20 de agosto de 2011

Byafra e o meu mau gosto musical

Da mesma forma que o Artur Xexéo - que publicou sua crônica sobre o assunto no domingo passado - eu estranhei ver o Byafra (antes Biafra, que nasceu em Niterói, RJ) se 'auto-sacaneando' em um comercial de seguro de carro.

O ladrão rouba o carro e no banco de trás aparece o Byafra cantando uma de suas músicas. O ladrão fica desesperado com aquele "som horrível" e desiste. A música de Byafra é uma espécie de alarme assusta-ladrão.

O problema é o seguinte: eu sempre gostei de diversas canções do Byafra. Sempre o tive em conta como um bom cantor e compositor da música pop romântica brasileira.

Então ele mesmo se acha horrível e se permitiu isso? Então eu tenho um tremendo mau gosto musical?

Pensei: 'ele deve é estar numa situação financeira bem difícil'. Coitado. E que comercial horrível.
Depois amadureci a ideia: talvez não.

"O mundo hoje está tão mudado" que ser famoso hoje independe de se ter alguma coisa a apresentar. Só tem que estar no horário nobre da TV, não necessariamente apresentando alguma arte que valha a pena ver ou ouvir. Agora se o Byafra entrar no horário nobre ele retoma a fama com um diferencial: ele tem algo a mostrar sim.

Se "auto-sacanear" deu ibope com os mais jovens que nunca tinham ouvido falar nele. Os mais velhos (eu estou nessa) podem ter estranhado, mas puderam ver que ele está vivo, produzindo discos e fazendo (agora muito mais) shows. E o mais importante: ele tem bom-humor.

Sobre o comercial: "O cantor aprovou o resultado da campanha, mas confessa que no início ficou um pouco em dúvida sobre aceitar ou não o convite. "Tinha medo de denegrir a minha imagem". Byafra não se importa com os fãs e internautas que o estão criticando, mas atribui as críticas ao fato de as pessoas não conhecerem o seu lado bem-humorado. "Por eu ser um cantor de músicas românticas, as pessoas imaginam que eu sou muito sério e estranham que eu faça um comercial de humor", diz."

Concluí que não tenho mau gosto musical (pelo menos no que se refere ao Byafra) e até já aprovei o comercial. E, como temos muitos leitores jovens, segue uma amostra de músicas dele que foram sucesso nos anos 1980.

Bom fim de semana!

Sonho de Ícaro

Leão Ferido

Helena

Página oficial do Byafra: http://www.byafra.com/

Confiram a crônica do Artur Xexéo aqui : Rir é o melhor remédio onde ele fala também sobre o hilário episódio do parapente, video que pode ser conferido logo abaixo.

Um comentário:

Maria Inês disse...

Adorei a crõnica, Marcos. Melhor que a do Xexéo!
Parabéns!
Essas canções são muito legais.