A arte cinematográfica cumpre mais uma vez o seu enorme papel social em tempos de mudanças reais e de informações à velocidade da luz.
Sem perder o "glamour" das salas e corredores dos cinemas, lotados por cinéfilos de todos os estilos e pra lá de interessantes e ousados, os Festivais de Documentários são um capítulo e um aprendizado a parte!
É a mais pura arte do real e uma moderna forma de chamar a atenção da humanidade para as mazelas e para as vitalidades, que assolam e habitam as entranhas da civilização, mas que não merecem o devido destaque das grandes redes de comunicação de massa.
O evento está acontecendo simultaneamente no Rio e em São Paulo - 08 a 18 de Abril - e este ano, mais uma vez, traz o controvertido cineasta americano Michael Moore, dentre muitos outros, autor de vários filmes que criticam o "modus" de vida americano e o capitalismo selvagem praticado pelo "Tio Sam", vale conferir:
"Capitalismo - Uma História de Amor" por Michael Moore
SAIBA MAIS
2 comentários:
Felipe, o problema dos doucmentários é que - fora desses festivais - nós não conseguimos achar eles para ver.
Você viu algum documentário nacional em 2009? Nem eu. E foram produzidos oficialmente cerca de 40! Não passa documentário nacional nem internacional nos cinemas, a não ser por raras salas em SP e Rio. Também não passa na TV (raramente em algumas TVs por assinatura). Assim, eles são feitos, mas quase ninguém nem sabe da existência... Deveria existir uma política de exibição e não somente uma política de produção.
Abraços.
Visite o blog de Valdecy Alves, leia o texto MUNDO EM CONSTRUCAO e acesse os 03 documentarios dirigidos por ele mais acessados no Youtube. Clicando em:
www.valdecyalves.blogspot.com
Postar um comentário