rio de Janeiro e os vários municípios inundados com os fartos royalties terão sim alguma surpresa! Pois algo de fato precisa ser feito para evitar o avanço da corrupção crônica que habita esta região do Brasil, em função destes mesmos royalties, e, talvez uma melhor distribuição desta riqueza pelo país, em Políticas Públicas Federais, seja de fato a grande boa saída!

Veja o que escreveu um comentarista no Estadão sobre o que disse o Sérgio Cabral:

ESTRANHA PREOCUPAÇÃO
Dom, 23/08/09 08:36 aguapotavel, aguapotavel@estadao.com.br
O anti-paulista Cabral, tal qual Roberto Marinho, Nuzman, que jamais pensaram em São Paulo ou nos interesses dos paulistas, a não ser quando precisam de algo, agora vem lembrar de São Paulo!!!???!!! Sr. Cabral, aqui em São Paulo trabalhamos! Não vivemos de rebolar para turistas, como vocês fazem no carnaval: Não vivemos essencialmente de royalties, Não vivemos de propaganda enganosa de nosso estado; nem tampouco de ricardos teixeiras e nuzmans da vida para conseguir investimentos em estádios com o dinheiro de impostos pagos por todos brasileiros. Esqueça São Paulo! Siga nosso exemplo: Trabalhe e seja empreendedor. Pare de esperar somente coisa fácil, que não demanda uma gota de suor, como é o caso dos royalties.

Nenhum comentário: