17 de julho de 2011

Aurora Boreal

Por conta de uma matéria exibida agora a pouco no Fantástico este post teve (ainda está tendo) recorde de acessos nesta noite de domingo.
Foi publicado originalmente em agosto do ano passado.
Como já estamos fazendo neste mês de julho uma pequena retrospectiva, isso vem bem a calhar...
Tem um outro post que fizemos sobre este mesmo assunto em março.Aí resolvemos fazer um 2 em 1.

Um dos mais belos e misteriosos fenômenos da natureza, a Aurora Boreal é sempre um espetáculo belo para os olhos. Poucos já tiveram a oportunidade de ver 'ao vivo'. Reproduzo abaixo algumas fotos desse raro momento. A maioria dessas imagens foram captadas no norte do Canadá. Para quem não sabe:

"A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes), ou luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes da do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul."



Já fizemos post com este tema no ano passado.
É que trata-se de um dos mais belos fenômenos da natureza, mas poucas pessoas terão ao longo da vida a oportunidade de assistir ao vivo.
Daí a importância de fotos e videos.
Achei esse que é bem legal.
A música é "Now We Are Free", incluída na trilha sonora do filme "Gladiador".



Wikipedia:

A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.[1] Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619,[2] em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes), ou luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.[3]

O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.[4] Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

2 comentários:

Ryan disse...

Marcos e Luiz Felipe, eu estava vendo o blog ontem a noite e tinha 135 pessoas on line. É bom que isso faz com que o blog de vocês fique cada mais conhecido, pois ele é legal com essas abordagens de assuntos variados. Parabéns e abraços.

Anônimo disse...

Lindas imagens. Um dos meus sonhos e ver esse fenomeno da natureza, mas poucos tem essa oportunidade.