21 de agosto de 2011

Jazz, Domingo Frio, etc.

No momento em que escrevo o toca-discos está tocando o LP "Renaissance" do saxofonista Branford Marsalis. Música "Lament".
Isso mesmo, eu falei "toca-discos" e "LP". Não é CD Player, nem MP3.
Ontem a noite, lá de sua roça, fugindo dos movimentos urbanos, o Luiz Felipe me ligou dizendo que tinha conseguido colocar o seu raro (e ótimo) aparelho Garrard para funcionar outra vez. Motivo de comemoração e oportunidade de relembrar bons tempos.
Nesses tempos corridos ouvir um disco de vinil admirando a arte da capa e saboreando cada acorde pode ser um bom remédio para o stress.
E nesse domingo frio e chuvoso (pelo menos por aqui) me lembrei de um artigo que havia escrito sobre ouvir Jazz durante o dia e sobre o que fazer em um dia assim. Foi em 18 de agosto do ano passado (quase coincide a data) e eu resolvi reproduzir a seguir.
Bom domingo e boa semana!

Um Domingo Frio e Chuvoso
"Um dia frio
Um bom lugar prá ler um livro
E o pensamento lá em você
Eu sem você não vivo
Um dia triste
Toda fragilidade incide
E o pensamento lá em você
E tudo me divide."

Essa música do Djavan pode ser a trilha-sonora para este domingo chuvoso e frio.
É verdade que muitos acham um domingo assim muito chato ou depressivo.
Eu acho legal. É que, nos 365 dias do ano de um país tropical, não temos muitos domingos onde coincidam frio e tempo nublado com chuvas ocasionais.
É verdade que isso pode atrapalhar planos.
Por outro lado tem muita coisa legal a ser feita em casa:
- Ficar na cama até mais tarde e/ou voltar para ela depois do almoço.
- Colocar (ou tentar colocar) em dia aqueles filmes que estão esperando para ser vistos. No meu caso tem o complicador das séries que estão nas caixas que nem foram abertas.
- Ler um bom livro. Nem vou citar a minha fila, que vai de Nelson Motta a Dostoievski.
- Organizar CDs e arquivos musicais em mp3 no computador e pen-drives (isso eu sempre tenho que fazer).
- Ver TV. Sim tem coisa boa na TV domingo. Infelizmente a maioria nas TVs por assinatura.
- Ir para cozinha fazer um almoço ou um doce bem calórico para a família (só em dias como este...).
- Tomar um cafezinho bem quente.
- etc.
Viu? Nada de desânimo. Relax escolha a atividade e curta esse domingo sem sol e com temperatura abaixo dos 20. Em último caso, organize as gavetas! Externas e internas...
No momento em que escrevo essas mal traçadas linhas para os meus 17 leitores, ouço o CD "Jazz For A Rainy Afternoon". Eu sei que ainda é manhã, mas encaixou bem por causa do frio e pouca luminosidade.
Aliás, esses dias chuvosos são os únicos em que gosto de ouvir Jazz durante o dia. Para mim Jazz é uma música noturna.
Esse CD faz parte de uma série de uma gravadora chamada "32 jazz" criada por uma fanático por Jazz cuja obsessão era fazer compilações temáticas usando as músicas encaixadas em um contexto.
Alguns títulos (traduzidos livremente): 'Jazz para quando você estiver solitário(a)', 'Jazz para momentos de paz', 'Jazz para um dia de preguiça', 'Jazz para uma tarde chuvosa', etc.
As capas destes CDs são um capítulo à parte. Trazem fotos em preto e branco de mulheres sozinhas, sempre belíssimas (as fotos e as senhoritas).
Utilizei algumas dessas fotos nas minhas próprias coletâneas.
Tem uma outra coleção de Jazz ótima para esse dias. Chama-se "Smooth Jazz Café".
Assim fica pra vocês outra boa ideia para esse domingo chuvoso: Jazz, uma boa comidinha e muita tranquilidade para enfrentar a semana que tem de ser enfrentada, com chuva ou sol, frio ou calor.




Stan Getz (tenor saxophone); Gary Burton(vibraphone); Gene Cherico(bas); Joe Hunt(drums). Recorded March 4, 1964 at Van Gelder Recording Studio, Englewood Cliffs, New Jersey

Um comentário:

Alice in Wonderland disse...

Ótimo post. Lindas capas de disco, musica legal para esse domingo de chuva.
Bom domingo.
Bjs.