21 de agosto de 2011

E ainda no domingo: Clarice Lispector - Água Viva

Já que falei em Cecília Meireles...

3 comentários:

Anônimo disse...

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, em 1925, vindo recém-nascida para o Brasil. Faleceu no Rio de janeiro, em 1977.

Desde sua primeira obra, o romance “Perto do coração selvagem”, publicada aos 19 anos, percebeu-se logo em Clarice Lispector o esforço em querer atingir as camadas mais profundas da consciência humana, num mergulho psicológico raras vezes tentado em nossa literatura.

Em seus contos e romances, o interesse principal não está no desenvolvimento do enredo, mas no estudo da repercussão que os fatos têm sobre a consciência das personagens. É uma literatura introspectiva, que sonda o interior do ser humano para revelar suas dúvidas e inquietações.

Anônimo disse...

Cecília, Clarice, Drummond...

Onda alta

O mais popular poeta brasileiro de todos os tempos(Carlos Drummond de Andrade) nasceu em 31 de outubro de 1902, na pequena Itabira, de proporções tão recatadas como o comportamento de seu filho mais ilustre. Cidade de ouro extinto e ferro abundante, de fazendeiros e mineradores.

Drummond foi desses poetas que aparecem de tempos em tempos e conseguem apreender e refletir poeticamente as inquietações de sua época, tal qual um Camões(Classicismo português) ou um Fernando Pessoa(Modernismo português).

Faleceu no dia 17 de agosto de 87. Entretanto, a sua obra é infinita, pois o mineiro conseguiu com graça, naturalidade, espontaneidade e franqueza atingir as camadas mais profundas da alma.

Sinceridade e elegância. Qualidades pertinentes à sua vasta obra poética.

Por isso, a sua poesia é insuperável. Drumm= alta. Ond=onda.

Sua morte, por insuficiência respiratória, provocada por um infarto, chegou(17 de agosto de 1987), segunda-feira, às 20h45min.

Quando nasceu, um arcanjo o abençoou:
-Vai, Carlos! Ser eterno na vida.

Moisés Pereira da Silva

Marcos Oliveira disse...

Obrigado pelas colaborações, Moisés.
E já que citamos no post anterior a questão poesia x música e como vc citou o grande Drummond me lembrei de uma que foi musicada pelo cantor Paulo Diniz e que acabou se transformando em uma das mais conhecidas: "E agora José?".
Abraço.