6 de agosto de 2011

Caviar: eu nunca vi e vc?

 Marquinhos, eu estou com vc, meu amigo, apartamento no Rio agora vai...ficar pra depois!

Mas quem sabe comer caviar não alivia? Economize não!

O problema é que esta fome dos bacanas está colocando em risco o esturjão, da onde se extrai a iguaria "real". 

Recebi a provocação do amigo Jackson e divido com vcs algumas fotos para o deleite dos consumidores:




 
 
       
"O caviar é um alimento e iguaria de luxo, consistindo em ovas de esturjão não-fertilizadas salgadas,[1] sem qualquer outro tipo de aditivo, corante ou preservante. As ovas podem ser "frescas" (não-pasteurizadas) ou pasteurizadas, tendo estas muito menor valor gastronómico e monetário.[2]
Tradicionalmente a designação "caviar" é apenas utilizada para as ovas provenientes das espécies selvagens de esturjão, principalmente as do Mar Cáspio e seus afluentes, em regra oriundas da Rússia ou do Irãogourmet e de alta cozinha ( (caviar Beluga, Ossetra e Sevruga). Estas ovas, consoante a sua qualidade (sabor, tamanho, consistência e cor), atingem presentemente (Fevereiro de 2010) preços entre os 6.000€ e os 12.000€ o quilo no mercado europeu ocidental, estando associadas a ambientes haute cuisine).
A designação "caviar" pode igualmente ser utilizada para ovas de outras espécies de esturjão selvagem ou para ovas de esturjões criados em aquacultura (das espécies do Cáspio ou outras).
Hoje, dependendo dos países e das legislações nacionais específicas, a designação "caviar" pode ainda ser utilizada para uma série variada de produtos de baixo preço substitutos ou sucedâneos de caviar, como as ovas de salmão, de truta, de lumpo, etc. Contudo, segundo a FAO, ovas de qualquer espécie que não acipenseriformes (incluindo estes os acipenseridae, ou esturjões stricto sensu, e os polyodontidae, ou peixes-espátula), não são caviar, mas sim "substitutos de caviar".[3] Esta posição é igualmente adoptada pela CITES,[4] pelo WWF,[5] pelos serviços aduaneiros dos EUA[6] e pelo Estado francês.[7] Igualmente a legislação europeia aplicável em Portugal define caviar como "Ovos não fecundados mortos transformados de todas as espécies de Acipenseriformes; igualmente designados por ovas".[8]"

2 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Interessante, Felipe. Por outro lado, como de hábito, a ação humana prejudicando as espécies...
Mas eu tô fora. Não como frutos do mar. Muito menos ovas não-fertilizadas... Pelo menos nessa eu economizo!

Lauro Andrade disse...

Nunca vi e nem fotografei!
Se utilizam de ovas não fertilizadas, eliminando seus exemplares próximo do momento reprodutivo... esse é o mumdo dos poderosos da humanidade. Cruel!!!
Deixem os bichinhos reproduzirem