6 de agosto de 2011

Os vulcões dão o "ar da graça" em 2011!

Alguns amigos acham que é um pouco de exagero meu e que tudo se deve muito ao fato das informações hoje estarem quase que disponíveis em tempo real. Mas eu não acho que estou exagerando quando afirmo que as atividades vulcânicas estão mais intensas em 2011, e esta afirmativa me faz lembrar do polêmico ambientalista James Lovelock, pai da Teoria de Gaia - a Terra como um organismo vivo -, quando escreveu em seu último livro: Gaia - Alerta Final que somente a própria Terra poderia barrar o aquecimento global já desencadeado. Segundo ele, uma das formas da Terra promover um freio ao aquecimento global, seria uma gigantesca campanha de vulcões emitindo cinzas e nuvens para diminuir a ação dos raios solares na superfície do planeta...

Bem, pode ser tudo uma grande ficção, mas pode não ser! Independente disso, e acreditando eu na teoria de Gaia, hoje olho para todas estas erupções atrapalhando a vida dos viajantes e empresas aéreas com uma visão mais, vamos dizer, romântica e prazerosa, aflita também, mas eu confesso que consigo ver nelas o esforço da Terra para suportar a biosfera transformada pela humanidade! Nós ainda vivenciaremos e veremos muito mais!

Com vcs algumas imagens do Havaí!       

Nenhum comentário: