15 de junho de 2011

O caso Battisti, a Itália de Berlusconi e a Soberania Brasileira.

Eu não terei tempo agora para traçar todos os paralelos que gostaria sobre este tema no contexto político brasileiro, mas eu busco ajuda primorosa no Mauro Santayana, o príncipe - segundo Leonardo Boff - dos jornalistas políticos do Brasil.

Pois é verdade, o Mauro tem uma desenvoltura como poucos e um conhecimento da história recente e passada, do Brasil e do Mundo, como só ele, então, além de um deleite a parte, as leituras dos seus textos são aulas raras de cidadania brasileira!

Nas últimas semanas ele se dedicou à Itália de Berlusconi, aquela que quer ir ao Tribunal de Haia contra o Brasil e escreveu com fartura sobre o caso Battisti, a soberania brasileira e as grandes perdas políticas de Berlusconi. Conheça um pouco você também, o Brasil urge, a mídia direitista não pensa na nação brasileira e a elite endinheirada aposta nisso.

"A SOBERANIA, O STF E O CASO BATTISTI

A decisão do STF, ao não permitir a intromissão do governo italiano em assuntos internos brasileiros, transcende a personalidade de Césare Battisti. Ainda que ele fosse o monstro que seus inimigos dizem ser, ainda que seus crimes fossem – como afirma o governo italiano – de reles latrocínio, a decisão de negar sua extradição é de estrita soberania brasileira. O Tratado de Extradição, com todo o respeito pelo advogado Nabor Bulhões, que representa a Itália, e é um dos mais respeitados profissionais de nosso País, prevê, claramente, que cabe à parte requerida considerar se os crimes cometidos são, ou não, políticos. O Presidente Lula, depois de ouvir seus assessores jurídicos – o que seria dispensável, diante da clareza do texto do acordo, decidiu negar a extradição. O Presidente agiu conforme as suas prerrogativas constitucionais." LEIA MAIS 


"A ITÁLIA DISSE NÃO A BERLUSCONI

A derrota de Berlusconi, na consulta plebiscitária, apesar da crescente impopularidade do primeiro ministro, trouxe duas surpresas. A primeira delas foi o comparecimento que, superando o patamar constitucional de 50%, validou a consulta, e a segunda, a derrota das decisões do governo pela inédita maioria de 95% em média, nas quatro questões propostas. Como se sabe, há 16 anos não se obtinha o quorum mínimo para anular uma lei ou decisão governamental.
Ainda que, do ponto de vista da atualidade política, a massacrante vitória da oposição seja a da não imunidade (melhor, não impunidade) de Berlusconi e de seus ministros, os outros pontos da consulta golpeiam fundo os postulados do neoliberalismo, sobre os quais Berlusconi estabeleceu o seu poder. O povo disse não à acelerada privatização da água, fechando o passo à ampliada exploração dos recursos hídricos pelas sociedades capitalistas, algumas delas provavelmente estrangeiras, da mesma forma que se manifestou contra a energia nuclear." LEIA MAIS

Um comentário:

Marcos Oliveira disse...

Felipe, foram ótimas suas últimas intervenções.

Mas agora foi você que adivinhou o que eu estava querendo colocar no blog.

O caso Batistti depois da decisou do supremo voltou à ordem do dia.

O curioso é que a grande imprensa brasileira tá toda a favor da Itália (será que nasceu todo mundo ns Sicília e estão disfarçados de brasileiros?).

Mas sabemos que não se trata apenas de "patriotismo".

Tudo que Lula definiu e que ganha algum destaque, busca-se sempre aspectos negativos. Se não existem são criados usando diversas estratégias.

O que ia colocar no blog é uma edição do programa "Entre Aspas". A jornalista empurra a tese de erro do Brasil na questão.

Mas felizmente tinha um eminente jurista participando chamado Dalmo Dallari (Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP).

Ele refutou uma série de teses que defendiam a falha brasileira, mostrou que a justiça italiana andou pisando feio na bola nesse caso, que a Corte de Haia não é para essas questões ("mera encenação do governo italiano"), que o tratado Brasil-Itália prevê esse tipo de decisão do Lula, etc. etc. etc.

É claro que apresentadora não deve ter gostado muito...

Assista em http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1532337-7823-DECISAO+DO+GOVERNO+BRASILEIRO+SOBRE+BATTISTI+GERA+POLEMICA+NA+ITALIA,00.html

Abraço!