6 de agosto de 2011

Agora a Rede Globo tem "Princípios Editoriais" é??

Quem por acaso assistiu o grande "Jornal Nacional" desta noite, deve ter ficado meio surpreso com o anúncio dos "Princípios Editoriais" anunciados pelo grupo. Os dois carros fortes do jornalismo global - Willian Bonner e sua digníssima Fátima - pareciam desconfortáveis com a apresentação de algo estranho aos padrões globais de sempre! Porque anunciar princípios a esta altura do campeonato? Afinal eles nunca existiram ou se existiram não eram públicos, não eram éticos, não eram democráticos, não eram? Ou, estariam anunciando os tais princípios porque agora as coisas no mundo da informação e da comunicação estariam de fato pegando contra eles - e todos os Murdoch`s do mundo -, exigindo uma metamorfose radical para co-existirem numa atmosfera de transparências e complexidades, muito mais restrita e em rota de colisão com aqueles "princípios" sempre pouco éticos praticados pelos globais?! 

Neste domingo todos os canais da Rede Globo estarão declarando para o mundo os seus "Princípios Editoriais", isto é realmente lindo!! 
Os olhos da nação brasileira apuraram vigor, rigor e novos brilhos de esperança e renovação. Que venham os globais com os seus princípios agora públicos, e apostem no cumprimento deles, caso contrário os mundos dos Murdoch`s estarão com os dias contados, ah, estarão sim!!

3 comentários:

BLOG DO IVANOVITCH 2 disse...

Penso que é o medo da regulamentação; REDE GLOBO pregar o
que nunca teve, princípios, isenção, jornalismo laico, ética;
é o medo da Lei de Médios, é muita demagogia e mentira!

Marcos Oliveira disse...

Ok, ok.
Enquanto isso, no mundo real...
Do blog "Escrevinhador", hoje:

"Acabo de receber a informação, de uma fonte que trabalha na TV Globo: a ordem da direção da emissora é partir para cima de Celso Amorim, novo ministro da Defesa.

O jornalista, com quem conversei há pouco por telefone, estava indignado: “é cada vez mais desanimador fazer jornalismo aqui”. Disse-me que a orientação é muito clara: os pauteiros devem buscar entrevistados – para o JN, Jornal da Globo e Bom dia Brasil – que comprovem a tese de que a escolha de Celso Amorim vai gerar “turbulência” no meio militar. Os repórteres já recebem a pauta assim, direcionada: o texto final das reportagens deve seguir essa linha. Não há escolha.

Trata-se do velho jornalismo praticado na gestão de Ali Kamel: as “reportagens” devem comprovar as teses que partem da direção.

Foi assim em 2005, quando Kamel queria provar que o “Mensalão” era “o maior escândalo da história republicana”. Quem, a exemplo do então comentarista Franklin Martins, dizia que o “mensalão” era algo a ser provado foi riscado do mapa. Franklin acabou demitido no início de 2006, pouco antes de a campanha eleitoral começar.

No episódio dos “aloprados” e do delegado Bruno, em 2006, foi a mesma coisa. Quem, a exemplo desse escrevinhador e de outros colegas na redação da Globo em São Paulo, ousou questionar (“ok, vamos cobrir a história dos aloprados, mas seria interessante mostrar ao público o outro lado – afinal, o que havia contra Serra no tal dossiê que os aloprados queriam comprar dos Vedoin?”) foi colocado na geladeira. Pior que isso: Ali Kamel e os amigos dele queriam que os jornalistas aderissem a um abaixo-assinado escrito pela direção da emissora, para “defender” a cobertura eleitoral feita pela Globo. Esse escrevinhador, Azenha e o editor Marco Aurélio (que hoje mantem o blog “Doladodelá”) recusamo-nos a assinar. O resultado: demissão.

Agora, passada a lua-de-mel com Dilma, a ordem na Globo é partir pra cima. Eliane Cantanhêde também vai ajudar, com os comentários na “Globo News”. É o que me avisa a fonte. “Fique atento aos comentários dela; está ali para provar a tese de que Amorim gera instabilidade militar, e de que o governo Dilma não tem comando”.

Detalhe: eu não liguei para o colega jornalista. Foi ele quem me telefonou: “rapaz, eu não tenho blog para contar o que estou vendo aqui, está cada vez pior o clima na Globo."

Vejam mais em: http://www.rodrigovianna.com.br/palavra-minha/globo-vai-partir-pra-cima-de-amorim-isso-prova-que-dilma-escolheu-bem.html

Marcos Oliveira disse...

E vejam também:
http://www.viomundo.com.br/politica/a-declaracao-de-principios-da-globo-em-1989.html